Jump to content

Formando casal duvidas


pamyfontana@hotmail.com

Posts Recomendados

Olá pessoal.

To com umas duvidas. Tenho um calopsita, e como trabalho durante o dia, estou pensando em levar uma companheira pra ele. 

Bom, tenho uma dividas:

**Como devo apresentar a nova calopsita pra ele ?

 Floki estou com ele a 6 dias, ainda estamos nos conhecendo, ele já fica no ombro, na cama brincando, sobe no dedo pra ir pro ombro, fica na mesa comigo, ele é manso e gosta de colo demais. Mas na hora de dormir não quer ir pro viveiro ( comprei um viveiro pra ele, terça coloquei e ele não ficou de jeito nenhum, ficou doido pra sair e deixei ele dormir solto, ontem a mesma coisa, mas ontem tirei do viveiro e coloquei na gaiola, e ele ficou, mais depois de umas horas ele estava se debatendo, então tirei ele e deixei ele solto. ) Tenho medo de forçar a barra. Enfim..

**Quero a opinião, acham que se eu comprar uma fêmea que já é acostumada a gaiola, ele acostuma também ? ( pelo menos a noite , e de dia deixo a porta aberta )

** Se eles virarem casal, e ela criar eu tenho que deixar ela ter os filhotinhos ? Ou não ?

Quero pelo menos por enquanto ter só o casal. 

Me ajudem, nunca tive calopsita, ainda estou aprendendo rsrs 

Li muito que é bom ter um casal, pra não ficar sozinhos né.

Obg.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

@pamyfontana@hotmail.com ....seja bem vinda!

Muitas dúvidas, vou tentar responder algumas.

Primeiro de tudo e pra mim o mais importante antes de pensar em formar casal, você tem certeza que o Floki está saudável? Muitas pessoas ganham ou compram calopsitas e nem sabem ou se importam sobre exames de saúde, e pouco tempo depois as calopsitas ficam doentes e as vezes morrem sem motivo aparente. Portanto, se você não comprou de alguém ou criador que fazia exames periódicos no plantel (90% das casas de aves não fazem), faça exames de saúde na sua calô e em qualquer uma que vc deseje adquirir e não saiba a procedência. 

Pelo que você disse, o Floki é bem mansinho, e isso é ótimo e ao mesmo tempo não tão bom. Digo isso, pq quanto mais mansa e adaptada a convivência com pessoas, mais atenção as calopsita precisam. E se você passa o dia todo fora de casa, com certeza o seu Floki vai acabar sem a atenção necessária.

Já que você tem ele há tão pouco tempo, acho que não há problemas de arrumar uma companheira pra ele nesse momento, principalmente se ambos forem filhotes. Filhotes tem mais facilidade de aceitação entre si, ainda mais em um ambiente novo para ambos.

Caso não seja filhote, você pode colocá-los em um mesmo ambiente porém em gaiolas separadas por uns 30 dias, para que se acostumem um com o outro e depois colocá-los na mesma gaiola, e principalmente no começo, ficar sempre por perto para monitorar possíveis brigas e separar se necessário.

Quanto ao fato de ele não querer ficar na gaiola, primeiro pq ele acostumou a ficar solto e fazer o que quiser e naturalmente está reclamando de ficar restrito dentro de um espaço que ele não ficava antes. Segundo porque na natureza as calopsitas não vivem sozinhas, então por instinto você acaba sendo associada como o "bando" / companhia dele então, sempre que você não estiver por perto mas ele puder te ver ou te ouvir, ele vai ficar agitado gritando como se estivesse te chamando pedindo pra sair da gaiola. 

A presença de outras calopsitas ajuda bastante, e com uma companheira, acho que o seu Floki irá aceitar melhor a gaiola.

Abraços e boa sorte com o novo amigo!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Então Floki apareceu no quintal da casa da mamãe, não sei como era antes a criação dele. Eu vou levar ele no Veterinário o quanto antes, 

A minha vizinha tem um também, disse que Floki é filhote, e o rapaz do pet viu um video dele assobiando e disse que é machinho, mas tenho que levar ele ao veterinário para ter certeza.

 

Obrigada viu.

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá!

Bem vinda ao fórum.

Coloque fotos ou vídeos do Floki. Dependendo da mutação, poderemos dizer se é macho ou fêmea.

O Pedro respondeu a maioria das suas perguntas e muito bem.

Não tem muito o que falar para acrescentar ao que ele disse, apenas no caso deles cruzarem e você não querer ter filhotes, é só não colocar o ninho que  dificilmente eles irão botar ovos. Caso botarem, é só descartá-los.

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

É um macho canela. Tenho um aqui em casa também. Que fofura e como canta!!

Não consegui ver a nuca muito bem, mas me pareceu ter uma manchinha amarela, caso tiver mesmo então ele porta arlequim.

Editado por cástella
Link para compartilhar
Share on other sites

Falando grosseiramente, arlequim é a mutação que deixa a cabeça e o pescoço mais amarelinho e o meio das costas (perto do rabo) mais clarinho também.

Se ele portar arlequim e cruzar com uma calopsita que porta ou que é arlequim, poderá vir filhotes arlequim.

Dê uma olhada nas fotos desse tópico que você irá entender.

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...