Jump to content

Aproximação da calopsita


Estela

Posts Recomendados

Gente por favor alguém me ajuda!! Eu tinha só um macho e ele tava bem manso, essa semana peguei uma fêmea mas está em outra gaiola e em outro cômodo, porém da pra escutar os piados dela.. no começo os dois se ouviam e ficavam piando, depois ele começou a responder bem baixinho.. e começou a bicar todo mundo que tenta pegar ele, eu tava viajando cheguei hj e pela primeira vez ele me recebeu com uma baita bicada, ele ta ficando muito arisco e ela tb não é mansa
Eu não sei como amansar pq aproximo o dedo e ela grita.. o que eu faço?? Será que coloco as gaiolas perto pra eles se verem?? Será que deixo eles próximos mas em gaiolas separadas para acostumarem??

eu to muito triste de nao conseguir pegar ele mais, e ela tb nao to conseguindo amansar..

ele tem 7 meses e ela tem 10 meses, são irmãos por isso não quero deixar na mesma gaiola e formarem casal..

Link para compartilhar
Share on other sites

Não achei boa ideia vc ter um macho e uma fêmea em casa sendo irmãos, eles vão acabar formando casal se ficarem próximos. 

O macho deve estar nervoso escudando os gritos estressados dela, por isso não está querendo contato quando vc mexe, isso deve voltar ao normal com o tempo. 

E a fêmea deve estar assustada com um ambiente novo, tb passará com o tempo. 

Para amansar o q fiz com os meus foi aparar as penas das asas (para não voarem) e manter o maximo de tempo possível solto e tendo contato comigo, como: comer na mão, vir no dedo, fazer cafuné. 

Link para compartilhar
Share on other sites

52 minutos atrás, Mauro disse:

Não achei boa ideia vc ter um macho e uma fêmea em casa sendo irmãos, eles vão acabar formando casal se ficarem próximos. 

O macho deve estar nervoso escudando os gritos estressados dela, por isso não está querendo contato quando vc mexe, isso deve voltar ao normal com o tempo. 

E a fêmea deve estar assustada com um ambiente novo, tb passará com o tempo. 

Para amansar o q fiz com os meus foi aparar as penas das asas (para não voarem) e manter o maximo de tempo possível solto e tendo contato comigo, como: comer na mão, vir no dedo, fazer cafuné. 

Eu não pretendo ter filhotes deles.. por isso quero deixar em gaiolas diferentes 

é verdade pode ser por isso o stress dele, mas quanto a amansar esta beM dificil pq ela nao come o que dou na mao e nao sabe subir no dedo, esta muito desconfiada ainda e reclama quando chego perto pra por o dedo pra ela subir.. se eu ficar com ele e deixar a gaiola aberta no quarto pra ela sair espontâneamente sera que é bom?

Editado por Estela
Link para compartilhar
Share on other sites

Ele está um pouco agressivo pq tá querendo acasalar sendo assim ficam mais nervoso, e ainda mais que vc tem uma fêmea. Que vai ser um amor igual a Romeu e Julieta sem sucesso pq são irmãos, vc poderia adquirir uma outra fêmea pra ele pra ele ficar mais calmo e um macho pra outra. Blz abraços e boa sorte

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Dag disse:

Ele está um pouco agressivo pq tá querendo acasalar sendo assim ficam mais nervoso, e ainda mais que vc tem uma fêmea. Que vai ser um amor igual a Romeu e Julieta sem sucesso pq são irmãos, vc poderia adquirir uma outra fêmea pra ele pra ele ficar mais calmo e um macho pra outra. Blz abraços e boa sorte

Acredito que eles possam namorar a vontade, desde que eu não coloque o ninho para reprodução deles certo? Ou estou enganada? E o mais estranho é que nunca vi assanhamento dele.. mas hoje quando soltei os dois ele cantou bastante pra ela..

Meu outro problema é que ela não é totalmente mansa, nao sabe subir no dedo e nao aceita comida na mão e eu não sei como amansar ela perto do macho, pq pelo que vi hoje ele tava bem enciumado. Mais foi o primeiro dia de contato deles.

pensei de soltar ele no meu quarto e por a gaiola dela aberta tb no quarto e deixar ela sair por vontade própria, talvez por ver ele solto e tal seja mais fácil.. vcs acham uma boa ideia?? Vcs acham que eu junto eles na mesma gaiola depois de uns dias ou permaneço separados?? 

Link para compartilhar
Share on other sites

37 minutos atrás, Estela disse:

Acredito que eles possam namorar a vontade, desde que eu não coloque o ninho para reprodução deles certo? Ou estou enganada? E o mais estranho é que nunca vi assanhamento dele.. mas hoje quando soltei os dois ele cantou bastante pra ela..

Meu outro problema é que ela não é totalmente mansa, nao sabe subir no dedo e nao aceita comida na mão e eu não sei como amansar ela perto do macho, pq pelo que vi hoje ele tava bem enciumado. Mais foi o primeiro dia de contato deles.

pensei de soltar ele no meu quarto e por a gaiola dela aberta tb no quarto e deixar ela sair por vontade própria, talvez por ver ele solto e tal seja mais fácil.. vcs acham uma boa ideia?? Vcs acham que eu junto eles na mesma gaiola depois de uns dias ou permaneço separados?? 

Eu tinha uma fêmea de uns 4 anos que vivia só, peguei ela arisca e amansei, hoje ela vai na mão de qualquer um, comprei um macho de uns 7-8 meses recentemente e ele está arisco, estou tentando, ainda não aparei as asas, mas farei isso, ele sai da gaiola sozinho, quando a fêmea sai, logo depois ele sai... Dou comida na mão para ela e ele se aproxima, mas não vem comer, ainda tem muito medo. Você tem que ter paciência e deixar as coisas acontecerem no tempo dele, assustar ou forçar ele só piora. 

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, a.junior disse:

Eu tinha uma fêmea de uns 4 anos que vivia só, peguei ela arisca e amansei, hoje ela vai na mão de qualquer um, comprei um macho de uns 7-8 meses recentemente e ele está arisco, estou tentando, ainda não aparei as asas, mas farei isso, ele sai da gaiola sozinho, quando a fêmea sai, logo depois ele sai... Dou comida na mão para ela e ele se aproxima, mas não vem comer, ainda tem muito medo. Você tem que ter paciência e deixar as coisas acontecerem no tempo dele, assustar ou forçar ele só piora. 

Os seus ja ficam juntos na mesma gaiola né?.. Entendi é o que vou fazer.. paciência é tudo!! to sentindo muita diferença de quando peguei ele, foi bem facinho amansar, pensei que iria ser com ela tb, mas ela ja é adulta né 10 meses fica mais complicado, mas se Deus quiser vai ficar mansinha e carinhosa junto com ele.

Link para compartilhar
Share on other sites

Bruno Sotero no YouTube tá com um reality sobre amansamento muito bom.  

Vc tem certeza que só irmãos? Vc disse que eles não tinham contato. 

Acho pouco aconselhável deixar eles juntos. Depois que começam a namorar e colocar ovo, vc vai ficar com dó de jogar fora ( baseado que vc tá com dó de vê-los gritando) e o risco vir aves defeituosas é grande. Te aconselho a adquirir outro casal pra eles.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, Sandra Gomes disse:

Bruno Sotero no YouTube tá com um reality sobre amansamento muito bom.  

Vc tem certeza que só irmãos? Vc disse que eles não tinham contato. 

Acho pouco aconselhável deixar eles juntos. Depois que começam a namorar e colocar ovo, vc vai ficar com dó de jogar fora ( baseado que vc tá com dó de vê-los gritando) e o risco vir aves defeituosas é grande. Te aconselho a adquirir outro casal pra eles.

São irmãos sim, ganhei os dois da mesma pessoa mas ele peguei primeiro mais novinho e quando peguei ele, ela ja estava la, só que ele decidiu me dar depois ela pq nao estava tendo tempo de cuidar.. e fiquei com muita dó pq nao tinha com quem deixar.

entao ela vai botar ovo mesmo sem o ninho?

outra coisa que está acontecendo é que ela nao esta querendo cruzar com ele, e ele tá começando a bater nela arrancando penas do topete e bicando o pé.. graças a Deus nao teve nada grave, mas li que pode ser por ela ta rejeitando ele né.

será que existe algo que posso fazer pra eles conviverem bem? Essa época de acasalamento passa? Eu nao entendo muito..

Link para compartilhar
Share on other sites

oi @Estela! Complicada essa sua situação... Vou dar as minhas opiniões aqui:

a) de fato, eles procuram um ninho para botar o ovo... mas simplesmente não ter um ninho-caixa não significa nada; a minha fêmea já chegou a entrar debaixo do jornal do chão da gaiola, e derrubou um comedouro para fazer de "entrada". Acho importante você ter consciência de que, mantendo as aves juntas, elas podem acasalar e botar ovos sim (acredite, eles dão um jeito de "fazer" um ninho...); se forem mesmo irmãos, você terá que rejeitar esses ovos, para (como já disseram) não se formarem aves com defeito (ou carregando algum defeito, que pode se manifestar no futuro ou na próxima geração);

b) existem os períodos de acasalamento (ou pelo menos fases em que as aves estão mais propícias), mas acredito que no Brasil (e em condições de cativeiro) o acasalamento pode ocorrer (e gerar ovos) o ano todo...

c) o comportamento agressivo do macho pode ser sim em função dos chamados da fêmea - tanto um comportamento para ser o "macho dominante" (e acasalar) como para defender a fêmea (que ele não via, mas ouvia). A sugestão da @Sandra Gomes de montar dois casais me pareceu boa, e talvez até resolva essa questão da agressividade.

d) amansar as calopsitas pode demorar... a minha mesmo levei quase um ano para conseguir. Acho que você interagir com o macho na frente da fêmea vai "ensinando" pra ela; as calopsitas são muito espertas e atentas, e por serem aves sociais aprendem sim através da observação.

 

É isso. Espero ter ajudado e boa sorte com as calôs!! Não desista não, é uma amizade que vale a pena  =)

Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutos atrás, cLoconte disse:

oi @Estela! Complicada essa sua situação... Vou dar as minhas opiniões aqui:

a) de fato, eles procuram um ninho para botar o ovo... mas simplesmente não ter um ninho-caixa não significa nada; a minha fêmea já chegou a entrar debaixo do jornal do chão da gaiola, e derrubou um comedouro para fazer de "entrada". Acho importante você ter consciência de que, mantendo as aves juntas, elas podem acasalar e botar ovos sim (acredite, eles dão um jeito de "fazer" um ninho...); se forem mesmo irmãos, você terá que rejeitar esses ovos, para (como já disseram) não se formarem aves com defeito (ou carregando algum defeito, que pode se manifestar no futuro ou na próxima geração);

b) existem os períodos de acasalamento (ou pelo menos fases em que as aves estão mais propícias), mas acredito que no Brasil (e em condições de cativeiro) o acasalamento pode ocorrer (e gerar ovos) o ano todo...

c) o comportamento agressivo do macho pode ser sim em função dos chamados da fêmea - tanto um comportamento para ser o "macho dominante" (e acasalar) como para defender a fêmea (que ele não via, mas ouvia). A sugestão da @Sandra Gomes de montar dois casais me pareceu boa, e talvez até resolva essa questão da agressividade.

d) amansar as calopsitas pode demorar... a minha mesmo levei quase um ano para conseguir. Acho que você interagir com o macho na frente da fêmea vai "ensinando" pra ela; as calopsitas são muito espertas e atentas, e por serem aves sociais aprendem sim através da observação.

 

É isso. Espero ter ajudado e boa sorte com as calôs!! Não desista não, é uma amizade que vale a pena  =)

O problema é que não tenho condição de ter 4 calopsitas e nem espaço.. sinceramente não queria devolver ela :(

mas nao vejo outra solução..

se eu comprar só mais uma fêmea e colocar os três juntos será q ja resolvia?

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 30/04/2017 at 15:34, Estela disse:

Eu não pretendo ter filhotes deles.. por isso quero deixar em gaiolas diferentes 

é verdade pode ser por isso o stress dele, mas quanto a amansar esta beM dificil pq ela nao come o que dou na mao e nao sabe subir no dedo, esta muito desconfiada ainda e reclama quando chego perto pra por o dedo pra ela subir.. se eu ficar com ele e deixar a gaiola aberta no quarto pra ela sair espontâneamente sera que é bom?

Há qto tempo ela está com vc? Às vezes demora e, na minha opinião, deixa ela se acostumar e não fique forçando.

tenho a Penélope há 1 ano e 1 mês e ela sempre foi muito assustada. Não vem com a gente de jeito nenhum e se eu passo com a mãe perto ela dá ré rs. No começo fiquei chateada mas ela é assim e tenho que respeitar o espaço dela. 

Agora ela começou a voar na gente, vem no ombro, fica um pouco e sai. Às vezes pega comida do pote que estamos segurando.

Opinião: de amor e carinho e deixa ela se acostumar, talvez nunca seja mansinha, mas temos que respeitar. Acredito que deixar a gaiola aberta para ela sair qdo quiser e ir se aproximando devagar será ótimo. Lembre-se que ela deve estar assustada e até perceber que vc não fará mal para ela talvez leve um tempo.

Boa sorte

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...