Jump to content

Separar casal recém formado?


Falbert

Posts Recomendados

Boa tarde.
Sou nova aqui mas preciso de uma ajuda.
Tenho um macho de 1 ano e uma fêmea de 8 meses. O macho é o bebê da casa, MUITO manso e super mimado (adoro mimar).
Nas poucas horas que passo fora de casa, resolvi comprar a fêmea para fazer companhia para ele, mas ela é muito assustada. Morre de medo de mão e em 5 meses só consegui que ela venha quando tenho comida. Não deixa de jeito nenhum fazer carinho.
De um mês para cá, o macho começou a ficar assustado com mão também (como se tivesse aprendido com ela) e estou apavorada de que ele fique assim.
Há uma semana começaram a cruzar e formaram casal.
Estou pensando seriamente em doar a fêmea e pegar uma mais mansa, que possamos interagir.
Como eles ficam depois de formarem casal? Ele sendo novinho ainda, teria chances de formar casal com outra fêmea?
Agradeço desde já a atenção de vocês.

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde! 

Não vejo problema algum em manter seu casal. É do instinto deles ficarem mais ariscos (tentam defender o território) quando estão acasalando. Se vc desfazer esse casal para tentar formar um outro com uma fêmea "mais mansa" , não será diferente o comportamento do macho, ou melhor, de ambos. Tenho um casal aqui que estão juntos desde bebês,  o macho é arisco e a fêmea super mansa. Se vou com mão para pegá-los, a fêmea por instinto foge e faz que vai me bicar, mas só faz. Nunca me bicou até então, já o macho nem me atrevo a pegar (só  pego qdo é preciso e ainda assim, uso luvas). Continue com seu casal e trate da mesma forma seu macho. Ele dentro da gaiola é o chefe da Casa,  fora dela, continuará o mesmo bebê de sempre!

Boa Sorte! 

Editado por Aretuza
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Aretuza!

Obrigada pela resposta! 

O macho vem na mão como sempre, não parece estar protegendo ela ou o ninho.. mas está ficando arisco com a gente quando está na mão mesmo. Na gaiola ele continua tranquilo...

Sera que, ele sendo novo, faria casal com outra fêmea se trocarmos? 

Obrigada novamente.! 

Link para compartilhar
Share on other sites

No meu ponto de vista , ele mudou porque agora ele tem uma namorada para ele interagir,antes ele só tinha vc, mas eu acho que é só uma fase de reprodução. Quanto a por outra fêmea se fosse eu não faria 0porque é tão difícil formar 2 aves que se dão tão bem . Thauuuuu

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Falbert disse:

Oi Aretuza!

Obrigada pela resposta! 

O macho vem na mão como sempre, não parece estar protegendo ela ou o ninho.. mas está ficando arisco com a gente quando está na mão mesmo. Na gaiola ele continua tranquilo...

Sera que, ele sendo novo, faria casal com outra fêmea se trocarmos? 

Obrigada novamente.! 

Com certeza ele formará casal com outra se vc tiver paciência. Não vai ser da noite para o dia. . . Já fiz troca aqui e deu super certo!  Apesar de serem monogâmicos, sempre é possível refazer o casal.

Uma dica: Não coloque logo de cara outra fêmea na mesma gaiola que ele.  Deixe em gaiolas separadas, porém próximas uma da outra. Depois de uns 20 dias você junta os dois. Logo se aceitarão! 

Dê notícias 

Abraço :x

Link para compartilhar
Share on other sites

Muito obrigada!! Vou pensar a respeito com carinho porque estou morrendo de pena deles mas não quero ficar com uma ave assustada, adoro interagir com eles e quero que eles interajam com a família também... Afinal são nossos filhos de penas! 

Link para compartilhar
Share on other sites

Fallbert, pelo que tenho lido, você até consegue desfazer o casal; uma vez que não procriaram ainda, e se por um acaso já tivessem formado um casal, também bastaria separa-los de forma um não ouvir e não ver ao outro pois no começo vão ficar aos berros. Tenho um macho lutino que ficou viúvo embora tenha outras fêmeas nunca mais quis uma parceira. Se você realmente quer uma fêmea mansa, deve amansar 1o antes de juntar ao macho. Lembro ainda que aves mansas podem ter problemas em cuidar das crias, não é regra mas acontece.

Link para compartilhar
Share on other sites

Kkkk, vc tá com ciúme. 

Não desfaça o casal. Acostume-se. :D

Por mais manso que seja, eles mudam quando tem um parceiro, porém a sua convivência com ele não será afetada. Acho errado desfazer o casal pq vc quer ficar pegando. 

Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, Sandra Gomes disse:

Kkkk, vc tá com ciúme. 

Não desfaça o casal. Acostume-se. :D

Por mais manso que seja, eles mudam quando tem um parceiro, porém a sua convivência com ele não será afetada. Acho errado desfazer o casal pq vc quer ficar pegando. 

Ciúmes?? hahahahah Pode até ser, mas fico feliz em ver os dois se dando bem...
Decidimos que não vou separar não, quero meus topetudos felizes.... fora que terei netos lindos!! :)

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...