Jump to content

Amansar os periquitos


Diego_na_nett
Ir para a solução Resolvido por MJujulieta,

Posts Recomendados

Galera eu tenho um casal de periquitos que quero amansa-los e poder tira-los para fora da gaiola e ficar com eles no dedo.
Porém ainda estou no processo de amansamento, cheguei num ponto que não vejo mais progreso :(
 

A femeá vem na minha mão comer (dentro da gaiola), porém qualquer movimento brusco ou tentar se aproximar ela já voa.
O macho não vem na mão, porém pega sementes dos meus dedos, e deixa eu acaricia-lo.
Mas ambos não vem no dedo ou na mão sem 'incentivo'.

Estou pensando em trazer a gaiola para o meu quarto, proteger lugares pequenos onde eles possam ficar presos, e o solta-los. Deixar livres por um tempo e depois tentar aproximação. Será que é boa ideia? tenho medo de assusta-los demais e perder todo o amansamento até entao.
Alguém já fez isso???

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 weeks later...

É difícil mesmo.

Também sou dona de primeira viagem de dois periquitos (dois machinhos) e depois de um ano com eles, eu entendi que:

- Os periquitos muito dificilmente demonstrarão o mesmo afeto que calopsitas e agapornis. Eles são muito na deles e não fazem questão do contato humano. Portanto é difícil sim conseguir que eles venham por conta própria até você. Nota: não sei dizer se tal contato só é possível com um periquito de personalidade específica e mais carinhosa ou se dá para ensiná-los.

- Ter um periquito que come na sua mão e não bique com força é um bom avanço de amansamento. É difícil conseguir mais do que isso.

Minhas experiências com meus dois pequenos:

- Inicialmente eu estava cortando as asas deles e eles não queriam sair de jeito nenhum da gaiola para explorar. Eu parei de cortar as asas e percebi que eles têm arriscado mais para fora da gaiola quando deixo a portinha aberta (lembrando de sempre manter a sala toda fechada quando eu abro a porta da gaiola). Parece que aumentou a confiança deles.

- Eles odeiam ficar no chão ou em lugar baixo. Se eu tirar a gaiola da visão deles, eles optam por ficar em meus ombros pois sou a “última opção” que é melhor que ficar no chão. Eles chegam a carisiar meus cabelos, mas continuam parecendo um pouco tensos enquanto estão fora da gaiola.

- Eu parei de tirá-los a forca Da gaiola, exceto raras excessões. Por isso estou tentando acostuma-los a saírem da gaiola por conta própria.

- Eu sempre troco o pote de comida na mesma hora (pela manhã) e eles sempre estão com fome nesse horário. Nos últimos dois meses eu comecei um teste de fazê-los relacionar minha mão com comida: Eu deixo meu dedo próximo deles (no começo com boa distância) e se eles ficassem próximos por 5 segundos eu dava um pouquinho de semente. Aproximo dedo, 5 segundos, sementes, repito isso algumas vezes todo dia no mesmo horário. Levou umas duas semanas para eles começarem a relacionar A com B. Ainda assim estou tentando me controlar e aproximar o dedo  bem sutilmente, conto 5 segundos e dou comida. Recentemente estou tocando bem de leve o dedo na barriga deles uma vez e dou as sementes e assim espero acostuma-los com o contato físico pelo menos.

Cara é isso que eu tenho para contar. O importante é entender que não dá para ter a mesma expectativa que um periquito vai ser como uma calopsita.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Bom dia!. Amansar um periquito ou uma Calopsita que não seja bebê é difícil. Exige paciência. Todo pássaro é imprevisível, não confie deixá-lo solto sem o aparo das penas de vôo. Eles são assustados mesmo. Isso se chama instinto. É da ave.  Você está no caminho certo e se já comem na sua mão e aceita carinho, já está bem adiantado no processo. Continue e obterá sucesso!.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...