Jump to content

Filhotes de lutino com silvestre


Fabiana Gomes de Souza

Posts Recomendados

Tenho um macho Lutino e uma fêmea Silvestre. Já ouvi falar que quando o macho é Lutino e a fêmea Silvestre os filhotes que nascerem Lutinos serão fêmeas.

Esse meu casal já teve quatro crias. A primeira foi um macho Arlequim, e duas fêmeas Lutino, comprovado por exame de DNA.

Da segunda cria não fizemos DNA e foram um Silvestre e um Arlequim, como eles já são adultos todas as características de machos batem.

Na terceira cria foi um macho Arlequim e uma fêmea Lutino comprovado por DNA. 

 

Seria coincidência ou realmente quando o pai é Lutino todos que nascerem Lutino vão ser fêmeas?

 

Já olhei pela tabela e pra essa combinação é informado que pode dar machos Silvestre/Lutino (XIXS) e fêmeas Lutina (XIY). Com relação a tabela posso concluir que todos os Silvestres e Arlequins deste casal serão machos?

O que seria essas siglas XIXS e XIY?

As fotos abaixo estão como Filho 1 por ser da primeira cria, filho 2 segunda cria, e filho 4 quarta cria. Destes só o filho 1 tem o DNA, e os filhos dois desconfiamos que sejam machos.

Pretinha2.thumb.jpg.57617b7025410371d51bd5f2cead8d2a.jpgZangado.thumb.jpg.e269ac46dbb0a9f481fbde7a2c189df1.jpgCasal.thumb.jpg.d6309c91e3ca523bcdf1a6bd16a9ed49.jpgFilho1.thumb.jpg.1287e729972e8e6d9e03f909304eaa1f.jpgFilho22.thumb.jpg.752b00acf5cb78f6a91f0934a18a671f.jpg58e2c8c367ccc_Filho2.thumb.jpg.986697159ec9cfa2a6093271aa57678a.jpgFilho4.thumb.jpg.68c73060d3d20a9b8b45d4b98f2d7822.jpgFilho44.thumb.jpg.c9209a41d10c694f369434cdb7f77d78.jpg

Desde já agradeço!

 

Filho44.jpg

Filho4.jpg

Filho22.jpg

Filho 2.jpg

Filho1.jpg

Casal.jpg

Pretinha.jpg

Zangado.jpg

Pretinha2.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Não consegui ver nenhuma foto. Vc deve  fazer assim:. Clique para escolher arquivos>documentos>imagem. 

Quanto a sua pergunta: a tabela não considera porte. Ex: já sabemos que seu silvestre porta arlequim. A tabela só considera silvestre, ignorando arlequim. As siglas X  e Y são os cromossomos doado pelos pais. Quando é XX é macho e XY fêmea. L e S é a mutação, sendo L lutino e S silvestre.   

Para vc ter filhotes machos lutino sua fêmea teria ser ou portar lutino, já sabemos que não é o caso pelo que vc disse. Considerando o que vc falou todos lutino serão fêmea. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

A fêmea é arlequim. Não tem nada silvestre nela.  

Os filhotes serão ambos os sexos já que o macho tbm porta arlequim. Arlequim é mutação recessivo, precisa repetir para nascer. Nesse caso vem macho e fêmea arlequim. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada pelas suas respostas, mas ainda estou em duvida.

Então minha fêmea que é a mãe não é silvestre e sim arlequim?

Meus filhotes todos serão arlequim ou lutino?

E no caso dos filhotes lutinos, poderão ser tanto fêmea quanto macho?

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, Guilherme Carli disse:

Na verdade nesse caso, qualquer ino quer vier é fêmea, logo qualquer arlequim cinza ou silvestre é macho.

@Fabiana Gomes de Souza e @Sandra Gomes

INO = Lutino.

Sandra e Guilherme obrigada pelas respostas. Vocês esclareceram muito minhas duvidas. Muito obrigada!

Abusando da boa vontade de vocês, tenho um outro casa que é o contrario desse.

O macho é arlequim (filho desse meu casal) com uma fêmea lutina (filha de um casal macho arlequim e fêmea da foto abaixo), posso dizer que os filhotes lutinos (do casal arlequim com lutino) serão machos?  

Outra duvida a calopsita, da foto abaixo é de que mutação?

 

WhatsApp Image 2017-04-04 at 11.58.22.jpeg

Editado por Fabiana Gomes de Souza
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

A calopsita da foto me parece, não tenho certeza mas desconfio que seja macho, tá com rosto amarelo. É um canela. Tem certeza que é fêmea? 

Vamos ao seu casal. O macho é arlequim portador de lutino. A fêmea é lutino. Como repetiu lutino nos dois, os filhotes lutinos  serão macho e fêmea. E pode vir surpresa. 

 

Editado por Sandra Gomes
Faltando palavras
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Sandra Gomes disse:

A calopsita da foto me parece, não tenho certeza mas desconfio que seja macho, tá com rosto amarelo. É um canela. Tem certeza que é fêmea? 

Vamos ao seu casal. O macho é arlequim portador de lutino. A fêmea é lutino. Como repetiu lutino nos dois, os filhotes lutinos  serão macho e fêmea. E pode vir surpresa. 

 

Ela é fêmea com 100% de certeza, possui o DNA e já chocou. É inclusive mãe dessa minha lutino fêmea que também tem DNA.

Muito obrigada pela resposta !!!!!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 5 anos depois...
  • 1 month later...

Olá, tenho um casal de calopsitas que estão na primeira ninhada com 4 filhotes, gostaria de me informar sobre o sexo dos filhotes, sendo que o pai é Silvestre e a mãe é lutino. 
poderiam me ajudar, por gentileza? 
desde já agradeço. 

Link para compartilhar
Share on other sites

15 horas atrás, Clarameiraldo disse:

Olá, tenho um casal de calopsitas que estão na primeira ninhada com 4 filhotes, gostaria de me informar sobre o sexo dos filhotes, sendo que o pai é Silvestre e a mãe é lutino. 
poderiam me ajudar, por gentileza? 
desde já agradeço. 

Bom dia 

Sem saber o que o casal pode portar.

Vão ter machos silvestre portador ino

Fêmeas silvestre. 

Mas pode esperar que venha outras mutações. 

@psitas_e_quitos 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 ano depois...
On 02/09/2022 at 18:58, Clarameiraldo disse:

Olá, tenho um casal de calopsitas que estão na primeira ninhada com 4 filhotes, gostaria de me informar sobre o sexo dos filhotes, sendo que o pai é Silvestre e a mãe é lutino. 
poderiam me ajudar, por gentileza? 
desde já agradeço. 

O meu casal o Macho é Silvestre e a fêmea Lutino TB estão com 4 filhotes veio 2 com penugem amarela e 2 com penugem branca, os brancos um tem olho preto e outro vermelho estou ansiosa para saber como vão ficar e o sexo deles...

IMG-20230918-WA0020.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...