Jump to content

Separar/desfazer casal de irmãos


Caio CM
Ir para a solução Resolvido por Caio CM,

Posts Recomendados

Olá galera, pra quem não quiser ler o texto todo, a pergunta é uma só: Como separar um casal de irmãos calopsitas de 9 meses ambos, para que o macho forme casal com outra fêmea?

Vamos aos detalhes.

Possuo 3 calopsitas, um macho e uma fêmea que são irmãos., eles dormem juntos desde sempre, quando um sai do campo de visão do outro a gritaria começa, e também possuo uma fêmea mais velha de 6 anos.

O macho se dá bem com as duas fêmeas, a mais velha nunca teve parceiro e é super protetora com o macho, basta eu tentar encostar nele que ela já voa pra proteger, ou então quando eu chamo ele pelo nome ela vai pra perto e não permite que eu pegue ele. Diferente da fêmea mais nova que pouco se importa quando tento pegar o macho.

Durante o dia os 3 chegam a ficar juntinhos no mesmo poleiro, sempre com o macho no meio porque as fêmeas não se dão bem de forma nenhuma, se uma passa perto da outra é briga na certa.

Eles dormem fora da gaiola, nos poleiros mais alto que tem. Na hora de dormir o casal de irmãos ficavam no mesmo poleiro e a fêmea mais velha sozinha em outro poleiro. Acontece que nas últimas semanas, na hora de dormir eles estavam brigando por causa da proximidade dos poleiros, e eu percebi que os irmão deixaram de dormir juntos, cada calô dorme em poleiros diferentes agora.

Eu já estou tentando separar o casal de irmãos, na hora de dormir eu coloco o macho com a fêmea mais velha na gaiola e deixo a fêmea mais nova do lado de fora. A fêmea mais nova passou a dormir próxima a gaiola e os outros dois dormem juntos.

Então, tenho medo de separar os irmãos e a fêmea morrer de tristeza, fora que a gritaria vai ser intensa nos primeiros dias. E com isso, ao trazer a fêmea mais nova de volta o macho não ter esquecido ela completamente.

Colocar a fêmea mais nova em outro comodo pode ajudar ou não fará diferença?

Descartando a ideia de adquirir outra calopsita no momento, o que devo fazer?

Link para compartilhar
Share on other sites

Por quê você quer separar o casal de irmãos? Não há problemas e deixá-los cruzar. O problema é nascer filhotes desse cruzamento. As chances de filhotes terem problemas genéticos são maiores quando os pais são também irmãos.

Então, se você quer muito ter filhotes desse macho ou dessa fêmea, o melhor é separar. Caso não tenha expectativa de tirar cria de um deles, então não precisam ser separados. Caso botem ovos, só precisam ser desprezados.

O fato é que é bem complicado separar casais. No seu caso, a Fêmea irmã deve ser deixada longe da vista do macho. Ele nem sequer pode ouvi-la, então deixar em outro cômodo da casa não vai adiantar. O ideal seria você dar ou vender essa fêmea, pois mesmo que fiquem um tempo separados e o macho forme casal com a outra fêmea, quando a fêmea irmã voltar provavelmente ele abandonará a outra fêmea para ficar com a irmã.

Também tem o risco de ao separá-los, eles fiquem deprimidos, adoeçam e até morram por isso.

Editado por cástella
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@cástella, Eu pretendo por o ninho pra fêmea mais velha ter filhotes, e não queria fazer uma separação brutal, por isso queria um conselho de como ir afastando os dois aos poucos até chegar num ponto que a ausência da fêmea irmã não seja um problema que impeça o macho de cruzar. Se eu continuar tendo progresso na separação deles durante a noite, é uma boa ideia começar a deixar a fêmea irmã em outro cômodo durante o dia?

Link para compartilhar
Share on other sites

Quando um casal é formado, e isso acontece quando eles cruzam, poucas coisas o separam. Nunca vi um caso de separação gradual. Sempre que se quer separar um casal, tem que ser em total afastamento e de uma hora para a outra.

Além disso, sei apenas de um caso em que a fêmea retornou ao viveiro formada casal com outro macho e o macho que ficou formou casal com a outra fêmea, e ambos os casais não foram desfeitos. Curiosamente os dois novos casais convivem muito bem no mesmo viveiro.

Você pode tentar deixá-la em uma gaiola separado do novo casal a ser formado e aos poucos ir aumento o espaço entre eles até afastá-la totalmente. Isso poderia ajudar no caso de estresse e depressão.

Não tem um amigo ou parente que cuidaria dela por algum tempo? Já pensou em arrumar um outro parceiro para ela e deixá-la em uma casa provisória com esse novo parceiro até que ambos os casais se formem?

Da mesma forma é necessário ter bem em mente que se algum dia os irmãos retornarem ao convívio, podem voltar a ficar juntos. Isso poderia resultar em briga por parte dos outros parceiros.

É muita coisa para se levar em conta.

Editado por cástella
Link para compartilhar
Share on other sites

@cástella, Eu me referi aos irmãos como casal por um dar preferência ao outro na hora de dormir e pela troca de carinho durante o dia(que é a mesma com a outra fêmea), acho pouco provável eles terem cruzado já que fêmea mais velha está sempre perto do macho e pela idade também.

Poucas pessoas a minha volta poderia tomar conta dela, porém, as que poderiam ou tem cachorro ou gato, fora que, pela falta de experiência com aves não tem ninguém que realmente dê a assistência que ela precise.

A aquisição de outro macho só como última das hipóteses.

Mas eu já estou trabalhando a ideia de arranjar uma casa provisória pra ela.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Caio CM. Se eles nunca cruzaram então está um pouco mais fácil. Separe a fêmea em outra gaiola e depois de alguns dias, na gaiola que ficarem o macho e a fêmea mais velha, coloque o ninho. É importante que até formarem casal, a fêmea irmã fique separada deles. Podem ficar no mesmo ambiente, mas nunca soltos juntos.

Depois disso, você tem duas escolhas. Pode unir a fêmea irmã e torcer para que não tenha briga por território ou que ela não entre no ninho e quebre os ovos. Ou você pode optar pela escolha mais segura e apenas retorná-la a mesma gaiola que o casal quando o ninho for retirado.

De qualquer forma, nos conte da decisão.

Ficarei torcendo. :)

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...

Ola gostaria d ajuda tenho 3 filhotes  d maritas  de 2 anos que foram criadas juntas ,dois  machos e uma fêmea . De uns dia p cá  o macho maior nao permite q o menor fique na mesma gaiola que e ele e a fêmea.  E se estão no msm lugaros dois o atacam. O que devo fazer,pois ate comigo eles estao mais exaltados avançando . E o macho menor depois que separei de  gaiola nao conversa mais .

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...