Jump to content

Filhote cabeça torta


Thami
Ir para a solução Resolvido por Deh31Dih,

Posts Recomendados

Olá pessoal! nasceram quatro filhotes da minha Calopsita recentemente, porém um dos bebês (com aproximadamente 7 dias agora) está com a cabeça/pescoço torta(o) pro lado. Ele não fica com a cabeça reta como os outros. Alguém sabe o eu pode ser isso? O que devo fazer nesse caso? Obrigada a todos! 

*amanhã anexo uma foto dele aqui.

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite Thami, pode ser que ele ainda não tenha forças pra levantar a cabeça, cada um tem o seu tempo, eu to com um filhote que ficava assim tb, a mãe não queria cuidar, fica de  olho pra ver se ela cuida, e devagar ele vai ganhando forças, o que tem mais penas tem dois dias de diferença e é muito maior que o outro, boa sorte e  parabéns pelos filhotes

20170915_014736.jpg

20170915_014731.jpg

20170911_135933.jpg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Nunca vi um caso desse antes, certamente uma má formação, pois um pescoço quebrado levaria qualquer um a óbito dependendo da fratura, claro, ou até mesmo ficar tetraplégico, algo que envolve a coluna. 

Observa se ele vai receber alimento dos pais, acredito que esteja por conta da quantidade no papo. 

Ele vai viver assim e vai se adaptar do jeito que for melhor pra ele. Vai aprender a se virar. 

Você tem um bebê especial, cuide dele! 

 

  • Gostei 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Tenho um caso igual o seu que tratei recentemente. Ele era tão torto quanto o seu... só que era um filhote dos meus canários, no começo os pais alimentavam ele, mas ele foi ficando tão torto que pararam... eu fiquei com muita pena e resolvi criar ele na papa. Depois disso ele se desenvolveu e o torto diminui a certo ponto que possibilitou ele a viver. Fiquei muito feliz, porque achava que eu estava prolongando que ele sofresse no futuro já que não iria conseguir se alimentar sozinho. Mas hoje em dia ele se vira super bem sozinho e está ótimo, ainda tortinho, mas tá levando rsrs

IMG_20170130_073750524.jpg.a9ec63de3300ef149e69a59c91a3aa34.jpg

Só sobrou essa foto dele torto, um pouco maior já é menos torto.

IMG_20170205_183801623.jpg.68983ace0405f982c34dfe31e7145bcf.jpg

Já essa foto ele estava praticamente bom da coluna torta. O local do desvio ficou preto, e até hoje é preto, como se fosse um hematoma.

... Quando o seu era bem filhote, se colocasse no pescoço aquelas espumas grossas que usam para fixar a pata de filhotes aleijadinhos, acho que ele teria ficado menos tortinho.

Mas agora acho que não vai adiantar muito, cuide dele até o máximo que puder. Boa sorte!!

 

Editado por Leo Ribeiro
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite!

Nossa, nunca vi algo assim. Como o Guilherme citou, deve ser má formação. A região do pescoço é flexível ou não dá pra virar e colocar na posição correta? Se for flexível, você poderia improvisar algo para fixar na posição correta e utilizar cálcio para fazer com que os ossinhos crescecem da maneira certa. Realmente é um anjinho especial, vai requerer muita atenção, paciência e amor é claro. Torcendo por ele! 

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Pessoal!

Nessa ninhada tivemos 4 bebês, e sem motivo aparente, 3 dos bebês morreram nos últimos dias. O único que ficou foi esse do pescocinho torto.

Guilherme, os pais continuam alimentando ele, mas tenho reforçado com a papinha.

Leo, espero que o meu se adapte também, confesso que estou com medo de como será a vida dele. Mas ele tem sido forte, está bem e é bastante guloso.

Iasmim, a região do pescoço é flexível sim, quando vou alimenta-lo eu o seguro na posição normal, ele não reclama. Tentei por um molde de espuma parecido com um que um bebê meu usou uma vez nas patinhas que nasceram tortas, mas não funcionou muito bem e eu removi.

Estive pensando em leva-lo ao veterinário, pra ver se existe algo que possa ser feito por ele. Vocês acham que vale a pena? 

Não sei como posso transportar um bebê tão pequeno, frágil e ainda no ninho.

Enfim, obrigada a todos pelos comentários e pelo apoio. Qualquer novidade eu volto aqui pra avisar a vocês.

Beijos a todos.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

@Thami o que você descreveu são sintomas de consanguinidade. Talvez seja uma mera coincidência, mas é exatamente essas coisas que porém acontecer... Bebês morrem do nada e os que sobrevivem são os deficientes. Força para você e para o pequeno guerreiro também.

Se você achar que o veterinário é realmente competente e não um que vai te falar coisas que você já sabe, eu acho uma boa.

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite! 

Quantos dias o filhote tem? Se você voltar a colocar o molde, o pescoçinho ficará na posição normal, tem que aproveitar enquanto os ossinhos estão em desenvolvimento e flexíveis pois a medida que ele irá crescer, os ossos irão endurecer mais ao ponto de ficar irreversível. Mas o certo é levar a um veterinário pois ele saberá fazer um molde adequado.

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite.

Thami, o caso da sua ave parece muito com o caso da calopsita Estrelinha.

Lembro que a Estrelinha é de alguma dona de página de calopsita no Facebook. Mas não me lembro qual a página. Então joguei no Google "calopsita estrelinha" e achei essa explicação:

ESTRELINHA - Veja a sua história....
Apresento a vocês a minha linda Estrelinha, por que este nome tão lindo??

Simples....a Estrelinha é portadora de uma má formação devido a falta de rotação dos ovos dentro do ninho por número excessivo dos msm a serem chocados, 8 no total.

O que é Opistótono?
O opistótono é uma condição na qual o corpo é mantido em uma posição normal, mas a cabeça é jogada para tras. Geralmente vem acompanhado com algum problema neurológico, devido a má formação, ou seja, é um problema embrionário e não genético.

Estrelinha ja foi ao seu medico veterinário Dr Andre Sena, o qual a diagnosticou. Esta tomando um remédio para melhorar a irrigação sanguinea e nutrir o cérebro.

Em menos de uma semana ja houve uma melhora, digamos, de 50%.
Nas primeiras fotos no dia em que chegou de araruama, dia 17/08/13, pode-se observer a cabecinha totalmente virada para tras, e nas fotos atuais tiradas no dia 23/08/13, reparem a melhora.

Não esta 100%, mas estou muito otimista quanto a sua cura, e msm que não fique totalmente curada, p mim será sempre a minha gostosura de Estrelinha.

*Dos 8 ovos chocados, 7 nasceram.

Duas ninhadas distintas, onde houve abandono dos pais ao choco e vendo que os ovos estavam todos fertilizados, foram passados aos pais de "criação".

20170921_221618.png

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Iasmim Vieira Ele tem 15 dias.
@Lala Nossa, muito obrigada por me contar essa história! Vou providenciar o veterinário pra ele o mais rápido possível! Mas a veterinária só atende as quintas-feiras. Por aqui é difícil achar veterinários de aves. Espero que ele/ela possa ter uma melhora assim como a da Estrelinha.

Obrigada pessoal!

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite, pessoal!

O bebê está bem, na medida do possível. Ele esteve na veterinária e ela solicitou um raio-x.

Fora a cabecinha torta, ele está bem, os pais o alimentam muito bem e a veterinária também disse que tirando isso ele está bem.

Agora precisamos aguardar pra ver o que poderá ser feito...

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 anos depois...

Boa tarde! 

Estou com um recém nascido (2 dias) de calopsita que não está mais sustentando o peso de pescoço, fica com o pescoço o tempo todo pra baixo, quase na posição fetal e as asinhas para cima como se estivesse tampando os olhinhos. Ele nasceu normal, mas ontem à noite parece que começou a regredir e está nessa posição, ele está se alimentando normalmente, estamos dando papinha pq os pais abandonaram o ninho.

A postura foi de 5 ovos, um nasceu dia 29 e o outro dia 30, o segundo está mais espertinho e até nasceu maior, é minha primeira experiência com aves e estou bem perdida. 

Com as pesquisas no Google cheguei até aqui, gostaria de saber se alguém pode ajudar. 

Obrigada

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Agora, Thays 06 disse:

Boa tarde! 

Estou com um recém nascido (2 dias) de calopsita que não está mais sustentando o peso de pescoço, fica com o pescoço o tempo todo pra baixo, quase na posição fetal e as asinhas para cima como se estivesse tampando os olhinhos. Ele nasceu normal, mas ontem à noite parece que começou a regredir e está nessa posição, ele está se alimentando normalmente, estamos dando papinha pq os pais abandonaram o ninho.

A postura foi de 5 ovos, um nasceu dia 29 e o outro dia 30, o segundo está mais espertinho e até nasceu maior, é minha primeira experiência com aves e estou bem perdida. 

Com as pesquisas no Google cheguei até aqui, gostaria de saber se alguém pode ajudar. 

Obrigada

 

Talvez seja o mesmo caso da pessoa que criou este post, em 2017. Dê uma lida nas postagens logo acima. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...