Jump to content

Mal jeito na asa


Lili

Posts Recomendados

Gente estou preocupada! Alguém pode me orientar? Minha calopsita se assustou ontem e voou do sofá, caindo de mal jeito e machucando a asa. Não quebrou, mas acho que está sentindo dor, porque ela fica mexendo a asa toda hora para cima e para baixo (como se estivesse incomodando muito) e de vez em quando dá um gritinho. Moro numa cidade que não tem nem veterinário comum, por isso gostaria de saber o que fazer. Existe algum remédio para dor? Não suporto pensar que meu bichinho possa estar sentindo alguma coisa. 

Obrigada.

Link para compartilhar
Share on other sites

Quebrada e nem fraturada está, pois quando isso acontece elas ficam com a asa caída. Provavelmente é uma pena que quebrou e está incomodando ela. Pede para alguém segurar ela e primeiramente movimente a asa para cima e para baixo lentamente e verifique se ela irá soltar algum gemido ou algo parecido, nesse caso pode ter tido uma contusão e dai precisará de ajuda especializada. Sempre com alguém segurando pegue levemente cada peninha e faça movimentos nela lentamente e com muita calma para não machucar, nesses movimentos poderá perceber se tem alguma quebrada, sangrando, encravada, ou se ela soltar um gemido, daí terá que pegar a pena firmemente com uma pinça de tirar sobrancelhas e arrancar num único puxão. A pena da asa é a que causa mais incomodo nos passaros, ela sentirá na hora que retirar, mas depois de algum tempo volta ao normal.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...

Célia o meu ta mexendo do mesmo jeito estou preocupado, eu acho que é alguma pena pois fiz isso de mexer a asa assim que ele caiu, e ele fica procurando debaixo da asa. Ele mexe normal, quando brinco com ele, abre fecha levanta, tudo normal, só quando ele procura debaixo da asa que ele grita

Link para compartilhar
Share on other sites

Samuel, deve ser pena quebrada. Faz o mesmo procedimento que falei para lili, pede para alguém segurar ela e você abre a asa que está incomodando, se no visual você não achar qual é a pena vai segurando uma a uma as peninhas e levanta delicadamente, depois vira para um lado ou outro. Normalmente você consegue perceber fazendo dessa forma qual está quebrada, mas elas também costumam gritar quando seguramos, dai com uma pinça de sobrancelhas segura bem forte e arranca num único puxão. Se sangrar muito segura firme com um algodão por cima que estanca, agora se for pouquinho pode deixar que ele sozinho para. Elas ficam um pouco quietinhas quando fazemos isso, mas depois de um tempinho já estão correndo novamente.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 months later...

Oi pessoal! Minha Piu pulou do sofa e comecou a gritar e mexer sem parar na asa! Fiquei apavorada e corri pro forum! Obrigada, vcs me tiraram do sufoco mais uma vez! Foi só uma peninha, q eu mexi e saiu na minha mão, na mesma hora ela ficou bem e voltou ao normal, ufaaa:D 

Em 19 de junho de 2015 14:35:36, Célia Maia disse:

Quebrada e nem fraturada está, pois quando isso acontece elas ficam com a asa caída. Provavelmente é uma pena que quebrou e está incomodando ela. Pede para alguém segurar ela e primeiramente movimente a asa para cima e para baixo lentamente e verifique se ela irá soltar algum gemido ou algo parecido, nesse caso pode ter tido uma contusão e dai precisará de ajuda especializada. Sempre com alguém segurando pegue levemente cada peninha e faça movimentos nela lentamente e com muita calma para não machucar, nesses movimentos poderá perceber se tem alguma quebrada, sangrando, encravada, ou se ela soltar um gemido, daí terá que pegar a pena firmemente com uma pinça de tirar sobrancelhas e arrancar num único puxão. A pena da asa é a que causa mais incomodo nos passaros, ela sentirá na hora que retirar, mas depois de algum tempo volta ao normal.

Deu certo!! Obrigada celia! A Piu agradece !!! ; )

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...

Olá

Sim, isso é muito comum acontecer, muitas vezes só de observar a ave a gente percebe quando ela mexe a asa e acaba mostrando com gritinhos onde está a pena que sente dor.

Se machucada, a pena deve ser retirada, a ave agradece após ter a pena arrancada, é um alívio de dor na hora!

Isso já ocorreu com minhas duas calos.

Ninha*

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 4 weeks later...

O eu gostaria  de perguntar algo  entao minha calopsita tambem esta com a asa caida e eu percebi q nessa  assa aparece duas penas q estao crescendo e nao grandes é  possivel q seja só as penas a incomodando pra ela estar assim ou pode estar mesmo  quebrada??

se puderem me responder agradeço 

7 minutes ago, Viih said:

O eu gostaria  de perguntar algo  entao minha calopsita tambem esta com a asa caida e eu percebi q nessa  assa aparece duas penas q estao crescendo e nao grandes é  possivel q seja só as penas a incomodando pra ela estar assim ou pode estar mesmo  quebrada??

se puderem me responder agradeço 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 anos depois...
Em 19/06/2015 at 14:35, Célia Maia disse:

Quebrada e nem fraturada está, pois quando isso acontece elas ficam com a asa caída. Provavelmente é uma pena que quebrou e está incomodando ela. Pede para alguém segurar ela e primeiramente movimente a asa para cima e para baixo lentamente e verifique se ela irá soltar algum gemido ou algo parecido, nesse caso pode ter tido uma contusão e dai precisará de ajuda especializada. Sempre com alguém segurando pegue levemente cada peninha e faça movimentos nela lentamente e com muita calma para não machucar, nesses movimentos poderá perceber se tem alguma quebrada, sangrando, encravada, ou se ela soltar um gemido, daí terá que pegar a pena firmemente com uma pinça de tirar sobrancelhas e arrancar num único puxão. A pena da asa é a que causa mais incomodo nos passaros, ela sentirá na hora que retirar, mas depois de algum tempo volta ao normal.

Obrigadaaa Célia, amo esse clube pois sempre quando preciso tirar uma dúvida, vocês me ajudam bastante. Minha calopsita tava gritando sempre que mexia a asa, era mais uma agonia. Percebi que uma pena estava meio lá meio cá, em seguida já vi seu comentário. Arranquei a pena e parou de doer e incomodar na hora! Sangrou bastante mas estanquei um pouco com gases e soro fisiológico. Obrigada ❤️

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...
6 minutos atrás, Sandra Maria disse:

Eu Gostaria de saber que minha calopsita ela está com as assas arriada mais ela não  tá sentindo dor  eu Queria saber se ta quebrado machucada 

Olá! Vc consegue postar fotos?

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...