Jump to content

Cortar as asas


Jaqueline Moraes
Ir para a solução Resolvido por sabrinaasv,

Posts Recomendados

Oi, Jaqueline.

Olha, não tem um tempo exato para fazer o corte das asas. Conforme você notar que vai crescendo ao ponto dela conseguir voar alto (porque voos baixos ela da mesmo), você vai aparando ou leva no veterinário para que ele o faça.

Espero ter ajudado!

Até mais

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

34 minutos atrás, Sparapani disse:

Oi, Jaqueline.

Olha, não tem um tempo exato para fazer o corte das asas. Conforme você notar que vai crescendo ao ponto dela conseguir voar alto (porque voos baixos ela da mesmo), você vai aparando ou leva no veterinário para que ele o faça.

Espero ter ajudado!

Até mais

Obrigada!!!!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu mesmo corto as 9 primeiras penas das duas asas tem gente que deixa as duas primeiras maiores e corta as 7 de dentro ai ela pode dar uns voos curtos mais e ai que ta o perigo podem cair onde nao deve como eu corto elas nem tentam voar ai conforme as penas vao crescendo ficando desigual aparo de novo na mesma linha. umas que foi cortada quando chega a epoca de cair elas caem e vem outras aparo e as que foi cortada ainda continua crescendo ai aparo ate elas cairem

images.jpg

download.jpg

images (1).jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Não faça isso, uma pessoa que cria uma calopsita á mão tem por obrigação de a ensinar a fazer aquilo que nós queremos e se ela voar dentro de casa estenda o braço e ela tem que voltar para si, por isso não mutile a ave, deixe a natureza cuidar à sua maneira, não gostaria que  a proibisse de sair de casa porque não tinha sapatos, tentaria comprar uns, olhe eu tenho duas em casa tenho sempre a gaiola aberta ela entra sai e vai comer quando quer e assim que chego a casa ela vem logo para o meu ombro, já viu se não tivesse assas para voar.

Um abraço

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite!. Nunca confie sem o aparo das penas de vôo. A calopsita pode escapar para o ambiente externo e não voltar. Aqui no Clube das Calopsitas já houve relatos e elas não voltam sozinhas para a casa. Uma vez criada em cativeiro, elas não reconhecem o local de onde partiram. Com o aparo das penas de vôo, a calopsita  não corre o risco de alçar voo alto e ir embora, ela voa a média altura e ainda possue autonomia de pouso. Todo cuidado é pouco. Se optar por não aparar, certifique que as janelas e portas tenham telas e estejam fechadas.

Editado por MJujulieta
  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia . respeito a sua opinião, faz todo o sentido , mas eu não corto as asas ás minhas, e já tive por duas vezes uma situação em que a trazia no ombro, bateram á minha porta fui abrir e a ave assustou-se e voou para um muro em frente, deixei a pessoa que estava a falar comigo se ir embora, e fui ter perto dela , assobiei como fazia quando lhe dava a papa e voou  logo para o meu braço. Em casa voou para a gaiola onde costuma  estar. Por isso eu digo depende de como as pessoas as ensinam desde a papa até elas começarem a querer voar, é muito importante.

Um abraço

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu aparo as 10 primeiras penas da asa, que são as chamadas penas de vôos. Não considero um ato de mutilação, mas sim de precauções e cuidados. Calopsitas são aves domésticas e podem ocorrer acidentes, como a calopsita se assustar e alçar vôo e provavelmente morrer pela rua.

Como Maria Fernanda reportou acima, a calopsita dela voou a um muro a frente, mas poderia ter sido mais longe e a calopsita não saberia voltar porque eles não tem noção de localização.

Então recomendo esse corte, ela vai conseguir fazer vôos razantes, pequenos pulos e pousos.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

20 horas atrás, Apolo e lailo disse:

Eu mesmo corto as 9 primeiras penas das duas asas tem gente que deixa as duas primeiras maiores e corta as 7 de dentro ai ela pode dar uns voos curtos mais e ai que ta o perigo podem cair onde nao deve como eu corto elas nem tentam voar ai conforme as penas vao crescendo ficando desigual aparo de novo na mesma linha. umas que foi cortada quando chega a epoca de cair elas caem e vem outras aparo e as que foi cortada ainda continua crescendo ai aparo ate elas cairem

images.jpg

download.jpg

images (1).jpg

Muito obrigada!!! 
Tenho um pouco de medo de cortar, mas vou usar essas imagens de cola.. rsrs 
Obrigada mesmo!

15 horas atrás, Maria Fernanda disse:

Não faça isso, uma pessoa que cria uma calopsita á mão tem por obrigação de a ensinar a fazer aquilo que nós queremos e se ela voar dentro de casa estenda o braço e ela tem que voltar para si, por isso não mutile a ave, deixe a natureza cuidar à sua maneira, não gostaria que  a proibisse de sair de casa porque não tinha sapatos, tentaria comprar uns, olhe eu tenho duas em casa tenho sempre a gaiola aberta ela entra sai e vai comer quando quer e assim que chego a casa ela vem logo para o meu ombro, já viu se não tivesse assas para voar.

Um abraço

Puxa, eu adoraria criar assim... mas tenho medo dela ir embora, isso porque levo para brincar na grama do jardim... Você recomenda então que eu deixe a asa crescer e leve pro ar livre? O que faria nesse caso? 
Se puder me dar umas dicas de como ensinar a voltar...
Muito obrigada!!!

2 horas atrás, Leo Ribeiro disse:

Eu aparo as 10 primeiras penas da asa, que são as chamadas penas de vôos. Não considero um ato de mutilação, mas sim de precauções e cuidados. Calopsitas são aves domésticas e podem ocorrer acidentes, como a calopsita se assustar e alçar vôo e provavelmente morrer pela rua.

Como Maria Fernanda reportou acima, a calopsita dela voou a um muro a frente, mas poderia ter sido mais longe e a calopsita não saberia voltar porque eles não tem noção de localização.

Então recomendo esse corte, ela vai conseguir fazer vôos razantes, pequenos pulos e pousos.

Eu adoraria não ter que cortar as asinhas, mas vou ter que fazer... obrigada viu!!!

12 horas atrás, MJujulieta disse:

Boa noite!. Nunca confie sem o aparo das penas de vôo. A calopsita pode escapar para o ambiente externo e não voltar. Aqui no Clube das Calopsitas já houve relatos e elas não voltam sozinhas para a casa. Uma vez criada em cativeiro, elas não reconhecem o local de onde partiram. Com o aparo das penas de vôo, a calopsita  não corre o risco de alçar voo alto e ir embora, ela voa a média altura e ainda possue autonomia de pouso. Todo cuidado é pouco. Se optar por não aparar, certifique que as janelas e portas tenham telas e estejam fechadas.

Obrigada!!!!

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde!. Uma vez que ela voar para longe e ninguém conseguir pegá-la, ela corre o risco de morrer de fome e sede. No máximo aguenta 3 dias em ambiente fora o doméstico. Todo cuidado é necessário. Domesticar assim como a Maria Fernanda é muito raro e arriscado. Boa sorte!. No YouTube existe vídeo explicativo de aparo das penas de vôo. 

Editado por MJujulieta
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 4 weeks later...
  • Solução

Gente, 

Ganhei uma calopsita. Ela é/está muito assustada.

Eu pesquisei sobre como deixar ela mais mansa, mas para isso eu tenho que deixar que ela saia da gaiola e conviva conosco. 

Até aí, ok. Só que eu também li que temos que cortar as asinhas, pra que ela não saia se machucando ou até fuja.

O que me deixa com dúvida é: eu corto as asas logo, mesmo com ela assustada? Será que eu não vou traumatizar a bichinha, já que eu terei que tirar ela a força da gaiola? Ou eu deixo ela começar a se acostumar com o ambiente antes?

Abraços.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...

Olá, sou luiz.

Pessoal, tenho duas calopsitas criadas na papa. Nunca cortei as asas delas porque sempre quis criá-las soltas e adestradas.

porem, conforme o tempo foi passando, foram ficando mais ariscas e agora bicam, tem medo da mão e ficam voando e eh quase impossível prendê-las não gaiola. 
será que cortar as asas pode amansa-las novamente a ponto de eu conseguir deixar que as asas cresçam e que tudo volte ao que era? 
 

preciso de opniões e experiências. Obrigado.

Link para compartilhar
Share on other sites

19 horas atrás, Luiz Malpica disse:

Olá, sou luiz.

Pessoal, tenho duas calopsitas criadas na papa. Nunca cortei as asas delas porque sempre quis criá-las soltas e adestradas.

porem, conforme o tempo foi passando, foram ficando mais ariscas e agora bicam, tem medo da mão e ficam voando e eh quase impossível prendê-las não gaiola. 
será que cortar as asas pode amansa-las novamente a ponto de eu conseguir deixar que as asas cresçam e que tudo volte ao que era? 
 

preciso de opniões e experiências. Obrigado.

Assim que cortar as asas elas vão ter ainda mais medo de você, mas com paciência e persistência você consegue amansa-las novamente. Mas aconselho que sempre apare as asas, corre menos risco de se machucarem e de fugirem. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Gabs Sant, entendi!!

no meu caso não tem risco delas fugirem ou se machucarem porque eu preparei a casa para isso e elas já estão voando bem faz 1 ano. 
Minha dúvida é porque elas ficaram bravas e ariscas de uma hora para a outra. Já faz mais de meses que estão assim. E é muito difícil prendê-las. Ficam voando e bicando. Mas tenho medo de aparar as asas e traumatiza las ainda mais. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...