Glauciane Postado 30 de Maio de 2017 Compartilhar Postado 30 de Maio de 2017 Olá pessoal, estou com uma duvida, Tenho uma calopsita que teve panico noturno ela se machucou e eu não notei, como não vi sangue achei q estava tudo ok , agora notei que ela estão com uma canhão quebrado, a pena nem se formou direito, ta só um tubo com sague. Minha duvida é se devo arrancar pois é bastante grosso o tubo de pena,não tem a raiz fina como normalmente fica com a pena já formada, e se tiver q arrancar qual é o procedimento? Desde já agradeço... Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Maria Fernanda Postado 30 de Maio de 2017 Compartilhar Postado 30 de Maio de 2017 Normalmente o que sobrou da pena deve-se arrancar, agora depende de onde é a pena,pois tem que se ver se é de uma asa ou do corpo , ou do rabo, mas de qualquer maneira é de arrancar e por um anestesio para não sangrar, caso tenha duvidas ponha a foto que é para os amigos do fórum verem e darem também a opinião sobre o caso. Um abraço Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Glauciane Postado 30 de Maio de 2017 Autor Compartilhar Postado 30 de Maio de 2017 (editado) Não tem como eu mandar foto agora,estou sem celular, mas é a pena da asa . No caso se baseando pela imagem é a pena 9 ou 10 não tenho certeza. Editado 30 de Maio de 2017 por Glauciane Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Bruna- Postado 30 de Maio de 2017 Compartilhar Postado 30 de Maio de 2017 Boa tarde,@Glauciane. Se contem sangue no canhão, o ideal é você fazer a retirada. Peça a ajuda de alguém para abrir a asa, pegue uma pinça e coloque bem rente a raiz do canhão e puxe de uma só vez com precisão. Se sangrar, aplique um pouco de merthiolate e tudo ficará bem! 2 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Glauciane Postado 1 de Junho de 2017 Autor Compartilhar Postado 1 de Junho de 2017 Obrigada gente, Arranquei aquele mesmo dia usando a pinça,não sangrou nem nada. Mas uma pergunta,minha calopsita tem ficado encorujada no poleiro onde ela dorme logo após eu descobrir a pena e ter arrancado, isso pode ser estresse? Comecei ontem a dá suplemento vitamínico pra ela,está na muda das penas e como perdeu algumas com o panico, pode ter algo a ver com isso? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Solução Bruna- Postado 1 de Junho de 2017 Solução Compartilhar Postado 1 de Junho de 2017 Ela fica encorujada o dia inteiro? Você já viu se ela não tem mais nenhuma outra pena quebrada ou má formada, que venha a incomodar e causar mais estresse? Estresse normalmente acaba em algumas horas.. depois elas ficam tranquilas novamente. Observe as fezes dela. Muitas vitaminas podem sobrecarregar o fígado, portanto eu sugiro que ao invés de você dar suplemento vitamínico, ofereça mais alimentos frescos e uma alimentação balanceada. Mas se isso for indicação do veterinário, ouça ele! rs Aqui em casa nunca dei suplementos vitamínicos, nem em época de muda. Dou ração extrusada c um pouquiiiiiiiinho de semente, mas bem pouco mesmo e farinhada 3x por semana( na muda de penas você pode dar todos os dias se não me engano) e claro, sempre dou legumes e verduras. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.