Jump to content

Outra calopsita encontrada!!!


jmnunes
Ir para a solução Resolvido por jmnunes,

Posts Recomendados

Olá pessoal, tudo bem?

Vou contar para todos entenderem. Eu moro na região da campanha no RS, moro na cidade, mas meu vizinho (casa do lado da minha) tem outra casa pra fora. Hoje (29/08/2017) ele foi de manhã na casa dele no interior, fica a 30km daqui. E ele achou a calopsita da foto em uma árvore, os gatos estavam querendo pega-lo e esse vizinho salvou, segundo ele. Como sabe que tenho calopsitas trouxe para mim e me "deu".

Acontece que pela minha pouca experiência, parece-me um filhotão. Manso, me bicou mas não apertou, e após eu ter colocado ele/ela no viveiro, ele/ela já está dando a cabeça para eu coçar. Notei também que está cortado as penas das asas e do rabo, das asas entendo pra não voar, mas do rabo estou até agora tentando imaginar porque. O que vocês acham pessoal, qual a idade desta ave e o sexo dele? P.S. Sei que isso só saberei com exame de sexagem mas gostaria de opiniões.

Tentei localizar pra lá alguém que tenha perdido calopsita mas é muito difícil. O que fazer

P_20170829_163024-1.jpg

P_20170829_163038-1.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

18 minutos atrás, jmnunes disse:

Olá pessoal, tudo bem?

Vou contar para todos entenderem. Eu moro na região da campanha no RS, moro na cidade, mas meu vizinho (casa do lado da minha) tem outra casa pra fora. Hoje (29/08/2017) ele foi de manhã na casa dele no interior, fica a 30km daqui. E ele achou a calopsita da foto em uma árvore, os gatos estavam querendo pega-lo e esse vizinho salvou, segundo ele. Como sabe que tenho calopsitas trouxe para mim e me "deu".

Acontece que pela minha pouca experiência, parece-me um filhotão. Manso, me bicou mas não apertou, e após eu ter colocado ele/ela no viveiro, ele/ela já está dando a cabeça para eu coçar. Notei também que está cortado as penas das asas e do rabo, das asas entendo pra não voar, mas do rabo estou até agora tentando imaginar porque. O que vocês acham pessoal, qual a idade desta ave e o sexo dele? P.S. Sei que isso só saberei com exame de sexagem mas gostaria de opiniões.

Tentei localizar pra lá alguém que tenha perdido calopsita mas é muito difícil. O que fazer

P_20170829_163024-1.jpg

P_20170829_163038-1.jpg

Boa tarde!. Me parece uma fêmea Silvestre de mais de um ano.  O rabo está cortado por talvez desconhecimento da pessoa. Podia estar "esgarçado" e a pessoa cortou. Anuncie na rede social, mas não poste a foto. Se o dono aparecer pede para ele descrever e o principal detalhe será as penas do rabo cortadas. Se você tiver calopsita, não misture com as suas. Deixe essa ave de quarentena. Pois pode ter problema de saúde. Caso for ficar com ela, deixe-a de quarentena e realize os exames.

Editado por MJujulieta
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Parece ser filhote mesmo, não tem como precisar a idade, ela é da mutação silvestre. Parece ser um macho silvestre, pois está com vários cantos da cara amarelando, embora algumas fêmeas também tenham um amarelo mais acentuado, a diferença é que o amarelo delas não irá cobrir totalmente o rosto (bochechas), enquanto que o do macho ficará todo amarelo. Mais um ou dois meses poderá ter certeza do sexo, sem necessidade da sexagem, quando acabar a muda de pena o rostinho dela entregará o sexo.

Link para compartilhar
Share on other sites

@MJujulieta então o problema com o lugar que ela foi encontrada é que é um lugar onde há mais pessoas de idade (fazendas, campanha, propriedades de terra grande) e dificilmente usam internet, não pela idade, mas creio que nem tenha sinal naquela região. Mas vou anunciar. Obg!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Agora, jmnunes disse:

@MJujulieta então o problema com o lugar que ela foi encontrada é que é um lugar onde há mais pessoas de idade (fazendas, campanha, propriedades de terra grande) e dificilmente usam internet, não pela idade, mas creio que nem tenha sinal naquela região. Mas vou anunciar. Obg!

Então fique com ela, se achar por bem. Se soltá-la capaz de morrer.

Link para compartilhar
Share on other sites

@RodrigoM eu não tenho certeza da idade, mas ele/ela deu aquele piado característico de filhote. Posso estar enganado claro. Mas já criei dois filhotes na papa por isso achei o piado bem semelhante quando eles eram novinhos. Se for filhote já está comendo sozinho e já é manso.

Link para compartilhar
Share on other sites

9 minutos atrás, MJujulieta disse:

Boa tarde!. Me parece uma fêmea Silvestre de mais de um ano.  O rabo está cortado por talvez desconhecimento da pessoa. Podia estar "esgarçado" e a pessoa cortou. Anuncie na rede social, mas não poste a foto. Se o dono aparecer pede para ele descrever e o principal detalhe será as penas do rabo cortadas. Se você tiver calopsita, não misture com as suas. Deixe essa ave de quarentena. Pois pode ter problema de saúde. Caso for ficar com ela, deixe-a de quarentena e realize os exames.

Posso estar enganada quanto ao sexo, mas parece muito a minha Rosinha.

Link para compartilhar
Share on other sites

Siga tudo o que @MJujulieta disse das medidas protetivas. Você não sabe a procedência dele. O meu palpite é um macho com menos de 6 meses... se não quiser fazer sexagem, aguarde no máximo 6 meses.. se entrar na muda e a face ficar toda amarela é macho, se continuar assim é fêmea!

Eu não dou sorte em encontrar calopsitas rsrs. Conheço várias pessoas que tem calopsitas "achadas", mas nunca aconteceu comigo. Mesmo que a dona aparecesse seria bem legal eu encontrar alguma na rua :D (pelo menos para mim, não para dona).

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Minha Frida foi achada na varanda. :D Se for macho ele vai cantar com 3 meses. Acho que deve esperar. Eu faço um teste com espelho. Pra mim não falha, se vc quiser tentar, deixe um espelho a disposição. O macho estufa o peito e canta, a fêmea olha mas não encara. 

Link para compartilhar
Share on other sites

@Leo Ribeiro essa é a terceira calopsita comigo que é encontrada. As outras consegui devolver, pois eram de pessoas da cidade! Essa pela distância acho pouco provável. Mas já coloquei anúncio nas redes sociais da minha cidade. Vamos ver se alguém aparece e descreve ela/ele exatamente como ela/ele é.

Segue mais duas fotos para demonstrar como a ave é mansa.

P_20170829_192909-1.jpg

P_20170829_192909-1.jpg

P_20170829_192953-1.jpg

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Que carinhosa essa calopsita!. Realmente é bem mais nova, os pés são mais claros. Foi realmente um achado. Li um artigo que o Balthazar escreveu e uma das características do Silvestre macho,é que no rosto perto da bochecha se intensifica a psicitacina( esse alaranjado da bochecha). Realmente, da minha Rosinha é um laranja apagado e do Gegê era  bem intenso. 

9 minutos atrás, MJujulieta disse:

Que carinhosa essa calopsita!. Realmente é bem mais nova, os pés são mais claros. Foi realmente um achado. Li um artigo que o Balthazar escreveu e uma das características do Silvestre macho,é que no rosto perto da bochecha se intensifica a psicitacina( esse alaranjado da bochecha). Realmente, da minha Rosinha é um laranja apagado e do Gegê era  bem intenso. 

Leiam o texto, que legal e esclarecedor.

 

Editado por MJujulieta
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

@Milton Shoiti então acho que ele/ela é novinha, ontem pensei que ela estava comendo, mas estava apenas esgravatando a comida. Agora dei papa, mas ele/ela está relutante pra comer papa, mas com paciência está comendo 5ml. Vou dar nos três horarios (manhã, tarde e noite). Vamos ver o que vai dar né!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...