Jump to content

Pena da asa quebrada


Glauciane
Ir para a solução Resolvido por Bruna-,

Posts Recomendados

Olá pessoal, estou com uma duvida, Tenho uma calopsita que teve panico noturno ela se machucou e eu não notei, como não vi sangue achei q estava tudo ok , agora notei que ela estão com uma canhão quebrado, a pena nem se formou direito, ta só um tubo com sague.
Minha duvida é se devo arrancar pois é bastante grosso o tubo de pena,não tem a raiz fina como normalmente fica com a pena já formada, e se tiver q arrancar qual é o procedimento? 

Desde já agradeço...

Link para compartilhar
Share on other sites

Normalmente o que sobrou da pena deve-se arrancar, agora depende de onde é a pena,pois tem que se ver se é de uma asa ou do corpo , ou do rabo, mas de qualquer maneira é de arrancar e por um anestesio para não sangrar, caso tenha duvidas ponha  a foto que é para os amigos do fórum verem e darem também a opinião sobre o caso.

 

Um abraço

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde,@Glauciane.
Se contem sangue no canhão, o ideal é você fazer a retirada.
Peça a ajuda de alguém para abrir a asa, pegue uma pinça e coloque bem rente a raiz do canhão e puxe de uma só vez com precisão. Se sangrar, aplique um pouco de merthiolate e tudo ficará bem!
 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada gente,
Arranquei aquele mesmo dia usando a pinça,não sangrou nem nada.
Mas uma pergunta,minha calopsita tem ficado encorujada no poleiro onde ela dorme logo após eu descobrir a pena e ter arrancado, isso pode ser estresse?
Comecei ontem a dá suplemento vitamínico pra ela,está na muda das penas e como perdeu algumas com o panico, pode ter algo a ver com isso?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Ela fica encorujada o dia inteiro? Você já viu se ela não tem mais nenhuma outra pena quebrada ou má formada, que venha a incomodar e causar mais estresse?
Estresse normalmente acaba em algumas horas.. depois elas ficam tranquilas novamente. Observe as fezes dela.
Muitas vitaminas podem sobrecarregar o fígado, portanto eu sugiro que ao invés de você dar suplemento vitamínico, ofereça mais alimentos frescos e uma alimentação balanceada. Mas se isso for indicação do veterinário, ouça ele! rs
Aqui em casa nunca dei suplementos vitamínicos, nem em época de muda.  Dou ração extrusada c um pouquiiiiiiiinho de semente, mas bem pouco mesmo e farinhada 3x por semana( na muda de penas você pode dar todos os dias se não me engano) e claro, sempre dou legumes e verduras.
 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...