Jump to content

Dificuldade em sair da papinha


Euclides

Posts Recomendados

Olá pessoal!

Eu já vim aqui falar sobre a minha Belinha, uma lutina muito sapeca que tava com dificuldade de se alimentar pela papinha. A devolvi a sua criadora original, ela passou a ganhar peso e retornou a minha casa. Não tive mais dificuldades para alimentá-la, pelo contrário: ela era super esfomeada e tava recebendo a comida com tranquilidade.

Todavia, o problema agora é tirá-la da papa. Ela tem grande dificuldade em quebrar as sementes, mesmo as pequenas. Não vi nenhuma malformação no bico ou coisa assim. Ela já tem quase 80 dias, pelas minhas contas, e já era pra estar comendo sozinha (a outra calopsita que adquiri junto com ela já come sozinho há aproximadamente 15 dias). Ela passa muito tempo nas sementes, mas come pouco em razão de sua dificuldade, nunca fica completamente saciada e acaba implorando pela papinha.

O que fazer?

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Euclides

Quais os horários que você tem dado a Papinha? Eu recomendo você reduzir gradativamente até que chegue 6-10ml uma vez ao dia (as 18:00) e ficar atento se ele vai perder peso. Não se preocupe com a choradeira, eles pedem comida até estourar o papo, tenha cuidado. Ele já deveria ter saído da papinha a algum tempo.

Abração

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu estava dando 10 ml duas vezes ao dia (7h da manhã e 6 da noite), então fui reduzindo para 5 ml duas vezes ao dia. Então, passei a dar apenas uma vez por dia 10 ml, mas não funcionou, ela passou a chorar DEMAIS e perder peso. Voltei a dar duas vezes por dia, mais ou menos 5 ml de dia e 10 de noite. Depois de alguns dias, dei apenas os 10 ml de noite, mas não dá. Passei dois dias assim, mas ela emagreceu rapidamente e já voltei a dar duas vezes por dia.

Meu plano, atualmente, é dar 10 ml duas vezes por dia no primeiro dia (hoje), e a partir do segundo dia reduzir a quantidade que dou de manhã, até que ela se acostume a comer uma vez só por dia. Então passar a reduzir a quantidade que eu dou à noite.

Mas a minha preocupação mesmo é com o fato de ela não conseguir comer adequadamente as sementes. Isso tá causando esse grande atraso no seu desenvolvimento.

Link para compartilhar
Share on other sites

Entendi. Você fez tudo certo para desmama-lo, nunca passei por isso mas espero que alguém aqui saiba como te ajudar, continue pesquisando o que puder e não deixe de nos avisar se conseguir uma resposta. Se nada mais der certo, você também pode buscar orientação com um veterinário que talvez ele tenha alguma resposta ou quem sabe um medicamento para ajudar a controlar a perda de peso.

Abração

Link para compartilhar
Share on other sites

Mantenha ela junto com a outra calopsita que você tem, pois elas se espelham uma na outra e rapidamente aprenderá como comer observando somente. Misture os três alimentos num único pote (sementes, farinhada e ração), de preferência numa banheirinha, pois é mais espaçosa e facilitará para ela escolher e reconhecer as comidas nesse momento. Sempre que estiver em casa você ou outro da família, procura colocar ela sempre em frente ao potinho para  ela se habituar a comer. Normalmente quando os filhotes ficam com outros mais velhos rapidamente começam a comer sozinhos, pelo menos aqui em casa funciona, quando chegavam filhotes com dois a três dias já estavam comendo sozinhos, somente de observar os adultos. Ponha eles juntos na frente do potinho para comerem juntos.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado Celia!

Então, o problema é que eu já faço isso. Colo sementes, farinhada e extrusada numa banheirinha pra ela comer junto do Branco. Ela até come, mas num ritmo bem lento, enquanto o Branco nem para pra respirar rs. Também tenho testado sua capacidade de quebrar as sementes com girassol (não deixo o girassol na mistura, apenas ofereço para saber se ela consegue descascá-lo), mas ela só consegue comer quando eu já quebro (mas sem remover) a casca, e depois de muito esforço. Nunca conseguiu quebrar essa semente sozinha. Também tem dificuldade para comer a extrusada, que o grão é duro...

Tá difícil da minha Belinha aprender a comer sozinha! :(

Link para compartilhar
Share on other sites

O que deve ter acontecido,é que você deixou ela com a criadora e essa não se preocupou em fazer a transição da papinha para as sementes, somente deve ter alimentado ela durante o período que ficou com ela.Então, imaginemos que você está mais ou menos na mesma situação que no início, ela ainda não come sozinha, mas hoje já está mais fortinha e mais velha, então se torna mais fácil para você, sem correr riscos de perder ela. O processo é meio lento em alguns casos, já vi alguns semelhantes ao seu aqui no forum onde o dono dizia que elas tinham 6 meses e não comiam sozinha, então eu aconselho continuar dessa forma e fazer um intensivo com ela oferecendo comida e colocando ela na frente dos outros alimentos. Não tire a papinha drasticamente pois ela poderá sentir e adoecer, mas a medida que perceber que ela está comendo vá diminuindo as quantidades, não de 10 ml durante o dia, pois assim ela não sentirá fome, a noite você pode dar 10 ml para ela dormir bem alimentada, mas diminua a quantidade até perceber que está comendo pelo menos um pouquinho. Comece dando 8 ml e depois 6, 5 e assim por diante.

Link para compartilhar
Share on other sites

O que deve ter acontecido,é que você deixou ela com a criadora e essa não se preocupou em fazer a transição da papinha para as sementes, somente deve ter alimentado ela durante o período que ficou com ela.Então, imaginemos que você está mais ou menos na mesma situação que no início, ela ainda não come sozinha, mas hoje já está mais fortinha e mais velha, então se torna mais fácil para você, sem correr riscos de perder ela. O processo é meio lento em alguns casos, já vi alguns semelhantes ao seu aqui no forum onde o dono dizia que elas tinham 6 meses e não comiam sozinha, então eu aconselho continuar dessa forma e fazer um intensivo com ela oferecendo comida e colocando ela na frente dos outros alimentos. Não tire a papinha drasticamente pois ela poderá sentir e adoecer, mas a medida que perceber que ela está comendo vá diminuindo as quantidades, não de 10 ml durante o dia, pois assim ela não sentirá fome, a noite você pode dar 10 ml para ela dormir bem alimentada, mas diminua a quantidade até perceber que está comendo pelo menos um pouquinho. Comece dando 8 ml e depois 6, 5 e assim por diante.

Então, eu estou realmente só esperando ela demonstrar evolução com as sementes para começar a tirar a papinha, sempre, claro, aos poucos. Quando eu tirei a papinha de manhã ela faltou enlouquecer pedindo comida, perdeu muito peso para apenas dois dias, então voltei com 10 ml duas vezes. Mas vou estar sempre de olho e com cuidado. Mesmo em dando 10 ml durante o dia ela pede comida quando dá umas 12h. Mas é só manha mesmo, eu vejo que o papo dela nem tá vazio e ela ainda assim chora de dar dó! Dengosa... hehe

Mais uma vez, obrigado, Célia!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 7 anos depois...
Em 22/06/2015 at 19:16, Euclides disse:

Obrigado Celia!

Então, o problema é que eu já faço isso. Colo sementes, farinhada e extrusada numa banheirinha pra ela comer junto do Branco. Ela até come, mas num ritmo bem lento, enquanto o Branco nem para pra respirar rs. Também tenho testado sua capacidade de quebrar as sementes com girassol (não deixo o girassol na mistura, apenas ofereço para saber se ela consegue descascá-lo), mas ela só consegue comer quando eu já quebro (mas sem remover) a casca, e depois de muito esforço. Nunca conseguiu quebrar essa semente sozinha. Também tem dificuldade para comer a extrusada, que o grão é duro...

Tá difícil da minha Belinha aprender a comer sozinha! :(

Estou com um problema pior que o seu, a minha está com 3 meses e só como papinha,  porém a veterinaria sugeriu que eu triturasse a ração extrusada e desse como papinha até que ela aprenda a comer pois tentei tirar e ela emagreceu muito😔 emagreceu

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...