Jump to content

Olho inchado após briga


AlineLima
Ir para a solução Resolvido por sabrinaasv,

Posts Recomendados

Oi oi, pessoa! Me ajuda por favor!
Dois dos meus machos tiveram uma boa briga por uma fêmea no dia 15/09 e um deles levou a pior. Eles estavam soltos mas mesmo assim brigaram. Tô totalmente sem grana pra veterinário. Estou com uma calopsita isolada em tratamento para Micoplasma e uma cadelinha que acabou de fazer cirurgia.. estou pagando essas contas e não tenho de onde tirar dessa vez..


Snow teve 3 penas arrancadas mas o canhão está rente a pele e não consigo remover - estanquei o sangue; ele tb está com o olho esquerdo inchado, irritado e não sei se seria o caso de prolapso de canal lacrimal. Estou fazendo compressas de soro gelado no olho afetado. Acho que melhorou alguma coisa embora não esteja nem perto do normal; Ele também tem um pequenino corte na parte inferior do bico bem rente à pele. Além disso tudo, tb percebi alteração no bico em si. Ele está separado dos demais. Dou mix de sementes Super Cria sem girassol, extrusada Bambito, ossiba, pedra de cálcio, farinhada CC Parrots, farinha de ostras, ovo cozido, milho, couve, enfim... não sei pq o bico dele está com essa aparência estranha, meio torto, sei lá. Não sei o que fazer!

Ele está se alimentando normalmente e está com 80g (peso normal dele que sempre foi magrinho).
Será que na briga ele pode ter voado e batido com o bico ou pode ser de briga anterior e eu não percebtido, sei lá? Esses dois estão brigando sempre que ficam soltos, por isso eu pretendia vender o Snow neste fds.. por isso e pq preciso reduzir as aves e os custos.
Só com a calopsita isolada já atingi R$ mais de 1000 gastos em tratamento.
As fotos com ele enrolado são de 16/09, dia seguinte à briga.

Que eu faço?

 

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg

7.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, AlineLima disse:

Oi oi, pessoa! Me ajuda por favor!
Dois dos meus machos tiveram uma boa briga por uma fêmea no dia 15/09 e um deles levou a pior. Eles estavam soltos mas mesmo assim brigaram. Tô totalmente sem grana pra veterinário. Estou com uma calopsita isolada em tratamento para Micoplasma e uma cadelinha que acabou de fazer cirurgia.. estou pagando essas contas e não tenho de onde tirar dessa vez..


Snow teve 3 penas arrancadas mas o canhão está rente a pele e não consigo remover - estanquei o sangue; ele tb está com o olho esquerdo inchado, irritado e não sei se seria o caso de prolapso de canal lacrimal. Estou fazendo compressas de soro gelado no olho afetado. Acho que melhorou alguma coisa embora não esteja nem perto do normal; Ele também tem um pequenino corte na parte inferior do bico bem rente à pele. Além disso tudo, tb percebi alteração no bico em si. Ele está separado dos demais. Dou mix de sementes Super Cria sem girassol, extrusada Bambito, ossiba, pedra de cálcio, farinhada CC Parrots, farinha de ostras, ovo cozido, milho, couve, enfim... não sei pq o bico dele está com essa aparência estranha, meio torto, sei lá. Não sei o que fazer!

Ele está se alimentando normalmente e está com 80g (peso normal dele que sempre foi magrinho).
Será que na briga ele pode ter voado e batido com o bico ou pode ser de briga anterior e eu não percebtido, sei lá? Esses dois estão brigando sempre que ficam soltos, por isso eu pretendia vender o Snow neste fds.. por isso e pq preciso reduzir as aves e os custos.
Só com a calopsita isolada já atingi R$ mais de 1000 gastos em tratamento.
As fotos com ele enrolado são de 16/09, dia seguinte à briga.

Que eu faço?

 

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg

7.jpg

Bom dia!. Isso não é devido a briga. É uma doença e se chama clamidiose. Existe tratamento e vai ter que ser via veterinário mesmo. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 16/09/2017 at 08:01, MJujulieta disse:

Bom dia!. Isso não é devido a briga. É uma doença e se chama clamidiose. Existe tratamento e vai ter que ser via veterinário mesmo. 

Se for doença mesmo, não seria a Micoplasmose?
Eu acho que o Snow pode ter passado para meus pássaros Micoplasma.. quando iniciei o tratamento para a Lilica, o veterinário disse que não trataria os demais pq todos estavam assintomáticos. Eu contei pra ele que o Snow veio de um amigo cerca de 2 meses antes de iniciar o tratamento da Lilica e que Snow tinha escolhido a Lilica para acasalar. Esse vet fez tudo quanto é exame (raio-x, ultrassonografia, exame de sangue, de fezes... o tratamento já está em mais de R$ 1200) e disse que ela estava com Micoplasma.. Eu contei que todos os meus pássaros ficam juntos e soltos e questionei se deveríamos tratar todos pq poderiam estar assintomáticos nos exames e tal.. mas agora percebo que deveria ter tido alguma orientação para pelo menos preventivo. Acabei de achar na net um artigo com remedio como preventivo para Micoplasmose, coisa que ele nunca me disse. 

Devo replicar o tratamento da Lilica nos demais pássaros? Evitar mais problemas. Não vejo razão para fazer check-up em todas as aves por duas razões: 1. o exame pode dar falso negativo e 2. é sabido que foram expostos ao patógeno.

Editado por Sandra Gomes
Citação de medicamentos
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

18 horas atrás, AlineLima disse:

Se for doença mesmo, não seria a Micoplasmose?
Eu acho que o Snow pode ter passado para meus pássaros Micoplasma.. quando iniciei o tratamento para a Lilica, o veterinário disse que não trataria os demais pq todos estavam assintomáticos. Eu contei pra ele que o Snow veio de um amigo cerca de 2 meses antes de iniciar o tratamento da Lilica e que Snow tinha escolhido a Lilica para acasalar. Esse vet fez tudo quanto é exame (raio-x, ultrassonografia, exame de sangue, de fezes... o tratamento já está em mais de R$ 1200) e disse que ela estava com Micoplasma.. Eu contei que todos os meus pássaros ficam juntos e soltos e questionei se deveríamos tratar todos pq poderiam estar assintomáticos nos exames e tal.. mas agora percebo que deveria ter tido alguma orientação para pelo menos preventivo. Acabei de achar na net um artigo com  remedio como preventivo para Micoplasmose, coisa que ele nunca me disse. 

Devo replicar o tratamento da Lilica nos demais pássaros? Evitar mais problemas. Não vejo razão para fazer check-up em todas as aves por duas razões: 1. o exame pode dar falso negativo e 2. é sabido que foram expostos ao patógeno.

CLAMIDIOSE- Procure um veterinário para medicar a ave e não pela internet. Nem todo tratamento que serve para um vai ser o ideal para a sua ave. Cada ave tem um peso diferente e isso influencia no tratamento quando a dosagem. Se a outra tem Mycoplasmose, provavelmente as outras também. Assim como a clamidiose. 

IMG_1549.PNG

Link para compartilhar
Share on other sites

 

12 horas atrás, MJujulieta disse:

CLAMIDIOSE- Procure um veterinário para medicar a ave e não pela internet.

Na internet eu vi que isso no olho do Snow pode ser da Micoplasmose. Moça, eu já disse que não tenho como levar em veterinário pq, infelizmente, não tenho mais de onde tirar dinheiro para consulta e remédios. Te mostro o extrato da minha conta e só tenho R$100! Nem consultar dá pq aqui a consulta é R$ 160, isso em dia de semana pq final de semana é mais caro.. logo, consigo comprar remédio e somente isso! Com sua ajuda ou com a ajuda da internet.. não tenho nenhuma outra opção se eu quiser salvar o pássaro. 
Para ajustar a dose para o tratamento dos demais pássaros, eu faria a regra de 3.. mas estou pesquisando a respeito e vou oferecer o  remédio que são preventivos de Micoplasmose.

Link para compartilhar
Share on other sites

Aline,

Acredito que o veterinário deveria ter te dado uma base sobre a transmissão. Porque uma vez que a calopsita foi exposta, as chances de transmissão são muito altas! Esperar ficar doente para medicar? Tem o tempo de incubação e se tratado no início é melhor para ave. Sei tambem que quando aves de plantel pegam alguma doença, o tratamento é feito para todas, independente de sintomas.

Sei que no momento você está passando por uma situação difícil, e você está de parabéns por estar fazendo tudo o que pode.

Tente falar com algum outro Vet, que seja amigo seu, ou amigo de amigo, ou então procura no Facebook por aqueles grupos regionais de Calopsitas, lá a galera tem Facebook de veterinários. Muitos têm coração bom e ajudam, pelo menos para lhe dar uma luz. Não tome nenhuma decisão sem antes pesquisar bastante.

Boa sorte.

Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Leo Ribeiro disse:

Aline,

Acredito que o veterinário deveria ter te dado uma base sobre a transmissão. Porque uma vez que a calopsita foi exposta, as chances de transmissão são muito altas! Esperar ficar doente para medicar? Tem o tempo de incubação e se tratado no início é melhor para ave. Sei tambem que quando aves de plantel pegam alguma doença, o tratamento é feito para todas, independente de sintomas.

Sei que no momento você está passando por uma situação difícil, e você está de parabéns por estar fazendo tudo o que pode.

Tente falar com algum outro Vet, que seja amigo seu, ou amigo de amigo, ou então procura no Facebook por aqueles grupos regionais de Calopsitas, lá a galera tem Facebook de veterinários. Muitos têm coração bom e ajudam, pelo menos para lhe dar uma luz. Não tome nenhuma decisão sem antes pesquisar bastante.

Boa sorte.

Exato, concordo!

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 17/09/2017 at 12:53, Leo Ribeiro disse:

Aline,

Acredito que o veterinário deveria ter te dado uma base sobre a transmissão. Porque uma vez que a calopsita foi exposta, as chances de transmissão são muito altas! Esperar ficar doente para medicar? Tem o tempo de incubação e se tratado no início é melhor para ave. Sei tambem que quando aves de plantel pegam alguma doença, o tratamento é feito para todas, independente de sintomas.

Sei que no momento você está passando por uma situação difícil, e você está de parabéns por estar fazendo tudo o que pode.

Tente falar com algum outro Vet, que seja amigo seu, ou amigo de amigo, ou então procura no Facebook por aqueles grupos regionais de Calopsitas, lá a galera tem Facebook de veterinários. Muitos têm coração bom e ajudam, pelo menos para lhe dar uma luz. Não tome nenhuma decisão sem antes pesquisar bastante.

Boa sorte.

Obrigada, Leo!
Realmente o veterinário pecou em diversos quesitos já que não me alertou sobre a questão de reprodução e tampouco quis tratar o plantel preventivamente. O veterinário já está encerrando o tratamento da Lilica e nem sequer falou nada sobre ciclos de tratamento para manter inativa a micoplasmose, coisa que o Bruno já me explicou. Estou em contato com Bruno Sotero (canal no youtube) e ele está me auxiliando bastante. Vou tratar o plantel todo para Micoplasmose com  e manter Snow e Lilica isolados até que estejam assintomáticos para que possam voltar ao convívio dos demais.

Ps.: O olho do Snow já está ficando bem melhor 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite!

Aline, parabéns pelo cuidado. As vezes é fácil falar "leve a ave ao veterinário" porém sem saber a real condição financeira da pessoa no momento. Sim, é o mais indicado mas temos que usar o bom senso e tentar ajudar com nossas experiências. Alguns vão dizer "se não tem condições de criar, não tenha uma ave" mas não funciona assim, imprevistos acontecem com quaisquer pessoas, a Aline relatou todo o empenho dela, obviamente é uma pessoa dedicada para com suas aves. 

Outra ponto, antes de afirmar que é uma determinada coisa, suponha e faça perguntas. Eu mesma quando acho que é clamidia, pergunto logo das fezes/secreções nasais/peso e olhos. Tive uma calopsita que todos os dias acordava com a segunda membrana do olho grudada, só desgrudava quando eu aplicava o colírio e assim foi por um mês, o antigo dono dela havia feito todo o chekup antes da venda e como é meu amigo, eu acreditei e de fato, não era clamidia, somente o tempo muito seco que estava afetando os olhos.

Essa pele pode sim ter sido por causa de uma briga então não é legal assustar a pessoa. Sugerir hipóteses sim! É válido, afirmar não. Como já disseram Aline, o tratamento deve ser feito em todos. Monitore o peso de todos também, fique de olho em alterações nas fezes e procure ver os olhos das outras calopsitas pois se for clamidia e as mesmas estiverem com sistema imunológico baixo, não irá demorar para aparecer os sintomas. 

O Snow, pela foto, aparenta estar bem gordinho. Estou na torcida pelos seus pequenos, vai dar tudo certo! 

 

  • Gostei 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada pelo apoio, @Iasmim Vieira! Condições de cuidar eu até tenho.. o que nunca me ocorreu é que mais de um dos meus bichos me dessem tantas despesas ao mesmo tempo! E a gente tá em crise, né! Não tá fácil pra ninguém!

Lilica foi minha primeira ave e nunca medi esforços por ela, muito menos pelos demais. Ano passado ela quase morreu por giardia e o tratamento também não foi barato. Na minha família já tive tantas críticas pq acham que o pássaro não vale o investimento e o cuidado. Um pássaro similar custa R$ 100 e já gastei mais de R$ 1200 em cada uma das duas ocasiões. Mas quem ama é que sabe o quanto vale cada bichinho e, principalmente, quanto consegue levantar em $ pra cuidar. Esse ano novamente Lilica está dando trabalho e ao mesmo tempo, minha poodle resolveu me assustar. Ao menos já descobri que de infarto elas não me matam! kkk

Vou conseguir uma graninha extra daqui uns 10 dias, então farei o checkup e trocarei de veterinário pq esse está deixando a desejar e, muito! Até lá preciso manter o Snow bem ou se aguentando ao menos!

O tratamento das demais aves eu começo amanhã. Fiquei muito chateada pelo veterinário preferir me fazer passar por perrengue ao invés de prevenir crises me ajudando a tratar todos preventivamente e levantando a imunidade deles. É uma pena! Mas é assim mesmo, cada experiência com eles me ensina mais. Estou anotando tudo que estou passando e vou colocar num blog pq esse tipo de coisa a gente só passa por falta de informação. Calopsitas: cada dia um aprendizado!
 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...
Em 17/09/2017 at 23:23, Iasmim Vieira disse:

Boa noite!

Aline, parabéns pelo cuidado. As vezes é fácil falar "leve a ave ao veterinário" porém sem saber a real condição financeira da pessoa no momento. Sim, é o mais indicado mas temos que usar o bom senso e tentar ajudar com nossas experiências. Alguns vão dizer "se não tem condições de criar, não tenha uma ave" mas não funciona assim, imprevistos acontecem com quaisquer pessoas, a Aline relatou todo o empenho dela, obviamente é uma pessoa dedicada para com suas aves. 

Outra ponto, antes de afirmar que é uma determinada coisa, suponha e faça perguntas. Eu mesma quando acho que é clamidia, pergunto logo das fezes/secreções nasais/peso e olhos. Tive uma calopsita que todos os dias acordava com a segunda membrana do olho grudada, só desgrudava quando eu aplicava o colírio e assim foi por um mês, o antigo dono dela havia feito todo o chekup antes da venda e como é meu amigo, eu acreditei e de fato, não era clamidia, somente o tempo muito seco que estava afetando os olhos.

Essa pele pode sim ter sido por causa de uma briga então não é legal assustar a pessoa. Sugerir hipóteses sim! É válido, afirmar não. Como já disseram Aline, o tratamento deve ser feito em todos. Monitore o peso de todos também, fique de olho em alterações nas fezes e procure ver os olhos das outras calopsitas pois se for clamidia e as mesmas estiverem com sistema imunológico baixo, não irá demorar para aparecer os sintomas. 

O Snow, pela foto, aparenta estar bem gordinho. Estou na torcida pelos seus pequenos, vai dar tudo certo! 

 

Oi, Iasmim,

Posso te fazer algumas perguntas?

 

Ganhei duas aves em setembro. Depois de algumas semanas que elas estavam comigo, reparei que o olhinho delas estava com a mucosa um pouco inchada. Fiz algumas pesquisas na internet e vi que conjuntivite pode ser um dos sintomas de clamidiose. 

Elas não apresentam nada mais além desse olhinho estranho. Comem bem, brincam, estão ativas, fezes ok.

Fomos ao Veterinário semana passada. Hoje retornamos e coletamos uma amostra pra o exame citológico. 

O vet disse que pode ser ácaro e outras coisas, mas quer descartar a clamídia. 

Eles estão na muda, por isso receitou um suplemento pra colocar na água. Estou usando desde semana passada. 

Você que já esteve em uma situação parecida, acha que mesmo ela não apresentando nenhum outro sintoma pode ser a clamídia? Estou muito angustiada com isso. 

Depois dessas duas aves, eu adquiri uma outra, mais nova, que ficou com eles por menos de 1 semana, até que o vet mandou que deixasse eles separados. (Depois que percebi que eu deveria ter feito a quarentena.) Será que a outra ave se infectou se for clamídia?

 

Obrigada,

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite @sabrinaasv. Teria como postar fotos dos olhinhos delas? Por ai tem muito mosquito? Muitas vezes o inchaço é por picadas contínuas de mosquito. Há quanto tempo elas estão assim? Já avaliou o peso? Aguarde pelos exames de fezes.

Geralmente quando é clamidia e começa a aparecer os sintomas, não vem somente um e sim todos de uma vez. Um sintoma só não confirma uma doença até porque quando a ave começa a aparentar conjuntivite por clamidia, é porque já está avançado e acompanha secreções nasais (espirros frequentes), letargia e fezes verdes com urina e/ou urato tingido de verde ou amarelo. E sim, se for caso de clamidia, todas estão infectadas e o tratamento deve ser feito em todos. Espero que não seja, torcendo por vocês. 

Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Iasmim Vieira disse:

Boa noite @sabrinaasv. Teria como postar fotos dos olhinhos delas? Por ai tem muito mosquito? Muitas vezes o inchaço é por picadas contínuas de mosquito. Há quanto tempo elas estão assim? Já avaliou o peso? Aguarde pelos exames de fezes.

Geralmente quando é clamidia e começa a aparecer os sintomas, não vem somente um e sim todos de uma vez. Um sintoma só não confirma uma doença até porque quando a ave começa a aparentar conjuntivite por clamidia, é porque já está avançado e acompanha secreções nasais (espirros frequentes), letargia e fezes verdes com urina e/ou urato tingido de verde ou amarelo. E sim, se for caso de clamidia, todas estão infectadas e o tratamento deve ser feito em todos. Espero que não seja, torcendo por vocês. 

Iasmin, aqui tem muito mosquito, sim. Onde moro tem muito Mato, e nessas últimas semanas esquentou o tempo e ai aumentou.

O urato está branco, mas a urina percebo que quando tem eh levemente amarelinha/verde, as vezes...

Vejo eles espirrando as vezes, um dia que tavam perto de uma porta de vidro vi umas gotículas que saiu do espirro. Mas não fica com secreção escorrendo e tal...

received_1382329085219527.jpeg

received_1382329468552822.jpeg

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, sabrinaasv disse:

Iasmin, aqui tem muito mosquito, sim. Onde moro tem muito Mato, e nessas últimas semanas esquentou o tempo e ai aumentou.

O urato está branco, mas a urina percebo que quando tem eh levemente amarelinha/verde, as vezes...

Vejo eles espirrando as vezes, um dia que tavam perto de uma porta de vidro vi umas gotículas que saiu do espirro. Mas não fica com secreção escorrendo e tal...

received_1382329085219527.jpeg

received_1382329468552822.jpeg

amiga , separe eles :( , o olhinho não está nada bem :(

me perdoa se eu estiver errada , espere respostas dos mas experientes , um abraço 

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia!

@sabrinaasv a urina sempre tem que ser incolor, sempre! Se identificar que a urina está vindo com cor, tem algo errado.. Pode ser por problemas hepáticos causados por infecções. O olhinho não está bom mesmo e logo nas duas calopsitas, é complicado. Minha fêmea que morreu por clamidia começou com o olhinho assim e depois piorou muito ao ponto de dificultar a abrir e passar para o outro olho, em uma semana de tratamento ela faleceu. O resultado dos exames sai quando? O veterinário é especializado em aves?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...