Jump to content

Farinha de carne


V. Ferreira

Posts Recomendados

Boa noite gente.

Vim só para falar da minha experiência com um alimento que contém na composição "farinha de carne". Tenho um periquito fêmea que eu estava para levar na vet já há algum tempo, pois ela apresenta a região da cloaca inchada e arroxeada, sem falar do crescimento descontrolado do bico. Levei em um vet, acreditando que por este ter sido criador de periquitos e canários, entendia o que podia estar acontecendo. Ele simplesmente "enrolou" e não disse o que era, e ainda torturou a pobrezinha, lixando o bico grosseiramente e machucando um cantinho do bico dela. Sim, nunca mais levarei ela novamente a este lugar. Então a tarde passada, levei na veterinária que confio, esta sendo especialista em aves. A Kita foi diagnosticada com enterite grave e doença crônica no fígado, estando com um hematoma importante no abdome. O crescimento descontrolado do bico se dá por conta da doença hepática. A grande causa? Uma farinhada que ela come e ama, fica minutos no potinho se deliciando - "papa de ovo da Pássaro Forte". Levei esta farinhada e um pacote de sementes Super Cria, que são as únicas coisas que não são das marcas Megazoo e Nutrópica que forneço para minhas aves. Na mesma hora que ela lê o rótulo, encontra o "erro". Ela comenta que deveria ser crime a fabricação de alimento com farinha de carne para  aves que não são para o abate... que certas marcas tem um zootecnólogo como responsável, este que basicamente é "especialista" em alimentação para gado, suínos e aves de corte. Ela recomendou jamais fornecer alimentos que tenham esse ingrediente na composição. Espero conseguir salvar minha ave e alertar para que isso não aconteça com nenhuma outra. Devido à gravidade do caso, a vet pediu retorno em 7 dias para avaliar o andamento do tratamento. Recomendou também que eu fornecesse alimentos como por exemplo abobrinha e pepino, que vão auxiliar na digestão dela.

Editado por V. Ferreira
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Um compartilhamento importante @V. Ferreira

Um erro comum nos proprietários de ave é confundir excesso de alimento (proteína, sementes, etc) como algo saudável e nutritivo. E acham lindo uma ave gordinha.

Aves de gaiolas tendem a passar o dia comendo porque é uma das poucas coisas que ela tem disponível pra fazer, por isso, a alimentação deve ser controlada e monitorada, deve-se controlar o consumo de determinadas sementes e até de determinados alimentos. A doença hepática é uma das principais em aves hoje em dia e maioria dos proprietários não tem consciência de leva-las ao veterinário, geralmente vão pro balcão de um petshop e voltam pra casa com um antibiótico e um polivitamínico e terminam de matar a ave. 

No seu caso a responsável foi a farinhada que continha um ingrediente absurdo, mas outras farinhas fazem o mesmo efeito, o consumo de sementes gordas fazem o mesmo efeito e o consumo de outros alimentos afetam outras áreas e assim por diante. 

Tive aves que sofriam de hepatopatia e nefropatia, sei como é sofrido. Hoje eu e o veterinário delas e dos mais de 50 canários que tenho, conseguimos manter a qualidade de vida deles, depois de penar muito pra aprender o que se encaixava ou não pra eles. 

Eu sou contra o uso de qualquer tipo de farinhada, salvo em exceções, aves doentes ou época de reprodução. E nem nas extrusadas eu posso dizer que confio, fiz experiências em casa e sei que minhas aves vivem melhor sem ela também.

Melhoras para sua pequena. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...