Jump to content

Artigo: Minhas aves foram expostas a uma ave doente, o que fazer?

DCM Balthazar

Recommended Posts

Minhas aves foram expostas a uma ave doente, o que fazer?

OBS.: Obviamente não precisamos comentar que esse procedimento não deve ser realizado e que a QUARENTENA É UM PROCEDIMENTO OBRIGATÓRIO, porém sabemos que acontece.

Uma situação que tem chegado muito a mim é a seguinte:
Tenho calopsitas e um amigo trouxe as dele aqui, depois de colocar junto com as minhas percebi que estavam meio doentes e alguns dias depois o dono fez exame e constatou que estavam com clamídia e aí fiquei sabendo que elas realmente estavam doentes (ou mesmo vieram a falecer).

Aí bate o desespero, mas agora é manter a calma e seguir os procedimentos que foram passados pelo Dr. Marcelo Lago a algum tempo atrás. O ideal seria esperar no mínimo uma semana após o contato e, se possível, realizar exames seriado (coletando amostras de vários dias). O Dr. Marcelo Lago ainda indica que se faça pelo menos outros dois exames, com intervalos de 30 e 60 dias do primeiro. Ele também sempre
recomenda a coleta de material múltiplo, incluindo fezes e swab de coana e cloaca.

Vários estudos internacionais citam uma maior segurança quando feito desta forma. O swab é semelhante a um "cotonete", porém estéril. Ele é primeiramente inserido no interior do bico da ave, de forma a se obter material da coana e da abertura traqueal. Em seguida, o mesmo swab deve ser inserido na cloaca do animal e acondicionado no frasco com conservante. Adiciona-se então fezes da ave, preferencialmente de dias diferentes e alternados e envia-se ao laboratório.

Mariane Scaldaferri
Colaboração: Dr. Marcelo Lago

Retirado do Grupo Cuidando de Calopsitas, publicado com autorização da autora.

• Gostei 1

• DCM Balthazar locked this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

We use cookies to improve your browsing experience on the portal. By using Clube das Calopsitas, you agree to the cookie monitoring policy. For more information on how this is done, visit Cookies Policy.