Jump to content

Lutina (olhos vermelhos)


Ir para a solução Resolvido por Eduandrade.s93,

Posts Recomendados

Olá, ganhei uma calopsita lutina (olhos vermelhos), e varias pessoas dizem coisas diferentes e como sou leigo, contínuo em duvida...

Então, se alguem puder me ajudar, agradeço.

Lutinas podem tomar banho de sol?

Uns dizem que queima a retina delas, e outros dizem que pode normalmente.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutos atrás, Eduandrade.s93 disse:

Olá, ganhei uma calopsita lutina (olhos vermelhos), e varias pessoas dizem coisas diferentes e como sou leigo, contínuo em duvida...

Então, se alguem puder me ajudar, agradeço.

Lutinas podem tomar banho de sol?

Uns dizem que queima a retina delas, e outros dizem que pode normalmente.

 

Eu tenho duas lutinos.

Uma tem os olhos vermelhos e outra tem os olhos pretos. As duas tomam banho de sol.

A de olho vermelho está comigo a 4 anos e sempre tomou banho de sol.

Se não podia, não sabia. rsrs

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

no inicio eu tinha medo porque disseram que calopsita com olho vermelho é muito sensível ao sol , mas um dia ele tava fraquinho e minha vó colocou ele no sol , não colocamos mais porque infelizmente ele adoeceu e não resistiu:(não por causa do sol , quando comprei o bob ele já estava doente não percebi na loja , a doença estava encubada só apareceu depois de um més.

Link para compartilhar
Share on other sites

Pode até pode  de manhã que não é tão forte , até de tarde e só não deixa muito tempo deixa metade da gaiola coberta e metade com o sol que ela decidi em qual fica , 

tinha uma lutino olhos vermelhos e quando eu soltava ela achava um cantinho para ficar no sol , porém ela tinha febre só queria o sol e morreu pq estava com alguma doença que levou mas dois a morte , mas ela adorava sol acho que não faz mal ,e só não por no muito quente , boa sorte com seu bb :$

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Devem tomar sol sim! Não vejo mal algum nisso desde que esse banho de sol seja entre 09:00 e 10:00hr da manhã. Os olhos vermelhos são características dos Inos,  em nada tem a ver com os humanos Albinos! 

Tenho uma Lutino pura de olhos vermelhos e tbm um CB Albino de olhos vermelhos, ambos tomam e sempre tomaram banho de sol junto com os demais! 

Posta foto pra gente conhecer

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

@Eduandrade.s93 Penso que devem sim tomar sol pois senão seriam aves noturnas, o que não são. E a origem das calopsitas é da Austrália - um país bem quente. Elas, quando vivem livres em bandos por lá, tomam muito sol, porém têm seu ninho e se abrigam na hora que acharem que o sol está muito forte para elas.

De acordo com a veterinária Jacqueline Cremoneze: http://trincaferroverdadeiro.blogspot.com.br/2014/07/a-importancia-dos-raios-uv-para-as-aves.html ...[...] os raios uv são muito importantes para o desenvolvimento das aves pois, ajudam a diferenciar cores que nós humanos não conseguimos ver e assim elas identificam cores de plumagens diferentes entre machos e fêmeas, o que é essencial para a procriação e continuação da espécie. Também, os raios UVB são necessários para a vitamina D3 da luz solar ao esqueleto das aves. A percepção de UV desempenha um papel significaativo na seleção de comida. [...]

Quando você colocar sua calopsita para tomar sol, deve ser das 8h ás 9h, ponha numa caixa/ gaiola, deixe metade no sol e metade na sombra para que a própria ave escolha onde quer ficar dependendo se sentir muito calor. E deixe por menos de 20 minutos ao dia. Ofereça água fresca do filtro para ela! Não deixe sua calopsita no chão para não adoecer por friagem do piso.

Os sintomas de muito calor/ saturação de exposição ao sol são: ficar com bico aberto para respirar, abrir os ombros em relação ao corpo, e desidratação.

---------

Achei esta explicação na net que fala da cor vermelha dos olhinhos das Lutinos. 

Quando ficarem adultas (mature) vai escurecer um pouco, justamente pela melanina que vai se formar ali para proteger as veias dos olhos.

Eu penso então, que deve-se colocar a calopsita filhote - que não tem tanta melanina de proteção - apenas com o corpinho exposto ao sol da manhã, para não ferir seus olhos, deixar a cabeça dela na parte da sombra, pois o reflexo dee luz solar que rebate da caixa/ gaiola ao rostinho dela será suficiente.

EYE-Lutino-ILLUS.thumb.jpg.4445f6c164361ac027ea723ecfeb0275.jpg

Resultado de imagem para calopsita lutino austrália

Se te faltar a presença de sol, não usar lâmpadas artificiais para répteis ou aquários pois não têm a relação equilíbrio corretaa de vermelho e azul e podem causar catarata nos olhos das aves. tem que ser lâmpada específica para aves, se precisar mesmo usar.. Mas o sol já é suficiente.

EYE-Lutino-ILLUS.jpg

Editado por Mica e Naty
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...