Jump to content

Ovoscopia frida e fred

Sandra Gomes

Recommended Posts

Boa noite galera. Fiz a ovoscopia.  Três ovos não galados. Estou com dúvida no ovo 4. O que aconteceu? Vou colocar fotos de antes e agora. As primeiras fotos são de 1 semana atrás.  Os pais ficam no ninho 24h e são os dois dentro do ninho. 

Foto 1: ovo 5 dia 18/04( 4 dias)      

Foto 2: ovo 4 dia 18/04  (6 dias)    

Foto 3: ovo 4 dia 26/04(14 dias)  

Foto 4: ovo 4 dia 26/04( outro ângulo).  

Foto 5: ovo 5 dia 26/04( 12 dias) 

IMG_20170418_162140182.jpg

IMG_20170418_162116501.jpg

IMG_20170426_191247209.jpg

IMG_20170426_191300594.jpg

IMG_20170426_191213272.jpg

@Guilherme Carli @Leo Ribeiro @GabrielEger @cilene1234 @Aretuza @Helena X me ajudem aqui por favor. 

Edited by Sandra Gomes
Faltando palavras
  • Gostei 1

Ao meu ver Sandra, dá a impressão de que o ovo 4 não chegou a se desenvolver como deveria. Na primeira foto tá tudo ok, mas a segunda tirada de um outro ângulo me deixou na dúvida tbm! Vamos ver oq nossos colegas irão falar a respeito! 

Viu seguir aqui! 

• Gostei 1

Eu também estou achando que o ovo 4 não está muito desenvolvido, quando as minha calopsitas estavam chocando com 14 dias já tava praticamente com o ovo todo preto, mas não tenho certeza, aguardo outras respostas.

Eu tô achando que tá morto, não desenvolveu. Só estou mantendo os ovos pq tô tendo problemas com o casal e quero saber a razão para tratar. Não sei se é alguma doença ou inexperiência do casal. Fiz exames deles e não tinha nada até dias atrás. 

174264 (2).pdf

Você fez exame de Microplasmose? Veja o que encontrei na internet. 

"A Micoplasmose ainda pode levar a um quadro de infertilidade, sendo uma das causas bem comuns em galadores que não enche ovo ou fêmeas que colocam apenas um ovo ou com alguma alteração."

Edited by Lugontijo

Pelas fotos, o quinto ovo parece mais desenvolvido que o quarto ovo, então provavelmente o quarto deve ter morrido...mas ainda assim deixe ele lá, quando o outro nascer vai ajudar ele a ficar de pé

Então, @Lugontijo eu pensei a mesma coisa. Já tava previsto pra junho  o check up preventivo do são Camilo, mas como adquiri nova ave fiz o parasitológico e deu positivo para eimeria sp. Fiz o tratamento porém era esperado infertilidade do macho, não a morte do embrião. Vou deixar a natureza fazer a parte dela e vou fazendo a minha enquanto isso. 

O primeiro ovo da primeira foto está galado, como o ultimo também que parece estar bem mais desenvolvido. 

Mas suas aves não estão com Mico? Particularmente, péssima ideia ter deixado. 

Tente fazer em outro laboratório, São Camilo é cheio de resultar exames errados.

P.S.: Pode ser a inexperiência no choco também, como pode ser doença, falta de nutrientes, tudo isso ocasiona espermas fracos e possivelmente fetos  fracos também no desenvolvimento.

Edited by Guilherme Carli

É. Sei não era o ideal, mas deixei pq tava galado. Lógico que a vontade que dê certo é grande, porém tô ciente que as chances de dar errado são enormes. Vou refazer o exame dia 15/05 mas até lá os filhotes já nasceram. 

Em 2017-4-28 at 23:07, Guilherme Carli disse:

O primeiro ovo da primeira foto está galado, como o ultimo também que parece estar bem mais desenvolvido. 

Mas suas aves não estão com Mico? Particularmente, péssima ideia ter deixado. 

Tente fazer em outro laboratório, São Camilo é cheio de resultar exames errados.

P.S.: Pode ser a inexperiência no choco também, como pode ser doença, falta de nutrientes, tudo isso ocasiona espermas fracos e possivelmente fetos  fracos também no desenvolvimento.

Não é micoplasma. O diagnóstico é de coccidiose numa ave nova que teve contato com eles. Ai tive que tratar todos e estou com medo que passe para o filhote. Mas tenho esperanças. Vou seguir seu conselho mas só posso fazer isso em julho. Tô tentando arrumar a grana antes. :D

Nasceu. Não é lutino como a mãe. O que será? E qual nome devo dar? Não sei o sexo e pela mutação dos pais vai demorar. 

IMG_20170501_120105657.jpg

É o ovo 5. 

• Gostei 5

Oi @Sandra Gomes quais são os sintomas que suas aves tiveram de coccidiose?

Que bom que o filhote nasceu, tomara que esteja saudável! 

Indica outros laboratórios além do São Camilo e Unigen?? porque mandei exame de fezes pra s.camilo mas demorou demais para chegar pra eles! então quero usar outro laboratório, em S.P. mesmo. Sei que tem o Unigen mas é caro....