Jump to content

Ajuda - problemas na reprodução (quinta tentativa frustrada)

Hilas
Ir para a solução Resolvido por Sandra Gomes,

Posts Recomendados

Oi,

Tenho um casal de calopsitas há cerca de 2 ou 3 anos. Eles ficam sozinhos da gaiola e têm acasalado desde que se conheceram. Em todas as tentativas até agora, inclusive na mais recente (que aconteceu este mês), elas não obtiveram sucesso. Os ovos nunca estão galados e os filhotes nunca nascem.

Da última vez, 3 ou 7 dias antes de a fêmea por seus ovos, pus Avitrin Cálcio Plus em gotas no bebedouro para elas, durante 3 dias. Infelizmente, os ovos não vingaram de novo. Minha suspeita - e eu já ouvi outras poucas pessoas relatarem isso - é que o macho não acasala como deveria. Ao invés de subir na fêmea e permanecer em paralelo, ele fica de lado, desde sempre. Imagino que esse seja o principal motivo, e vou deixar um vídeo abaixo deles acasalando como exemplo.

Mas minha dúvida é: existe alguma outra coisa que eu ainda não tentei, ou que posso tentar de forma diferente (por exemplo, pingar cálcio por mais tempo etc.)? O ambiente é tranquilo e as calopsitas parecem ser bons pais. A fêmea nunca teve ovo preso, ou qualquer complicação. Apenas fezes muito molhadas e sem consistência, mas só durante a postura.

Obrigado!

• Gostei 2
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

10 minutos atrás, Sandra Gomes disse:

Kkk, ele tá acasalando com a asa dela. A coitada fica na vontade. O correto é encostar as cloacas. 

Pois é! Não faço ideia do que fazer, os ovos nunca vingam, rsrs. Alguma sugestão? Posso intervir de alguma forma?

Link para compartilhar

Como a Sandra disse, ele está acasalando com a asa dela. É incomum isso, por ser a quinta tentativa. Não precisei fazer essas coisas, mas conheço uma galera que faz: cortar as asas da fêmea para evitar que o macho cruze com asa e cortar o rabo da calopsita macho, o que acredito não ser legal pra calopsita cortar seu rabo, porém são esses métodos que já vi fazerem.

Sobre o Avitrin Cálcio Plus, se você quiser fazer uma suplementação de cálcio na sua calopsita, não funciona dessa forma de pingar algumas dias. Tem que fazer uso durante 30 dias e ainda oferecer uma boa alimentação.

Infelizmente não tem como controlar para que eles cruzem direito, podemos fazer manejos para facilitar, mas o resto é com eles. Não há muito o que fazer, e o seu problema avaliando pelo vídeo é justamente esse.

• Gostei 2
Link para compartilhar

Oi,pelo que vi no vídeo eles estão trancados na gaiola? se sim deixe os soltos pois pelo que vi também tem tela na sacada, a gaiola é muito apertada, e não deixa que eles tenham muitas opções de posições....a asa dela também apare, para ajudar na mira, as vezes é preciso, quanto a suplementos só cálcio é pouco indico os vídeos de Bruno sotero no you tube, ótimos , tenha neste período e não deixe faltar osso de siba ou pedra de cálcio e farta alimentação, boa sorte!!!

Editado por cilene1234
  • Gostei 2
Link para compartilhar

Eles ficam meio de lado mesmo pra acertar já ficando em paralelo as cloacas não encostam. Eu aparei o rabo do macho ( tava muito grande) e a asa dá fêmea e agora vejo que tá encostando. Mas não queria emendar postura, mas eles não param. Fazer o quê neh?

8 minutos atrás, Leo Ribeiro disse:

@cilene1234 Bruno apagou o canal no YouTube :(

Tbm vi isso. Ele era tão bom. Nem no grupo do Facebook ele responde. Doou as calopsitas para uma amiga com sítio. 

• Gostei 2
Link para compartilhar

Deu para ver no vídeo, que o problema é o macho mesmo. infelizmente alguns machos nunca aprender a cruzar corretamente. Você pode fazer a tentativa e cortar as asas da fêmea e o rabo dele. Mas isso não te daria uma certeza, apenas uma tentativa.

Caso não dê certo e ele continue cruzando errado, o melhor é não permitir que eles cruzem mais já que é desgastante para a fêmea por ovos sem necessidade.

O cálcio é muito bom, mas você já pensou em dar um suplemento para reprodução? Esses suplementos para reprodução contém vitamina E que aumenta a libido. Pode ajudar. Se decidir por usar, faça o corte das asas e dê o suplemento por 7 dias, só depois disso coloque o ninho e mantenha o suplemento até ela colocar o último ovo.

A dica da @cilene1234 também foi valiosa. Deixe-os soltos durante o período de reprodução. As vezes, espaço também pode ser um empecilho.

• Gostei 2
Link para compartilhar

Oi,pelo que vi no vídeo eles estão trancados na gaiola? se sim deixe os soltos pois pelo que vi também tem tela na sacada, a gaiola é muito apertada, e não deixa que eles tenham muitas opções de posições....a asa dela também aparte, para ajudar na mira, as vezes é preciso, quanto a suplementos só cálcio é pouco indico os vídeos de Bruno sotero no you tube, ótimos , tenha neste período e não deixe faltar osso de siba ou pedra de cálcio e farta alimentação, boa sorte!!! Existe o Uoston petróleo também é massa, muito legal verifique !!!

3 horas atrás, Leo Ribeiro disse:

@cilene1234 Bruno apagou o canal no YouTube :(

Existe também o Uoston Peteleco, você já viu??

Link para compartilhar

6 horas atrás, Paulomesk disse:

Eu acho que pode ser que ele não esta acasalando certo, mas por via das duvidas eu faria exames neles por que tem determinadas doenças não dao sinais aparentes mas causam infertilidade como a micoplasmose.

Entendi. Como posso realizar esses exames da forma mais barata e eficaz possível?

6 horas atrás, Leo Ribeiro disse:

Como a Sandra disse, ele está acasalando com a asa dela. É incomum isso, por ser a quinta tentativa. Não precisei fazer essas coisas, mas conheço uma galera que faz: cortar as asas da fêmea para evitar que o macho cruze com asa e cortar o rabo da calopsita macho, o que acredito não ser legal pra calopsita cortar seu rabo, porém são esses métodos que já vi fazerem.

Sobre o Avitrin Cálcio Plus, se você quiser fazer uma suplementação de cálcio na sua calopsita, não funciona dessa forma de pingar algumas dias. Tem que fazer uso durante 30 dias e ainda oferecer uma boa alimentação.

Infelizmente não tem como controlar para que eles cruzem direito, podemos fazer manejos para facilitar, mas o resto é com eles. Não há muito o que fazer, e o seu problema avaliando pelo vídeo é justamente esse.

É, uma pena! O casal se dá tão bem que eu tenho pena de tirar o macho e arranjar outro. Eles também são ótimos pais, mesmo não tendo tido nenhuma experiência de eclosão de ovos. Mas são suas dicas são muito boas! Existe algum link que me guie a aparar rabo e asa? Do contrário, prefiro levar numa casa de aves pra que eles mesmos cortem.

5 horas atrás, cilene1234 disse:

Oi,pelo que vi no vídeo eles estão trancados na gaiola? se sim deixe os soltos pois pelo que vi também tem tela na sacada, a gaiola é muito apertada, e não deixa que eles tenham muitas opções de posições....a asa dela também apare, para ajudar na mira, as vezes é preciso, quanto a suplementos só cálcio é pouco indico os vídeos de Bruno sotero no you tube, ótimos , tenha neste período e não deixe faltar osso de siba ou pedra de cálcio e farta alimentação, boa sorte!!!

Em alguns momentos do dia eles ficam na gaiola sim, porque não dá pra gente monitorar toda hora. Ao mesmo tempo que eu não gosto de cortar as asas, tenho medo que a tela tenha abertura suficiente pra que eles vazem por ela, você não acha? Ou será que dá pra deixá-los soltos de forma mais tranquila? Conhece alguém com o mesmo tipo de tela que eu que também deixei as calopsitas soltas e com as asas não aparadas?

Obrigado!

4 horas atrás, cástella disse:

Deu para ver no vídeo, que o problema é o macho mesmo. infelizmente alguns machos nunca aprender a cruzar corretamente. Você pode fazer a tentativa e cortar as asas da fêmea e o rabo dele. Mas isso não te daria uma certeza, apenas uma tentativa.

Caso não dê certo e ele continue cruzando errado, o melhor é não permitir que eles cruzem mais já que é desgastante para a fêmea por ovos sem necessidade.

O cálcio é muito bom, mas você já pensou em dar um suplemento para reprodução? Esses suplementos para reprodução contém vitamina E que aumenta a libido. Pode ajudar. Se decidir por usar, faça o corte das asas e dê o suplemento por 7 dias, só depois disso coloque o ninho e mantenha o suplemento até ela colocar o último ovo.

A dica da @cilene1234 também foi valiosa. Deixe-os soltos durante o período de reprodução. As vezes, espaço também pode ser um empecilho.

Obrigado!

Ainda não mexi com suplementação da alimentação deles, mas a veterinária também recomendou aplicar vermífugo durante 3 dias no bebedouro deles. Pode ser que tenha alguma coisa, e essa coisa esteja impedindo a absorção correta de cálcio. Mas vou olhar melhor e tentar seguir suas dicas! Obrigado!

1 hora atrás, aampirasp disse:

acredito também que ele esta errando o alvo, sugiro que você analise quando eles estiverem acasalando e se realmente a asa esta atrapalhando.

Tentarei! Obrigado!

• Gostei 1
Link para compartilhar

Antes de separar o casal eu tentaria as dicas dos colegas, cortar as asas da fêmea, o rabo do macho, deixar eles soltos e fazer os exames. Tem vários sites que fazem esses exames, como são camilo, por exemplo. Só pesquisar no google.

• Gostei 1
Link para compartilhar

10 horas atrás, Paulinho Cochito disse:

Antes de separar o casal eu tentaria as dicas dos colegas, cortar as asas da fêmea, o rabo do macho, deixar eles soltos e fazer os exames. Tem vários sites que fazem esses exames, como são camilo, por exemplo. Só pesquisar no google.

Obrigado! Conhece algum guia bacana de como aparar asa e rabo de calopsitas? Sempre tenho receio de cortar o que não deveria.

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.