Jump to content

Calopsitas - tem como diferenciar um macho e uma fêmea silvestre com dois meses de vida?


Fernanda Ribeiro

Posts Recomendados

 Olá, boa noite!

 

 Eu gostaria de esclarecer algumas duvidas, mesmo sabendo que o correto mesmo é fazer a sexagem na ave.

Eu tenho um casal de calopsitas, um macho Arlequim Cinza e uma fêmea Pérola Canela, ambos produzem apenas as mesmas cores de filhotes, e até hoje os filhotes silvestres nasceram com todas as características de uma fêmea, penas cinzas escuras, rabo rajado e bochechas laranja fosco ( sem vida a cor), com semelhança do macho silvestre foram apenas os arlequins cinzas machos que o casal teve como filhotes.

Porém uma das crias de um silvestre do qual eu achava que era uma fêmea, o filhote nasceu com toda essas características, e eu vendi como fêmea, pois pelo o que eu pesquisei, talvez até mesmo errado, os pérolas e os arlequins pérolas é necessário a mudança de penugem para saber o sexo exato da ave, os silvestres, arlequins cinzas e lutinos é fácil perceber a diferença do sexo.

Enfim, a ave mudou drasticamente, ficou com o rosto mais amarelado, ela canta bastante e tenta acasalar com objetos da mesma forma que um macho. Existe há possibilidade de saber o sexo dos silvestres só após a mudança de pena? É regra, ou alguns conseguimos definir ainda filhotes entre um a dois meses de vida.

Segue as fotos abaixo:

Caso alguém possa me ajudar em relação a isso.

Essa calopsita é realmente uma fêmea, ou após a mudança de pena que deu para perceber o sexo?

ela têm os pés mesclados com preto e um pouco de rosado.

 

1das.jpg

2das.jpg

3das.jpg

4das.jpg

5das.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

E um macho silvestre esse ai com certeza.... os silvestres com dois meses as vezes já da pra diferenciar o sexo os machos pois já começam amarelar a cabeça e a cor da pinta e mais alaranjada..... o rabo dos filhotes são iguais as litras depois dos 6 meses o rabo do macho fica todo padrão blz.....

images (1) (3).jpg

images (3) (1).jpg

images (2) (1).jpg

E muito raro uma femêa cantar ela emite alguns piados ou mal um fiu fiu só ....os machos podem imitar varios cantos depois dos tres meses os machos já começam a cantar mesmo sendo outra mutação se começar a cantarolar muito já pode se saber que e um macho mesmo....ja tive um caso aqui em casa que um macho começou a cantar com 10 meses más umas duas vezes vi ele cantar muito bem nesse periodo dai depois que fez 10 meses canta direto....

images (1) (5).jpg

images (8).jpg

Editado por Apolo e lailo
Link para compartilhar
Share on other sites

Agora a da primeira foto tem que tirar mais umas fotos ai de costas lado frente mais nitidas que dai da pra saber melhor se e macho ou femêa agora o das outras 4 fotos e macho mesmo blz......

Os mais faceis de identificar o sexo são os silvestres e os perolas pois os machos silvestres ficam com a cabeça amarela e o rabo uniforme...... e o perola macho perde o perolado tanto como todo que e perola cara branca e normal agora o lutino e o mais dificil de diferenciar o sexo ok...

images (7).jpg

images.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

As fotos é da mesma calopsita, a primeira foto e quando ela tinha dois meses, e as outras e com 8 meses.. então ela mudou de pena, e so deu pra perceber se é macho ou fêmea com essa mudança né

Muito obrigada

Link para compartilhar
Share on other sites

Positivo más igual eu falei o machinho silvestre tem as bochechas mais alaranjadas e apartir de 2 meses já começa a mudanças nas penas da cara .....a femêa mantem a caracteristica da cara ficando cinza e as bochechas de um tom mais apagado ......os perolas machos depois de 2 meses também já começa a se modificar perdendo o perolado...... a femêa mantem o perolado... más o ideal pra vender ou doar ou formar casal em casa com o sexo correto seria a sexagem apartir de 30 dias já pode fazer a sexagem já estão empenados porque na verdade pra ter 100 % de certeza nessas mutações que e mais facil de identificar e apartir dos 6 meses mesmo e a natureza as vezes nós surpreende então a sexagem tiram todas as duvidas já com 1 mês de nascido blz......

Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, Apolo e lailo disse:

Positivo más igual eu falei o machinho silvestre tem as bochechas mais alaranjadas e apartir de 2 meses já começa a mudanças nas penas da cara .....a femêa mantem a caracteristica da cara ficando cinza e as bochechas de um tom mais apagado ......os perolas machos depois de 2 meses também já começa a se modificar perdendo o perolado...... a femêa mantem o perolado... más o ideal pra vender ou doar ou formar casal em casa com o sexo correto seria a sexagem apartir de 30 dias já pode fazer a sexagem já estão empenados porque na verdade pra ter 100 % de certeza nessas mutações que e mais facil de identificar e apartir dos 6 meses mesmo e a natureza as vezes nós surpreende então a sexagem tiram todas as duvidas já com 1 mês de nascido blz......

Obrigada!!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 anos depois...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...