Gilson Carlos Almeida Posted May 5, 2017 Share Posted May 5, 2017 Olá Pessoal, sou "marinheiro de primeira viagem" e fico com algumas dúvidas que não encontro respostas, acho que vcs podem me ajudar. Tenho uma fêmea (Lana) de um ano e meio e agora chegou o macho (David) de 7 meses. Assim que ele a viu já saiu cantando e cortejando, ela ficou tímida por 4 dias, mas depois já estava pedindo gala... depois que ela começou a pedir gala parece que ele perdeu o interesse, mas depois de tanta insistência dela eles acasalaram. Eles estão a mais de uma semana juntos, e agora ele ficou agressivo, está monopolizando o ninho, não deixa ela entrar. Às vezes parece que ela está pedindo comida (igual a filhote) mas ele vai lá e a ataca. *Isso é normal? *Pode ser que ele rejeite a fêmea, mesmo após terem acasalado? *Me falaram que as cores interferem na formação do casa. Ele é Arlequim Pérola (fundo amarelo) e ela é Pérola. Isso pode estar interferindo na aceitação dele? Obs.: estou com pena dela, vai cheia de amor pra dar e ele a recebe com bicadas e a põe pra fora do ninho. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jair Jr Posted May 5, 2017 Share Posted May 5, 2017 (edited) Eu tenho uma fêmea que cruza mas quando esta próximo a iniciar a postura fica extremamente agressiva, nao deixa nem o macho encostar no ninho e vai pra machucar pra valer, ja ate tirou sangue. Ela choca sozinha mas nunca deixei nascer pq ela emagrece muito. Isso ja aconteceu com dois machos a mesma coisa. Nao vou mais deixar ela cruzar pq é so perca de tempo. Edited May 5, 2017 by Jair Jr Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guilherme Carli Posted May 5, 2017 Share Posted May 5, 2017 As mutações não interferem, o que ocorre é a presença do ninho, deixou com o comportamento mais agressivo, isso é normal na reprodução, a dominação pelo ninho também ocorre em alguns casais, só observa se ele não está agredindo ela pra valer, esse comportamento pode continuar por mais alguns dias e depois normalizar, resta aguardar. Vale ressaltar que, ele é novo pra reprodução, 7 meses é considerado filhote, adulto é a partir dos 12 meses, pode ser que a idade influencie neste comportamento, eu retiraria o ninho, deixava os mesmos se conhecerem melhor até ele completar 1 ano. Boa sorte, abraço! 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gilson Carlos Almeida Posted May 6, 2017 Author Share Posted May 6, 2017 @Jair Jr e @Guilherme Carli obrigado pela ajuda e esclarecimentos. Percebi que eles brigam somente pra afastar um ao outro do ninho, mas às vezes entram juntos e ficam arrumando. Tem momentos que ela domina e não deixa ele entrar, em outros momentos é ele que fica guardando a entrada. Os demais espaços do viveiro, incluindo o pote de comida, eles compartilham numa boa. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts