Jump to content

Primeiras aves, primeira ninhada


Danielli
Ir para a solução Resolvido por Apolo e lailo,

Posts Recomendados

Bom dia!!!

Ganhei duas aves de uma amiga, e estou apanhando um pouco com esse novo universo kkkk. E depois de 3 meses em casa, descobri q é um macho e uma fêmea, que acasalaram e que vou ser tri-vo, tem 3 ovinhos kkkk. Não sei oque fazer. Não sei se devo mudar a alimentação dos pais, não tem nada no ninho, só os ovos e agora tá cheio de fezes. Sou muito inexperiente, tanto que coloquei o ninho agora, pq achei q eles poderiam dormir lá dentro já que está frio aqui em SP, não achei q iram botar logo, mesmo pq a fêmea ainda tem 1 ano. Não quero ficar mexendo muito pq li aqui q eles podem abandonar o ninho. Não tem serragem mais eles estão cuidando os ovinhos e chocando. E agora? Ponho serragem? Limpo o ninho? Me ajudem por favor. Depois que nascer então acho q vou ter um treco kkkk. Tô lendo bastante aqui no fórum, mais tô com medo de fazer alguma coisa errada e os ovinhos não vingarem e ser culpa minha. 

Obrigada!!

Link para compartilhar
Share on other sites

Que gracinha! deveria saber mais ou menos a idade deles porque se forem muito novos pode dar problema no casal.... a alimentação deve ser reforçada com farinhada para calopsitas e colocar o mix  sementes, também oferecendo verduras como couve e jiló,podendo dar também banana e maça de vez em quando. a questão do ninho já que estão cuidando não mecha de jeito nenhum porque podem abandonar. A limpeza do ninho pode ser feita quando o  filhote mais novo fizer uns dez dias. Obrigado!! e boa sorte!!

Editado por Tymer
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada por me responder!!!

Nossa é muita emoção dos ovinhos. Mais então vou reforçar a alimentação deles. A fêmea tá com a carinha bem cansada, arrancou algumas penas da barriga, por isso pensei q tinha q dar alguma vitamina pra ela. Mais oque eu tô achando estranho é que um ovo ela botou dia 08 outro dia 12 e outro dia 14.. não foi tudo de uma vez. Será q aínda tem mais? 

Minha amiga disse que ela nasceu final de outubro é o macho em começo de agosto. Será que ela é muito nova pra ser mãe? Tadinha. 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia, @Danielli cuidado a fêmea ainda vai fazer 1 ano no final de outubro. Muito nova para iniciarem postura, há perigo de ovo preso, e para o casal inexperiência de cuidar direito dos ovos choca o ideal é ambos terem sina de 18 meses, mais cada caso um caso, coloque urgente na gaiola osso de siba, cálcio,  racao extrusada, em fartura, sementes farinhada, ovo cozido todos os dias, e todos os legumes e frutas que puder dispor....serragem urgente no ninho, ajuda a manter os ovos aquecidos e evita o impacto dos pais diretamente nos ovos cada vez que sentam em cima, e depois que os filhotes nascerem ajuda a mantê -los aquecidos e retém as fezes longe dos mesmos, boa sorte mande noticias....haaaa se quiser dar por 7 dias una suplemento aminoácido ou vitamina na água e de grande valia, via sorte!!

Editado por cilene1234
Link para compartilhar
Share on other sites

Elas botam um dia sim e outro não. pode ser que venha mais ovo sim amanhã elas botam até 9 ovos mas o normal e 5 isso varia de 1 ovo a 9 ovos depende da condiçao do casal más vai dando noticias ai. se passar uns 5 dias e não aparecer mais e porque encerrou a postura. Mas tem o caso da ovoscopia pra ver se tem filhote nos ovos se foram galados acontece casos da primeira postura nao estar galados mas pode tambem todos estarem. E feita depois de uns 8 dias que ela encerra a postura. Pra não se desgastarem chocando os ovos se não estiverem galados. Apartir do dia que ela começa a chocar os primeiros ovos o primeiro filhote nasce entre 21 a 23 dias mas vai se orientando ai tudo dara certo blz..

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, cilene1234 disse:

Bom dia, @Danielli cuidado a fêmea ainda vai fazer 1 ano no final de outubro. Muito nova para iniciarem postura, há perigo de ovo preso, e para o casal inexperiência de cuidar direito dos ovos choca o ideal é ambos terem sina de 18 meses, mais cada caso um caso, coloque urgente na gaiola osso de siba, cálcio,  racao extrusada, em fartura, sementes farinhada, ovo cozido todos os dias, e todos os legumes e frutas que puder dispor....serragem urgente no ninho, ajuda a manter os ovos aquecidos e evita o impacto dos pais diretamente nos ovos cada vez que sentam em cima, e depois que os filhotes nascerem ajuda a mantê -los aquecidos e retém as fezes longe dos mesmos, boa sorte mande noticias....haaaa se quiser dar por 7 dias una suplemento aminoácido ou vitamina na água e de grande valia, via sorte!!

Mais eu posso mexer no ninho pra coloca serragem agora?? Ela não vai abandonar ??

Vou providenciar essas coisas...mais será que é melhor separar os dois depois que passar essa ninhada? Já que ela é tão novinha ?

Obrigada pela atenção!!!

2 horas atrás, Apolo e lailo disse:

Elas botam um dia sim e outro não. pode ser que venha mais ovo sim amanhã elas botam até 9 ovos mas o normal e 5 isso varia de 1 ovo a 9 ovos depende da condiçao do casal más vai dando noticias ai. se passar uns 5 dias e não aparecer mais e porque encerrou a postura. Mas tem o caso da ovoscopia pra ver se tem filhote nos ovos se foram galados acontece casos da primeira postura nao estar galados mas pode tambem todos estarem. E feita depois de uns 8 dias que ela encerra a postura. Pra não se desgastarem chocando os ovos se não estiverem galados. Apartir do dia que ela começa a chocar os primeiros ovos o primeiro filhote nasce entre 21 a 23 dias mas vai se orientando ai tudo dara certo blz.

2 minutos atrás, Danielli disse:

Mais eu posso mexer no ninho pra coloca serragem agora?? Ela não vai abandonar ??

Vou providenciar essas coisas...mais será que é melhor separar os dois depois que passar essa ninhada? Já que ela é tão novinha ?

Obrigada pela atenção!!!

Nossa...eu não sabia que botavam intercalado. Mais essa ovoscopia é aquela que põe na luz...não sei se vou saber ver se tem feto...vou tentar qdo ela parar de botar!

Vou dando notícias!! 

Obrigada!!

Link para compartilhar
Share on other sites

29 minutos atrás, Danielli disse:

Mais eu posso mexer no ninho pra coloca serragem agora?? Ela não vai abandonar ??

Vou providenciar essas coisas...mais será que é melhor separar os dois depois que passar essa ninhada? Já que ela é tão novinha ?

Obrigada pela atenção!!!

Nossa...eu não sabia que botavam intercalado. Mais essa ovoscopia é aquela que põe na luz...não sei se vou saber ver se tem feto...vou tentar qdo ela parar de botar!

Vou dando notícias!! 

Obrigada!!

E mais e uns 8 dias depois olha ai o grafico

images 1.jpg

Não precisa separar o casal já formaram um casal. o certo e por o ninho depois de um ano de vida. mas já aconteceu tudo vai dar certo o caso do seu não e o primeiro como são pais iniciantes as vezes você vai ter que ajudar eles de alguma forma. mais isso ai você vai estudando e aprendendo aqui com o pessoal do forum. Ai depois que os filhotes fazer um mês ou sair do ninho. você tira o ninho tem casal que com trinta dias tá colocando os filhotes pra fora do ninho pra botar de novo. mas uma choca em cima da outra pode desgastar muito eles o certo e tirar o ninho dai depois de uns meses coloca de novo os meus quando chocarem vou deixar só fazerem no maximo duas por ano blz.. vai nos dando noticias ok

Link para compartilhar
Share on other sites

Amiga não faça ovoscopia ainda, não É necessário,e só irá extressar o casal novato agora, sobre a serragem se tiver um momento em que ambos se ausentem  do ninho, coloque neste momento se não, existe uma tática que ate Bruno sotero  ensinou, abra a gaiola e coloque alguma bandeja do lado externo com legumes farinhada algo que gostem para comerem, muitas vezes da certo....

Concordo com amigo, Apollo e lailo, não precisa separar o casal, apenas não coloque ninho sem idade suficiente para reprodução, digo isso pois eles costumam a cruzar a partir de 8 meses, mas ainda são novatos e ficam mesmo só no treino.....kkkkkk

Editado por cilene1234
Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, Danielli disse:

Mais eu posso mexer no ninho pra coloca serragem agora?? Ela não vai abandonar ??

Vou providenciar essas coisas...mais será que é melhor separar os dois depois que passar essa ninhada? Já que ela é tão novinha ?

Obrigada pela atenção!!!

Nossa...eu não sabia que botavam intercalado. Mais essa ovoscopia é aquela que põe na luz...não sei se vou saber ver se tem feto...vou tentar qdo ela parar de botar!

Vou dando notícias!! 

Obrigada!!

Sabe...tô preocupada. Ela fica fazendo uns movimentos como se estivesse vomitando..mais não sai nada. Será q ela está bem ? 

Nao consigo fazer ela sair do ninho de jeito nenhum. Os ovos estão sujos.. não sei se ponho a serragem ou não. Pq nessa foto ainda não estão tão sujos...mais da parte da tarde pra noite ela está mto esquisita e passou o ovo tudo na sujeira. 

Oq eu faço ?

IMG_20170813_185146438.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Não e vomitando ela tá fazendo um sinal de defesa do ninho e normal esse comportamento. deixa elas de boa marca a data ai do primeiro ovo e de quando ela começou a chocar conta 21 dias do inicio do começo do choco. vai começar a nascer os filhotes se todos estiverem galados nasce na mesma sequencia que botaram de dois em dois dias. Dai  você da uma olhada rapida todo dia pra ver se tem mais ovos ou como está. Mas tenta por maravalha vai colocando de pouco que eles ajeita um pouco a cada dia abre o ninho e coloca com a mão um punhado  quando for dar a olhada pra ver como está. Esquece a ovoscopia se passar de 25 dias do inicio do choco e não nascer deixe mas uns 3 dias e descarte os ovos ai na procima dara certo. se nascer uns e outros não pode deixar os ovos que não nasceu por mais uns dias bom que os filhotes apoiam neles uns dias até ficarem mais espertos. mas tomara que nasce todos ai se uns não nascer quando for fazer a primeira limpeza no ninho que só se faz depois de uns dias que nascerem. ai como vão crescendo faz com mais sequencia que vai sujar mais. quando estão botando e chocando nào precisa fazer a limpeza. Evite estar mechendo muito pode quebrar os ovos ou abandonarem. e é mais facil quebrar sem maravalha. Aumenta a alimentação que vai dar tudo certo essas são as informações necessarias de inicio. Ok vai nos informando ai certo valew...

9 minutos atrás, Apolo e lailo disse:

Não e vomitando ela tá fazendo um sinal de defesa do ninho e normal esse comportamento. deixa elas de boa marca a data ai do primeiro ovo e de quando ela começou a chocar conta 21 dias do inicio do começo do choco. vai começar a nascer os filhotes se todos estiverem galados nasce na mesma sequencia que botaram de dois em dois dias. Dai  você da uma olhada rapida todo dia pra ver se tem mais ovos ou como está. Mas tenta por maravalha vai colocando de pouco que eles ajeita um pouco a cada dia abre o ninho e coloca com a mão um punhado  quando for dar a olhada pra ver como está. Esquece a ovoscopia se passar de 25 dias do inicio do choco e não nascer deixe mas uns 3 dias e descarte os ovos ai na procima dara certo. se nascer uns e outros não pode deixar os ovos que não nasceu por mais uns dias bom que os filhotes apoiam neles uns dias até ficarem mais espertos. mas tomara que nasce todos ai se uns não nascer quando for fazer a primeira limpeza no ninho que só se faz depois de uns dias que nascerem. ai como vão crescendo faz com mais sequencia que vai sujar mais. quando estão botando e chocando nào precisa fazer a limpeza. Evite estar mechendo muito pode quebrar os ovos ou abandonarem. e é mais facil quebrar sem maravalha. Aumenta a alimentação que vai dar tudo certo essas são as informações necessarias de inicio. Ok vai nos informando ai certo valew...

Na primeira limpeza descarta os que não nascer. e os ovos sujos e normal

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...