Jump to content

Comportamento e saude


Kezia

Posts Recomendados

Olá,

Gostaria de ajuda por favor,na minha cidade não tem veterinário especializado;

Tenho uma Calopsita Macho mais o menos de 1 ano e meio na especie Canela pelas minhas pesquisas, ; então minha mãe pisou nele sem querer na quarta-feira, olhamos ele e não quebrou nada, depois disso ele ficou meio agressivo não voltou no banheiro aonde foi o local do acidente, e ficou muito quietinho e sonolento, liguei para um veterinário pelo que parece entende um pouco, ele disse que era para dar uma gotinha de dipirona no bico, então demos de 12hs em 12hs, por três dias, só que senti que ele não estava melhorando, então voltei com ele no sábado no veterinário e ele disse que ele estava normal a sonolência e a diarreia era normal devido ao dipirona, e a semente de girassol que ele gosta muito; e que provavelmente ele está entrando na muda de penas; então paramos de dar o dipirona, porém ele não voltou o que era, ele está mais quieto, as fezes está liquida cristalizada e meio verde, percebi que ele tem tomado muito água, está comendo, mas não como antes, acho que ele está dormindo muito, ele vive solto dentro de casa ele até passeia, canta um pouco, mais depois volta para gaiola de novo. Não sei o que pode tá acontecendo, se é devido a muda de pena, ou está traumatizado,ou alguma doença, estou preocupada com esse novo comportamento dele e com as fezes,

Teria como alguém me ajudar,

Desde já agradeço, 

Segue a foto mais recente dele, acho que é do mês passado,

20170524_213750-1.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Acho que vc deve procurar um veterinário especializado em silvestre. A urina cristalizada e a diarreia é um péssimo sinal. Dar dipirona para uma ave de 100g a cada 12h é muito. A proporção para humanos é 1gt por kg. Provavelmente está intoxicado.Veterinario urgente.

Link para compartilhar
Share on other sites

Além do que disseram os colegas acima, eu penso que você deveria rever essa questão de calopsita solta pelo chão da casa.

É muito bonitinho, mas é uma ave e não um cachorro. Foi a primeira vez, mas não será última. Sou totalmente contra aves que ficam presas o dia todo, mas assim é complicado.

Digo por experiencia própria.

O meu vivia solto pela casa. Inclusive tinha horror da gaiola, não entrava la nem para comer. Depois que quase pisaram nele decidi mudar. Agora, depois de meses, ele fica solto alguns períodos do dia, principalmente quando tem pouca gente em casa.

Editado por Rogério M.
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu tô achando normal. Vc deve observar o que ele tem comido. É normal as fezes ficarem moles ao comer ovo, algumas verduras como couve, espinafre tingem a urina de  verde e cenoura tbm altera a cor e consistência. Quando acontece isso eu deixo eles comendo só semente para ver se normaliza. Se  não melhorar é caso de veterinário. Aqui em casa é assim. E sobre ficar solta, eles tendem a comer porcaria mesmo. Inseto envenenado, parede, porta etc.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...
Em 03/10/2017 at 14:24, Kezia disse:

Olá,

Gostaria de ajuda por favor,na minha cidade não tem veterinário especializado;

Tenho uma Calopsita Macho mais o menos de 1 ano e meio na especie Canela pelas minhas pesquisas, ; então minha mãe pisou nele sem querer na quarta-feira, olhamos ele e não quebrou nada, depois disso ele ficou meio agressivo não voltou no banheiro aonde foi o local do acidente, e ficou muito quietinho e sonolento, liguei para um veterinário pelo que parece entende um pouco, ele disse que era para dar uma gotinha de dipirona no bico, então demos de 12hs em 12hs, por três dias, só que senti que ele não estava melhorando, então voltei com ele no sábado no veterinário e ele disse que ele estava normal a sonolência e a diarreia era normal devido ao dipirona, e a semente de girassol que ele gosta muito; e que provavelmente ele está entrando na muda de penas; então paramos de dar o dipirona, porém ele não voltou o que era, ele está mais quieto, as fezes está liquida cristalizada e meio verde, percebi que ele tem tomado muito água, está comendo, mas não como antes, acho que ele está dormindo muito, ele vive solto dentro de casa ele até passeia, canta um pouco, mais depois volta para gaiola de novo. Não sei o que pode tá acontecendo, se é devido a muda de pena, ou está traumatizado,ou alguma doença, estou preocupada com esse novo comportamento dele e com as fezes,

Teria como alguém me ajudar,

Desde já agradeço, 

Segue a foto mais recente dele, acho que é do mês passado,

20170524_213750-1.jpg

Quezia, me informa por gentileza o que vcs fizeram? 
ocorreu a mesma coisa cmg hoje 

pisei na minha sem querer e agora ela só dorme, dei dipirona mas só dorme e estou muito preocupada 

Link para compartilhar
Share on other sites

22 horas atrás, Yasmin magri disse:

Quezia, me informa por gentileza o que vcs fizeram? 
ocorreu a mesma coisa cmg hoje 

pisei na minha sem querer e agora ela só dorme, dei dipirona mas só dorme e estou muito preocupada 

Leve em um veterinário urgentemente!!! Calopsitas são animais frágeis, dependendo de onde você pisou e qual a força do pisão pode ter quebrado algum osso ou ter feito um ferimento interno. Levar em um veterinário é o melhor a se fazer. 

Independente de tudo deixe ela quieta. Se alguma coisa muito mais pesada te acertasse você não agiria normalmente, ela vai ficar um tempo meio sonolenta mas é ideal levar em um veterinário para saber se tem algum problema.

E não automedique sua ave!! Pode piorar tudo, ela pode se intoxicar. Ainda mais dipirona que é remédio de gente e tem quantidade certa por peso. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...