Jump to content

Artigo: O Uso De Ar Condicionado em Aves - Mitos e Verdades! Dr. Felipe Bath/Dr. Andre Salabert


DCM Balthazar

Posts Recomendados

O Uso De Ar Condicionado em Aves - Mitos e Verdades! 

Hoje trago informações sobre o uso de ar condicionado em ambientes com a presença de aves. Assunto muito interessante e que toma uma importância ainda maior nessa época de calo extremo na nossa região, com temperaturas atingindo facilmente os 40º diariamente na maior parte do estado do Rio de Janeiro. 

O primeiro dado a ser levado em consideração é a temperatura corpórea interna normal de uma ave. As aves assim como os mamíferos são animais homeotérmicos, ou seja, são capazes de regular a temperatura do corpo independentemente da temperatura do ambiente, porém existe uma diferença bem grande quanto a temperatura corpórea entre os mamíferos e as aves, pois a temperatura interna de uma ave fica em torno de 40º a 42º, bem acima da temperatura normal de um mamífero. Esse fato se deve principalmente ao metabolismo das aves que é bem alto.
As aves possuem diversos fatores para manter essa temperatura interna entre 40º e 42º graus, como o assunto abordado se refere a temperaturas altas, vamos falar sobre termorregulação em altas temperaturas ambientes. 

Diferentemente dos seres humanos as aves não possuem glândulas sudoríparas, por conta disso não tem como ferramenta de termo regulação a sudorese. Porém possuem outros métodos, o principal e mais usado é a respiração ofegante com o bico aberto e alta frequência, com isso a ave acaba perdendo calor para o meio através da respiração, o ar presente nos sacos aéreos absorve o calor proveniente do corpo e o elimina no processo de expiração. conseguindo então regular sua temperatura nos casos de ambientes muito quentes. Existem outras ferramentas, como colocar as penas mais próximas do corpo, a ave fica “fina”, a fim de diminuir a camada isolante de ar, assim o sangue é enviado em maior quantidade para a pele, perdendo assim calor para o ambiente.

Bom doutor, e quanto ao uso do ar condicionado? Não indico, pois na maioria das vezes as pessoas regulam a temperatura do aparelho de uma maneira na qual a própria pessoa se encontre em um ambiente com uma temperatura agradável para ela, mas esquece de que a temperatura ideal para o ser humano não é a mesma para uma ave, podendo então levar a ave a ter uma baixa muito grande em sua temperatura interna. Além disso, o aparelho de ar condicionado diminui muito umidade relativa do ambiente, isso também pode acabar trazendo problemas para a ave. 

Outro problema é referente a mudança brusca de temperatura, em um dia de calor extremo, levar a ave de um ambiente sem ar condicionado e que esteja com temperatura muito alta para um ambiente com ar condicionado e baixa temperatura pode ate mesmo causar um choque térmico em seu animal de estimação. Outro fato importante é uma ma conservação dos aparelhos em que não há uma limpeza e desinfecção do filtro e dos sistemas internos o que pode resultar em uma grande problemática para as aves. 

Bom se não devo levar minha ave para ambientes com ar condicionado oque posso fazer em dias extremamente quentes? Existem diversas maneiras para “refrescar” sua ave em dias quentes, maneiras essas simples e muito melhores do que recorrer ao condicionador de ar, como exemplos podemos citar, deixar sua ave em ambientes arejados, gaiolas sempre na sombra, manter sempre os bebedouros com água fresca, para que a ave possa regular sua temperatura também através da ingestão de água, mas para isso a água precisa estar fresca, ou seja, você pode troca-la várias vezes ao dia, manter uma banheira, também com água fresca, para que sua ave possa entrar e tomar banho, caso sua ave não goste de entrar na banheira, fato que ocorre comumente com calopsitas por exemplo, você tem a opção de borrifar água na ave com um borrifador, mas para isso devemos nos atentar a sempre usar borrifadores exclusivamente para isso, nunca reaproveitar um no qual já tenha entrado algum produto químico. 

Tomando essas providencias você irá trazer bem estar a sua ave, e acima de tudo irá prezar pela saúde de seu pet. Espero ter esclarecido algumas dúvidas.

 

Acessem www.niaas.com.br e www.birdsecia.com.br O texto foi elaborado pelo nosso veterinário Dr. Andre Salabert que atende aqui de segunda a sábado das 13:00 as 18:00 e aos domingos das 08: as 14:00. Forte abraço!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • DCM Balthazar bloqueou este tópico
Visitante
Este tópico está fechado para novas respostas.
×
×
  • Criar Novo...