Jump to content

Calopsita não sai do ninho para nada enquanto choca.


Katalenic
Ir para a solução Resolvido por MJujulieta,

Posts Recomendados

Boa noite pessoal, eu tenho uma calopsita que está chocando a primeira vez, sim, é no inverno, ultimamente ficou meio difícil regular as horas de sono dela e ela andou vendo muita luz muito cedo, então agora ela está chocando um ovo(botou hoje pela manhã), ela ainda come(mesmo que menos que o normal) e bebe água normal também, porém não vi ela sair do ninho dela para defecar. Esses dias anteriores ela estava ficando bastante no ninho, mas ainda assim saia do ninho e defecava, porém demorava mais tempo que o normal pra fazer isso, sei que ela provavelmente não quer sair pra cuidar do ovo já que só tem ela aqui de calopsita, mas devo me preocupar por ela não sair de lá para defecar?

Obs: Já estou tomando alguns cuidados como colocar 20 gotas de Avitrin Cálcio em 50ml de água pra ela, além disso, deveria fazer algo a mais, e por quanto tempo devo colocar na água dela?

Sou novo aqui no site então não tenho certeza se postei na área certa.

Link para compartilhar
Share on other sites

Pelo jeito que você se espressou deu a enteder que ela e sozinha e sozinha nao procria precisa de um macho pra acasalar e galar o ovo mas porque o ninho sem o macho isso incentivou ela a botar tire o ninho descarte o ovo e compra um machinho pra ela

Link para compartilhar
Share on other sites

1 minuto atrás, Apolo e lailo disse:

Pelo jeito que você se espressou deu a enteder que ela e sozinha e sozinha nao procria precisa de um macho pra acasalar e galar o ovo mas porque o ninho sem o macho isso incentivou ela a botar tire o ninho descarte o ovo e compra um machinho pra ela

Por mais que eu gostaria de comprar um macho pra ela, não quero que ela tenha filhotes, pesquisei um pouco e fala para deixar terminar de por os ovos e esperar até a calopsita perder o interesse para depois tirar os ovos, pra depois não ter perigo de colocar mais ovos do que o normal, eu posso até tentar tirar ela de lá e deixar ela um pouco fora pra ver se ela defeca, mas ela fica muito estressada se eu chegar perto.

Link para compartilhar
Share on other sites

E todos que ela botar descarta ate você comprar um macho depois que formarem um casal coloca uma alimentaçao abundante uma viveiro espaçoso e ai coloca o ninho e tudo vai dar certo mas faça isso ela vai se desgastar atoa certo

3 minutos atrás, Katalenic disse:

Por mais que eu gostaria de comprar um macho pra ela, não quero que ela tenha filhotes, pesquisei um pouco e fala para deixar terminar de por os ovos e esperar até a calopsita perder o interesse para depois tirar os ovos, pra depois não ter perigo de colocar mais ovos do que o normal, eu posso até tentar tirar ela de lá e deixar ela um pouco fora pra ver se ela defeca, mas ela fica muito estressada se eu chegar perto.

Tira o ninho e descarta o ovo os procimos descarta ela vai botar em qualquer lugar muda as vasilias de lugar ai ela para deixa nao ela com o ninho

Link para compartilhar
Share on other sites

4 minutos atrás, Apolo e lailo disse:

E todos que ela botar descarta ate você comprar um macho depois que formarem um casal coloca uma alimentaçao abundante uma viveiro espaçoso e ai coloca o ninho e tudo vai dar certo mas faça isso ela vai se desgastar atoa certo

Não pretendo comprar uma outra calopsita por um bom tempo, e como eu disse, o problema não é ela botar os ovos e essas coisas, ela só não está defecando(ela não faz isso no ninho, então como ela não sai de lá, ela não defeca).

Edit: Complementando, só queria saber se é normal ela ficar tanto tempo assim sem defecar para cuidar do ovo, ela chega a sair um pouco do ninho pra comer e beber água, mas depois disso já volta direto pra lá.

Editado por Katalenic
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Tira voce vai desgastar ela atoa espera a opiniao dos outros pra você ver

6 minutos atrás, Katalenic disse:

Não pretendo comprar uma outra calopsita por um bom tempo, e como eu disse, o problema não é ela botar os ovos e essas coisas, ela só não está defecando(ela não faz isso no ninho, então como ela não sai de lá, ela não defeca).

Edit: Complementando, só queria saber se é normal ela ficar tanto tempo assim sem defecar para cuidar do ovo, ela chega a sair um pouco do ninho pra comer e beber água, mas depois disso já volta direto pra lá.

E normal sim por isso uma choca que nao vai virar em nada nao compensa deixar ela passar por esse estress todo agora se tivesse um macho tudo bem e mesmo assim e feito a ovoscopia pra ver se ta galado se nao tiver o certo tirar o ninho deixar eles treinar mais ai depois coloca o ninho de novo as vezes na primeira nao da certo de galar mas as vezes gala todos que ela botar e respondendo pra finalizar elas ficam bravas mesmo quando tao botando

Link para compartilhar
Share on other sites

12 minutos atrás, Katalenic disse:

Não pretendo comprar uma outra calopsita por um bom tempo, e como eu disse, o problema não é ela botar os ovos e essas coisas, ela só não está defecando(ela não faz isso no ninho, então como ela não sai de lá, ela não defeca).

Edit: Complementando, só queria saber se é normal ela ficar tanto tempo assim sem defecar para cuidar do ovo, ela chega a sair um pouco do ninho pra comer e beber água, mas depois disso já volta direto pra lá.

Sim, é normal! 

Quando a minha entrou em postura, quase cai para trás quando vi as fezes dela...hahaha. Elas ficam gigantescas e mal cheirosas.

Link para compartilhar
Share on other sites

Att: Ela saiu do ninho para fazer fazer o "ritual de acasalamento"(muito formal falar assim? Enfim, ela saiu, começou a piar e levantou a calda para cima), aproveitei que ela saiu, peguei e levei a outra parte da casa, ela acabou de defecar e saiu uma quantidade enorme, então, agora que isso já se passou, antes de fechar o thread, gostaria de saber a respeito de outras pessoas sobre retirar os ovos e tirar o ninho, Devo eu esperar ela terminar de botar todos os ovos pra tirar tudo de uma vez ou ficar tirando até ela parar de colocar? Ouvi falar que se tirar toda vez que bota ela não vai parar de botar, só tira depois que ela perder o interesse(Vi isso nos vídeos da Brena Braz), e enquanto ela ta longe tirei o ovo, devo colocar ela de volta com o ovo por enquanto ou trazer de volta pro ninho(até terminar de botar todos os ovos) sem esse ovo atual?

Edit: Ela acabou voltando pro ninho dela mesmo sem o ovo, vou ver como ela vai ficar, se ficar muito agitada procurando o ovo devo devolver ou deixo sem mesmo?

Editado por Katalenic
Link para compartilhar
Share on other sites

@Katalenic, assim como você..eu também era inexperiente e até por isso, o meu casal teve filhotes. Eu não tinha conhecimento nenhum sobre calopsitas, ganhei elas de uma amiga e o casal veio para a minha casa de namorico e com o ninho já instalado. Mas enfim, se você não quer filhotes agora, não tem problema se adquirir uma ave do sexo oposto do da sua. Certamente eles irão formar casal e acasalar. Se isso acontecer (serve até para esse momento em que ela se encontra sozinha), você não coloca o ninho, pois o ninho irá estimular ela a botar. Caso ela bote no fundo da gaiola ou no potinho de comida, você terá que descartar os ovos.

Bom...falando desse momento, você não precisa se preocupar quanto as fezes de sua ave, nem se ela está comendo e bebendo menos que de costume. Mesmo ela não tendo o macho, ela botou e agora está em período de choco. Ela ficará sim o tempo todo no ninho. 

Hoje ela já deve estar acomodada para dormir. Amanhã, aproveita uma hora que ela sair do ninho para se alimentar e o retire da gaiola. O ovo você poderá descartar visto que não há nenhum feto em desenvolvimento. Não precisa esperar ela botar todos. Ela pode estranhar um pouco e dar uns gritinhos, mas logo esquece. Realmente esse trabalho de chocar, exige bastante da ave. Como você mesmo pode confirmar ao ver que nem alimentar, ela alimenta direito. 

Seja muito bem vindo ao forum! Aqui você poderá tirar todas as suas dúvidas. Aprendemos juntos a cada dia. 

 

@MJujulieta, @Aretuza, @Leo Ribeiro, @Deh31Dih, @Guilherme Carli. Podem dar as suas opiniões para que ele fique mais tranquilo??? Obrigada! 

Editado por LRVN
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 minutos atrás, LRVN disse:

@Katalenic, assim como você..eu também era inexperiente e até por isso, o meu casal teve filhotes. Eu não tinha conhecimento nenhum sobre calopsitas, ganhei elas de uma amiga e o casal veio para a minha casa de namorico e com o ninho já instalado. Mas enfim, se você não quer filhotes agora, não tem problema se adquirir uma ave do sexo oposto do da sua. Certamente eles irão formar casal e acasalar. Se isso acontecer (serve até para esse momento em que ela se encontra sozinha), você não coloca o ninho, pois o ninho irá estimular ela a botar. Caso ela bote no fundo da gaiola ou no potinho de comida, você terá que descartar os ovos.

Bom...falando desse momento, você não precisa se preocupar quanto as fezes de sua ave, nem se ela está comendo e bebendo menos quero de costume. Mesmo ela não tendo o macho, ela botou e agora está em período de choco. Ela ficará sim o tempo todo no ninho. 

Hoje ela já deve estar acomodada para dormir. Amanhã, aproveita uma hora que ela sair do ninho para se alimentar eno retire da gaiola. O ovo você poderá descartar visto que não há nenhum feto em desenvolvimento. Não precisa esperar ela botar todos. Ela pode estranhar um pouco e dar uns gritinhos, mas logo esquece. Realmente esse trabalho de chocar, exige bastante da ave. Como você mesmo pode confirmar ao ver que nem alimentar, ela alimenta direito. 

Seja muito bem vindo ao forum! Aqui você poderá tirar todas as suas dúvidas. Aprendemos juntos a cada dia. 

 

Obrigado pelas informações, como eu disse antes, tirei o ovo, ela ficou um tempo no ninho mas nem piou, parece que deu uma procurada mas acabou de sair de lá agora(chegou a comer um pouco também e beber mais água também), vou ver o que posso fazer sobre conseguir outra calopsita, por enquanto hj a noite eu vou deixar o ninho, de hora em hora ela vai e volta lá, as vezes pia, mas pelo menos não fica tão parada, chegando a hora dela dormir eu tiro ela e coloco na gaiola dela, amanhã de manhã eu "tiro" o ninho(ela acabou indo na minha raque e se acomodando em um buraco lá, então amanhã eu tampo pra ela não entrar mais), mas só tenho uma última dúvida, se eu tampar o ninho e ela não for mais lá, ela ainda pode botar mais ovos? Como, achar outro ninho ou simplesmente se acomodar em algum lugar e botar eles? se sim, terei que deixar ela longe desses lugares até ela terminar de botar os outros ovos?

Edit: Ah, tinha esquecido completamente sobre ás vitaminas, devo continuar dando o Avitrin Cálcio? chocando ou não, por quanto tempo? E quando devo dar Vermífugo pra ela?

Editado por Katalenic
Link para compartilhar
Share on other sites

Tadinha..hahahahaha, isso que ela faz de levantar o rabo, é pq está pedindo gala. Deve estar com os hormônios à flor da pele! 

Olha, eu marquei algumas pessoas que são experientes nisso, não vou te afirmar alguma coisa pois poderei estar passando alguma informação errada. Por aqui, já li bastante que o pessoal costuma tirar os ovos conforme vão aparecendo. Normalmente, são de quatro a sete ovos que elas botam por postura. Esse que você retirou foi o primeiro? Se sim, provavelmente vai aparecer mais ovinho por aí...e elas botam em dias alternados - dia sim/dia não. 

Eu acredito que não haja nenhum problema em já retirar o ninho, dessa forma ela não ficará se desgastando com algo que não irá vingar. Mas de qualquer forma, vamos aguardar a opinião dos mais experientes. 

Quanto à vitamina, não poderei ajudar...nunca usei então não intendo bulhufas. Rs. 

Ah, tinha esquecido...ela vai procurar qualquer lugar que lembre um ninho. Se ela achar confortável, é bem provável que ela bote na sua raque! Hahaha. 

Editado por LRVN
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minuto atrás, LRVN disse:

Tadinha..hahahahaha, isso que ela faz de levantar o rabo, é pq está pedindo gala. Deve estar com os hormônios à flor da pele! 

Olha, eu marquei algumas pessoas que são experientes nisso, não vou te afirmar alguma coisa pois poderei estar passando alguma informação errada. Por aqui, já li bastante que o pessoal costuma tirar os ovos conforme vão aparecendo. Normalmente, são de quatro a sete ovos que elas botam por postura. Esse que você retirou foi o primeiro? Se sim, provavelmente vai aparecer mais ovinho por aí...e elas botam em dias alternados - dia sim/dia não. 

Eu acredito que não haja nenhum problema em já retirar o ninho, dessa forma ela não ficará se desgastando com algo que não irá vingar. Mas de qualquer forma, vamos aguardar a opinião dos mais experientes. 

Quanto à vitamina, não poderei ajudar...nunca usei então não intendo bulhufas. Rs. 

Opa obrigado, vou esperar aqui então mais gente hahah, agora que tirei o ovo ela saiu do ninho e ta aqui no meu ombro mexendo nas penas, qualquer coisa sobre as vitaminas sigo a bula ou vejo com uma veterinária da minha cidade, obrigado até agora pela ajuda pessoal, então por enquanto irei esperar a resposta das outras pessoas que foram marcadas.

Link para compartilhar
Share on other sites

A questao das vitaminas vai de você e o veterinario aqui uns usam e outros nao por isso vai haver controversas. agora se tirar o ninho pode ser que ela vai botar mais mas descarta logo pra ela nao tentar chocar ai logo ela para colocar ninhos a chance de ela botar e de 70% sem ninho pode ser que mais pra frente ela bote mas descarte logo blz

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...