Jump to content

Extrusada / sementes


Sparapani

Posts Recomendados

Boa tarde, pessoal!

Recentemente tive um problema (nada grave) com minha ave, mas acabei levando em um veterinário especializado.

Na consulta ele me perguntou o que eu oferecia para minha calopsita comer. De pronto, falei que oferecia a ração extrusada da MegaZoo e o mix de sementes, misturados.. Ele me disse que, nem sempre o que a ave come é nutritivo para ela. Que por ela poder "escolher" o que comer, ela vai escolher comer o que agrada o paladar dela e isso talvez não é benéfico. Me deu um conselho de ir tirando aos poucos as sementes, até que ela coma definitivamente somente a ração extrusada. Mix de sementes não poderá fazer parte da alimentação diária dela, então é um aperitivo, um "agrado" de vez em quando. Ainda... ele me indicou dar a ração extrusada da Nutrópica. Eu sei que varia de acordo com o que a ave consegue se adaptar melhor, porém, "zero" sementes e só ração? 

O que vocês podem comentar sobre? Gostaria de opiniões de vocês, que criam e conhecem o manejo dessas aves. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Pra mim...um pouco de tudo mix de sementes . Estrusadas. Verduras. frutas.  Areia mineral. E obvio que elas vão mas no mix se semente..... mas não vão deixar de ir nas outras mesmo sendo consumido em menas quantidade fica meio balanceado apesar que na estrusada da alcon tem uma que e de frutas e verdura uma de coloraçao verde más um verdurinha fresca também e bom acho que um pouco de cada e o ideal. Blz espero ter ajudado..... como diz o marcelo bedani fuiiiii rsrsrs

Link para compartilhar
Share on other sites

Concordo com o que Topetudinhos disse. Um pouco de tudo. Geralmente elas vão optar por mix de semente, mas isso não significa que você vai repor mais ainda. Aqui por exemplo, ofereço de tudo e fico apenas soprando para tirar as cascas, e depois devolvo a vasilha, não reponho nada. Elas acabam comendo o que sobrou, ficando com a alimentação balanceada e nós economizando rsrs.

Só tem que ter cuidado para a comida não acabar, deixa sempre uma margem de segurança.

Link para compartilhar
Share on other sites

Concordo com as pessoas acima. 

Mesmo que acalopsita coma mais sementes que ração, o pouco de extrudada que comer já balanceia a dieta delas.

Não sou favorável a tirar sementes das aves. Basta também lembrar de sempre oferecer verduras, ovos, legumes e farinhada apropriada.

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Não consigo tirar as sementes por completo. Eles pousam na minha cabeça "pedindo" sementes. Então, ofereço como um agrado de vez em quando, mas dou ração regularmente, assim como vegetais. Já foram retirados da natureza..o que mais retiraremos deles? Quero vê-los felizes a qualquer custo. O mais importante seria fazer exames de saúde anualmente para acompanhar a saúde do fígado deles e fazer readequação da alimentação caso estritamente necessário.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Gente, eu nem sabia tanto sobre a alimentação quando comprei a minha. Como comprei ela bebê, parando de comer no bico dos pais e começando a comer por conta própria, o que eu pedi no pet shop foi a melhor "ração" que eles tivessem, e então eles me venderam essa: --editado--

Tem sido a única coisa que ele tem comido, e ele come tudo, se deu bem com essa desde o começo. Preciso dar mais alguma coisa?

Editado por Lucas Oliveira
Proibido links externos
Link para compartilhar
Share on other sites

Sim Adauto! Vegetais, frutas e legumes, e até ovos. No começo não vai comer, mas tem que insistir. Só pesquise antes se o alimento é apropriado para a ave. Há legumes, frutas e verduras que são VENENOSOS para eles. Isto Mesmo. Tome muito CUIDADO!!! NÃO É SÓ PORQUE É VEGETAL QUE SERÁ SAUDÁVEL PARA AS AVES!!! Pesquise com cuidado.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Minha calopsita só comia extrusado dá nutropica, passou quase um ano assim, até que teve diarréia.

Fui aí veterinário e eles me indicou a seleção de sementes dá própria nutropica, além de Glicopan e mercepton na agua.

Já tem quase um mês de tratamento, e as fezes estão ótimas de novo.

Segundo o veterinário a ração extrusada estava sendo de difícil digestão, minha calopsita estava com ar de cansada, dormindo demais e com as penas opacas.

Eu reparei que com a ração de sementes ela come maior quantidade do que a extrusada.

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Rodrigo Menezes Rocha disse:

Minha calopsita só comia extrusado dá nutropica, passou quase um ano assim, até que teve diarréia.

Fui aí veterinário e eles me indicou a seleção de sementes dá própria nutropica, além de Glicopan e mercepton na agua.

Já tem quase um mês de tratamento, e as fezes estão ótimas de novo.

Segundo o veterinário a ração extrusada estava sendo de difícil digestão, minha calopsita estava com ar de cansada, dormindo demais e com as penas opacas.

Eu reparei que com a ração de sementes ela come maior quantidade do que a extrusada.

por isso que a alimentação tem que ser saudavel e ter variedades mix de sementes ração extrusada frutas verduras etc.. as vezes penso em ficar só na estrusada más pode vir a acontecer como esse caso seu de desnutrição alimentar...

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...