Jump to content

Saúde x reprodução


André Dias

Posts Recomendados

Boa tarde a todos do Fórum.

Tenho um casal de calopsitas que ainda está terminando de cuidar de seus filhotes. Quando o último filhote saiu do ninho o removi. Passou dois dias depois que removi o ninho e a fêmea colocou um ovo e desde lá já tem 3 ovos. Ainda não os joguei fora. O que acham que devo fazer? Deixar o casal chocar novamente e colocar o ninho ou jogar os ovos fora? 

Estou com dó de ter que jogar fora pois eles são bons pais e ótimos reprodutores todos os ovos que colocam sempre estão 100% galados. O problema é por conta do desgaste, visto que estão saindo de uma ninhada de 5 filhote e emendar outro choco fico preocupado, mas por outro lado ela já colocou os ovos e talvez vá colocar mais. O que acham?

@Isabella Dejuli @Guilherme Carli @LRVN

Editado por André Dias
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde, @André Dias. Eu não deixaria o casal chocar novamente...justamente por conta do desgaste. O choco por si só judia muito...alimentar os filhotes então! Eu, particularmente, descartaria os ovos o quanto antes. Você pode providenciar uma chocadeira caseira também (não aconselho, é muito difícil tratar filhote na papa desde o primeiro dia de vida), mas é uma saída. 

O correto é tirar três ou quatro crias no ano, se não me engano é isso...mas lógico, sempre com intervalos!!!!!

Vamos aguardar a opinião dos amigos. 

Abraços 

Link para compartilhar
Share on other sites

Duas crias consecutivas vão desgastar seu casal absurdamente, eles provavelmente dariam conta mas as custas da saúde deles. A imunidade cai muito. 

Espera a fêmea botar todos os ovos e retire todos de uma vez, de preferencia antes da ave dormir, facilita a adaptação. Retirar um ovo de cada vez ou retirar conforme ela bota aumenta chances de reposição dos ovos, o que desgasta muito a fêmea. 

Reforce a alimentação dos pais agora e o intervalo ideal entre uma ninhada e outra é de 4 meses. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Andre, seguira o conselho dos amigos, é muito desgastante a emenda de cria, acaba literalmente com a saúde da ave, tive experiencia ruim de emenda de postura, pagando caro com a vida da mãe e sobrecarregando o macho que criou os filhotes sozinho. Não tenha dó dos ovos pois ainda não tem vida, mas dos pais que devem se recuperar pra uma nova postura. boa sorte!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 anos depois...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...