Jump to content

Amansar / cortar as asas


sabrinaasv
Ir para a solução Resolvido por sabrinaasv,

Posts Recomendados

Gente, 

Ganhei uma calopsita. Ela é/está muito assustada.

Eu pesquisei sobre como deixar ela mais mansa, mas para isso eu tenho que deixar que ela saia da gaiola e conviva conosco. 

Até aí, ok. Só que eu também li que temos que cortar as asinhas, pra que ela não saia se machucando ou até fuja.

O que me deixa com dúvida é: eu corto as asas logo, mesmo com ela assustada? Será que eu não vou traumatizar a bichinha, já que eu terei que tirar ela a força da gaiola? Ou eu deixo ela começar a se acostumar com o ambiente antes?

Até pra colocar comida ela fica louca de medo. Tô sem saber também como fazer essa troca de água/comida sem que ela se assuste tanto, pq ela fica muito estressada.

Ah, a gaiola não é aquela que se abre toda, infelizmente.

Aceito dicas, sugestões... Abraços.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu costumo aparar as penas das asas assim que a pego já que por ser arisca ela  tem medo das mãos e admito que ao pegar se elas conseguirem agarrar uma das mãos com o bico, a bicada será dolorida, por isto, se ela estiver voando tente não solta lá antes que apare as penas corretamente, pois a mesma pode fugir ou se acidentar, depois de aparar apenas deixe-a na gaiola para se adaptar ao local, depois disto adapte ela a sua voz é por aí vai espero ter ajudado

Link para compartilhar
Share on other sites

10 minutos atrás, Phrp disse:

Eu costumo aparar as penas das asas assim que a pego já que por ser arisca ela  tem medo das mãos e admito que ao pegar se elas conseguirem agarrar uma das mãos com o bico, a bicada será dolorida, por isto, se ela estiver voando tente não solta lá antes que apare as penas corretamente, pois a mesma pode fugir ou se acidentar, depois de aparar apenas deixe-a na gaiola para se adaptar ao local, depois disto adapte ela a sua voz é por aí vai espero ter ajudado

Entendi... Então é melhor fazer isso logo, pra que ela fique solta sem maiores riscos, né?

Obrigada!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Não e uma tarefa facil pra quem não tem costume elas bicam muito forte quando são ariscas. más e só não ficar com medo das bicadas eu mesmo não tenho medo de amansar mais ou pegar elas mesmo quando e brava demais eu acabo por vencer a bravesa delas podem bicar que eu não estou nem ai. Más logo elas amansam e só dedicar que elas correspondem tem umas que são mais facies e outras mais dificies vai do temperamento de cada blz... más vai nós atualizando ok.....

Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, sabrinaasv disse:

Entendi... Então é melhor fazer isso logo, pra que ela fique solta sem maiores riscos, né?

Obrigada!

Exatamente, depois disto é só ter paciência para amansar, cada pessoa tem seu método para amansar, mas quaisquer dúvidas sinta se à vontade  pra perguntar. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

 

15 horas atrás, Apolo e lailo disse:

Não e uma tarefa facil pra quem não tem costume elas bicam muito forte quando são ariscas. más e só não ficar com medo das bicadas eu mesmo não tenho medo de amansar mais ou pegar elas mesmo quando e brava demais eu acabo por vencer a bravesa delas podem bicar que eu não estou nem ai. Más logo elas amansam e só dedicar que elas correspondem tem umas que são mais facies e outras mais dificies vai do temperamento de cada blz... más vai nós atualizando ok.....

Atualizo sim... Nesse feriado vou cortar a asinha e dar uma atenção maior a ele... Obrigada!

12 horas atrás, Phrp disse:

Exatamente, depois disto é só ter paciência para amansar, cada pessoa tem seu método para amansar, mas quaisquer dúvidas sinta se à vontade  pra perguntar. 

Obrigada! :) 

Link para compartilhar
Share on other sites

Consegui cortar as asinhas ontem. Tive que pegar ele "a força" da gaiola, já que ele é muito assustado. E como fiquei com medo de machucá-lo com o pano e com a imobilização do pescocinho, tive que aguentar umas boas bicadas. Meus dedos estão inchados até agora. kkkkk

De ontem pra hoje deixei ele solto, reconhecendo o ambiente. Ele não quis sair do quarto, mas deu umas andadinhas por lá. Comeu fora da gaiola, só não vi ele bebendo água, o que me deixou preocupada. Principalmente pq eu não consigo colocar ele de volta na gaiola, sem que eu pegue e o assuste novamente. (a gaiola tem uns pezinhos e é alta, tenho que improvisar algo pra ele subir). 

Ele ainda está assustado, mas um pouco menos do que nos outros dias. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

25 minutos atrás, Apolo e lailo disse:

Agua eles bebem pouco mesmo agora de pegar poêm o dedo pra ele subir se não subir pega ele logo ele acostuma e para de bicar....

Será que ficar pegando à força não vai traumatizar ele não?

Link para compartilhar
Share on other sites

@sabrinaasv agora para você acostuma lo com você e fazer ele perder o medo de sua mão, faça o seguinte toda vez que ele sair da gaiola você pega o poleiro da gaiola e com ele no chão faça o subir no poleiro depois que ele subir no poleiro encoste o poleiro em seu ombro e vagarosamente vá aproximando a mão de apoio para perto dele assim ele irá correr para seu ombro, para tirar ele do ombro use o poleiro também, logo após ele acostumar a subir no poleiro tente transitar fazer lo do poleiro ele ir sem perceber para sua mão. Acredite funciona muito bem 

Link para compartilhar
Share on other sites

@Phrp Obrigada pela dica!

Vou tentar. Ele está aos poucos pegando confiança em mim. Vou aguardar mais uns dias pra fazer isso.

No final de semana eu comprei uma outra calopsita, para fazer cia a ele, já que eu trabalho durante o dia e não fico muito em casa. Ela é um pouco menos arisca, já deixou que eu encostasse nela algumas vezes, mas ainda foge.

Os dois se acostumaram no mesmo dia. Um graça...

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Tive um grande avanço com a calopsita nova. Ela estava fugindo de mim e por acaso acabou subindo em meu braço na agonia. Ela percebeu onde estava, mas não saiu. Acho que ganhou um pouco de confiança. Nessa hora, aproximei minha outra mão e fiz uns carinhos nela. Acho que ela gostou.

Depois que ela saiu, foi comer. Eu me aproximei novamente e ela deixou que eu fizesse carinho novamente enquanto ela comia.

O outro ainda está mais arisco.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...