Jump to content

Como aparar rabo de calopsita?


Hilas

Posts Recomendados

Como alguns de vocês sabem, no meu último tópico relatei um problema de reprodução com minhas calopsitas. Dentre as soluções mais plausíveis, encontra-se a de aparar o rabo da minha calopsita macho.

Porém, não encontrei nenhum guia sobre como apará-lo e gostaria da ajuda de vocês. Não sei até onde posso cortar sem machucá-lo, nem a forma mais correta de se fazer isso. Para entender mais sobre meu caso, clique aqui.

Obrigado!

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Sandra Gomes disse:

Sei não. Marque pessoas para ver e comentar. É só por o @ antes do nome. 

Você que já é mais experiente, Sandra, consegue marcar alguém pra mim? Sou um pouco novo no fórum, não conheço muito bem o pessoal por aqui, rsrs.

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite, Hilas.
As penas do rabo dão um equilíbrio para a ave, não é indicado o corte. Você pode prejudicá-lo ao invés de ajudá-lo.
Lembre que se você afetar o bem-estar da ave, ele não vai se reproduzir do mesmo jeito, pois estará estressado e afetará na libido.

Também não é necessário cortar o rabo em caso de penas quebradas, pois eles mesmos arrumam ou elas caem e nascem novas. Se você cortar, apenas ficará quebrada e demorará mais ainda pra nascer uma pena nova.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutos atrás, BrunaJR disse:

Boa noite, Hilas.
As penas do rabo dão um equilíbrio para a ave, não é indicado o corte. Você pode prejudicá-lo ao invés de ajudá-lo.
Lembre que se você afetar o bem-estar da ave, ele não vai se reproduzir do mesmo jeito, pois estará estressado e afetará na libido.

Também não é necessário cortar o rabo em caso de penas quebradas, pois eles mesmos arrumam ou elas caem e nascem novas. Se você cortar, apenas ficará quebrada e demorará mais ainda pra nascer uma pena nova.

Boa noite,

No caso, se você puder compartilhar outra sugestão no meu tópico anterior (http://forum.clubedascalopsitas.com.br/topic/7404-ajuda-problemas-na-reprodução-quinta-tentativa-frustrada/), ficarei agradecido. Porque, a princípio, meu caso - que por sinal é similar ao de alguns amigos -, é muito excepcional e as sugestões mais notáveis foram de aparar o rabo do macho e a asa da fêmea pra que, possivelmente, minhas calopsitas venham a reproduzir, sem que eu tenha de tomar qualquer medida drástica.

Obrigado!!

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olha, não existe nada comprovado que se aparar o rabo da ave ela vai "aprender" a galar os ovos. Estou com o mesmo problema que o seu e resolvi desfazer o casal. Aconselho vc fazer o mesmo. Eu ja cortei a asa da femea como muita gente especula e nao adiantou nada. 

Fora que fica muito feia e com o rabo cortado com certeza vai entristecer a ave.

Ja conversei com varios criadores e todos relatam q quando uma calopsita nao sabe galar ela nao vai aprender. Como nosso problema vai alem do normal, acredito que nao aprendam mais.

 

Ao meu ver, nada tem haver o rabo da ave com ela cruzar com a ada da fêmea, penso que é apenas problemas de posições. Essa especulação de corte do rabo eu nunca vi ninguem ter sucesso, apenas especulações sem sentido. 

Editado por Jair Jr
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

33 minutos atrás, Hilas disse:

Boa noite,

No caso, se você puder compartilhar outra sugestão no meu tópico anterior (http://forum.clubedascalopsitas.com.br/topic/7404-ajuda-problemas-na-reprodução-quinta-tentativa-frustrada/), ficarei agradecido. Porque, a princípio, meu caso - que por sinal é similar ao de alguns amigos -, é muito excepcional e as sugestões mais notáveis foram de aparar o rabo do macho e a asa da fêmea pra que, possivelmente, minhas calopsitas venham a reproduzir, sem que eu tenha de tomar qualquer medida drástica.

Obrigado!!

 

Eu já tinha visto o tópico e mesmo assim acho desnecessário o corte e concordo com o Jair jr.

Tente imaginar assim: se isso realmente atrapalhasse na reprodução eles nem nasceriam com as penas do rabo. Se você reparar em acasalamento "normais" as penas da cauda dão ate um certo auxílio para o encontro das cloacas, rs. 

Infelizmente é um problema de posicionamento do seu machinho.

Falei sobre o equilíbrio, pq uma vez cheguei em casa e não faço ideia do que aconteceu, mas a minha calopsita tinha perdido todas as penas do rabo. Além dele ter ficado dias tristinho pelo estresse, ele tinha um pouco de falta de equilíbrio tanto pra voar quanto para as atividades normais dele.

 

10 minutos atrás, Gabriela M. S. Rodrigues disse:

também aparei porque ele sempre molhava o rabo na vasilha de água e isso o incomodava

Então, dai nesse caso seria melhor você trocar a vasilha de agua por um outro modelo. A gaiola dele tem um espaço bom? Pois isso poderia ser o que estava causando as penas quebradas.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...