Jump to content

Penas quebradas


Lidia
Ir para a solução Resolvido por MJujulieta,

Posts Recomendados

Oi gente

A maioria das penas do rabo da minha calopsita quebraram antes dele ter a primeira muda de penas, acontece que ele já teve a muda e as penas não caíram, só caíram duas e já nasceram inclusive, as outras quebradas continuam lá. Mês que vem ele vai fazer 1 ano de idade... É normal isso? Ainda vão cair? Pois já vi muitas calopsitas que caíram todas as penas na primeira muda :/ 

Link para compartilhar
Share on other sites

É normal isso.

Reforce a alimentação dele. Penas quebradiças pode ser for falta de vitamina ou erro genético. Veja com um veterinário.

Quando há troca de penas, não quer dizer que todas as penas da ave irão ser substituídas. Caso contrário a ave ficaria meses trocando ou teria que ficar pelada. Gradativamente, a cada troca de penas, acontece a mudança. 

 

Editado por MyGirl
Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, MyGirl disse:

É normal isso.

Reforce a alimentação dele. Penas quebradiças pode ser for falta de vitamina ou erro genético. Veja com um veterinário.

Quando há troca de penas, não quer dizer que todas as penas da ave irão ser substituídas. Caso contrário a ave ficaria meses trocando ou teria que ficar pelada. Gradativamente, a cada troca de penas, acontece a mudança. 

 

Ah sim, obrigada por responder.

Ele se alimentava mal quando pequeno acho que por isso quebraram. Hoje ele já se alimenta melhor, come verduras e frutas. Só me preocupou não cair a maioria das penas o rabo ainda, da asa já trocou...

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Lidia disse:

Ah sim, obrigada por responder.

Ele se alimentava mal quando pequeno acho que por isso quebraram. Hoje ele já se alimenta melhor, come verduras e frutas. Só me preocupou não cair a maioria das penas o rabo ainda, da asa já trocou...

Filhotes tem mais propensão a quebra de penas, mas quando adultos isso diminui muito. Não se preocupe. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

20 horas atrás, Lidia disse:

Oi gente

A maioria das penas do rabo da minha calopsita quebraram antes dele ter a primeira muda de penas, acontece que ele já teve a muda e as penas não caíram, só caíram duas e já nasceram inclusive, as outras quebradas continuam lá. Mês que vem ele vai fazer 1 ano de idade... É normal isso? Ainda vão cair? Pois já vi muitas calopsitas que caíram todas as penas na primeira muda :/ 

Boa noite!. Para o crescimento de outras penas mais resistentes, você deve retirar essas esgarçadas e quebradas. Segure firmemente e puxe. Movimento bem rápido.

Editado por MJujulieta
Link para compartilhar
Share on other sites

19 horas atrás, MJujulieta disse:

Boa noite!. Para o crescimento de outras penas mais resistentes, você deve retirar essas esgarçadas e quebradas. Segure firmemente e puxe. Movimento bem rápido.

Mas são várias e são aqueles canhões grandes, morro de dó de tirar, tenho medo de sangramento também... É necessário mesmo? Não irão cair na próxima muda?

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Lidia disse:

Mas são várias e são aqueles canhões grandes, morro de dó de tirar, tenho medo de sangramento também... É necessário mesmo? Não irão cair na próxima muda?

Veja um exemplo na foto que vou postar. Ela ficará sem as penas do rabo, porém as esgarçadas e quebradas vão ter que ser retiradas para que outras nasçam no local. Se você tiver dó, sua calopsita ficará sem os bonitos rabos. Tire de uma ou duas no máximo por dia. Se tiver mais, deixe para outro dia. 

Nessa foto mostra a pena esgarçada que vai ter que ser retirada: 

Essa calopsita não é sua, somente um exemplo.

 

IMG_2488.PNG

Editado por MJujulieta
Link para compartilhar
Share on other sites

O meu tava assim todo rabico ele vai fazer 4 meses. dai arranquei todas as penas quebradas. pois na muda poderia acontecer dele não trocar todas. dai agora vai nascer antes da muda e facil de arrancar tenho uma femêa que vai fazer 8 meses dai arranquei também algumas que estavam quebrada....

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu não arranco nada do rabo, se tiver quebrada eu só corto a parte quebrada. Depois vai pousar e cai que nem batata no chão porque não tem controle do pouso sem as penas do rabo. 

Principalmente se tiver bem enraizada no rabo. Se a raiz tiver bem vermelha, só vai sangrar. 

Depois da uma olhada nas penas da asa de um filhote. Os tubos estão todos com vasos. 

Aqui eu apenas corto ou simplesmente deixo lá. Naturalmente cai e na próxima muda vem as novas. 

Editado por MyGirl
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução
10 horas atrás, MyGirl disse:

Eu não arranco nada do rabo, se tiver quebrada eu só corto a parte quebrada. Depois vai pousar e cai que nem batata no chão porque não tem controle do pouso sem as penas do rabo. 

Principalmente se tiver bem enraizada no rabo. Se a raiz tiver bem vermelha, só vai sangrar. 

Depois da uma olhada nas penas da asa de um filhote. Os tubos estão todos com vasos. 

Aqui eu apenas corto ou simplesmente deixo lá. Naturalmente cai e na próxima muda vem as novas. 

Bom dia!. O que faz pousar com segurança é a pena de vôo e não do rabo. E ao arrancar a pena do rabo, não há sangramento. 

Editado por MJujulieta
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...