Jump to content

Penas do rabo quebradas


Lidia
Ir para a solução Resolvido por JOMAR OLIVEIRA DA SILVA,

Posts Recomendados

Oi gente, volto com mais uma dúvida, agora sobre as penas do rabo da minha calopsita.

Algumas quebraram já tem um tempo e eu cortei onde quebrou, não arranquei porque tenho muita dó! Ele tá na muda de penas, semana passada já caiu algumas penas de vôo e nasceram duas novas de cada lado. A muda de penas é demorada? Cai todas? E as do rabo que quebraram, vão cair e nascer novas? :/ Tenho medo que não nasçam principalmente as do rabo, não vou conseguir arrancar, já vi que o canhão é grande, mas me disseram que cai na muda...

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Lidia, boa tarde.

Sim, as penas serão substituídas ao longo do processo de muda, assim como as penas do rabo... isso é um processo natural de todas as aves.

 

A calopsita assim como todo psitacídeo realiza muda de penas quase que ao longo do ano inteiro; então achar no fundo da gaiola uma pena ou outra é absolutamente normal. Logicamente esta muda é mais intensa após o período reprodutivo, ou seja, no final de abril ou início de maio. A calopsita filhote realiza uma muda de penas no período compreendido entre 4 e 6 meses de vida e essa muda damos o nome de muda de ninho. Essa ave realizará novamente outra muda quando completar aproximadamente 1 ano de vida e a partir daí a muda de penas passa a ser anual sempre após o período reprodutivo normalmente.

O período de muda de penas também depende do uso de vitaminas acumuladas ou ingeridas para o crescimento das penas e por isso que animais  com alimentação balanceada e equilibrada antes da muda de penas realizam uma troca de penas perfeita sem falhas e em um período adequado.

A suplementação no período da muda de penas auxilia no crescimento das penas, mas o nível basal de algumas vitaminas, demora a se estabelecer, o que torna a suplementação por um período mínimo de 30 dias.

No período da muda de penas devemos manter nossas aves nos mesmos locais onde estão aclimatadas e como sempre não devemos descuidar da alimentação no ano todo para que não haja desespero em suplementar os animais só no período de muda de penas.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...