Jump to content

Mãe arrancando penas das asas dos filhotes


Paaaam.nascimento
Ir para a solução Resolvido por V. Ferreira,

Posts Recomendados

Olá pessoal, tenho um casal de calopsitas mansas que tiveram sua primeira ninhada. São 2 filhotes que já estão com mais de 30 dias e saíram pela primeira vez do ninho hoje, tentaram dar umas bicadinhas na comida que eu deixo para os pais (que levam o alimento para os babys). Eu os observo todos os dias e hoje quando fui vê-los, o filhote mais Velho estava com as asas machucadas e com penas arrancadas, um pouco depois eu percebi que a mãe tbm estava na mesma situação e percebi que foi ela própria que fez isto, pq o bico da mesma está meio sujo de sangue e ela está meio agressiva, ela não é assim. Gostaria da ajuda de vocês, isto tem a ver com o fato dos filhotes terem saído do ninho ? Devo separa-los ?! Segue em anexo, a foto da asa da fêmea. 

IMG_4014.JPG

Editado por Paaaam.nascimento
Link para compartilhar
Share on other sites

Esse problema é muito comum em psitacídeos, principalmente em papagaios.
Essa possível auto mutilação pode ser causado por várias motivos, principalmente por: Estresse e péssima alimentação/nutrição.Pode ser causado também por parasita. internos/externos, Comece mudando a alimentação. Forneça uma alimentação mais diversificada, eu forneço ração extrusada com um mix de sementes, agora vou fornecer sem girassol, forneça Grit, osso de siba, verduras, frutas, legumes. então esse pode ser o motivo más igual a amiga falou nós filhotes pode ser esse motivo más nela mesmo ou ela machucou. então observe pra ver se ela vai continuar se automutilando blz....

Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Apolo e lailo disse:

Esse problema é muito comum em psitacídeos, principalmente em papagaios.
Essa possível auto mutilação pode ser causado por várias motivos, principalmente por: Estresse e péssima alimentação/nutrição.Pode ser causado também por parasita. internos/externos, Comece mudando a alimentação. Forneça uma alimentação mais diversificada, eu forneço ração extrusada com um mix de sementes, agora vou fornecer sem girassol, forneça Grit, osso de siba, verduras, frutas, legumes. então esse pode ser o motivo más igual a amiga falou nós filhotes pode ser esse motivo más nela mesmo ou ela machucou. então observe pra ver se ela vai continuar se automutilando blz....

Aparenta Dela mesma ter arrancado as penas pq o bico Dela estava meio sujo. Eu comecei a diversificar a alimentação deles mais um pouco, eu dava mistura de sementes e couve, e agora ou ovo e milho cozidos, não consegui dar mais nada a eles pq eles não comem, eles são bastante seletivos para alimentação. Mas ficarei observando se ela vai continuar se automutilar e caso dê continuidade eu a levo no veterinário. E também farei o que a amiga de cima falou, vou separa-los para evitar ela que ela faça isso com o filhote Tbm. Muito obrigada pelo auxílio. 

4 horas atrás, MJujulieta disse:

Boa tarde!. Os pais já não reconhecem como filhotes. Já são "concorrentes". Você já pode separar os filhotes. 

Boa tarde. Eu irei fazer isso sim. Eles já comem sozinhos e estão crescendo bem. E irei observar para saber se a mãe vai continuar se machucando. Muito obrigada pelo auxílio.

Link para compartilhar
Share on other sites

@Paaaam.nascimento boa noite. Tenho dois casais de calopsitas onde as fêmeas começaram a arrancar as penas. Uma arrancava dos filhotes e outra arrancava do macho. Elas sempre começaram pelas penas da cabeça.

No seu caso eu apostaria em pânico noturno. As vezes as minhas se espantam a noite e começam a se debater pelas gaiolas. Quando é de manhã uma ou outra está exatamente igual a sua e as vezes tem sangue pela gaiola e potes de raçao.

Se você não viu ela arrancando as penas dos filhotes investigue o que eu sugeri, pois as minhas arrancavam as penas em diversos momentos e eu vi várias vezes . Outro detalhe é que quando as minhas arrancavam não sangrava igual quando é pânico noturno.

Boa sorte. 

Editado por Toninho
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Também achei que está mais para pânico noturno. As penas das pontas das asas são as que mais machucam. Ela está com o bico sujo de sangue pois deve ter tentado arrancar um pena que estava incômoda/dolorida. Ela pode estar estressada tanto pelo susto ou por estar com dor na asa. Eu não separaria.

Editado por V. Ferreira
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...