Jump to content

Pai arranca pena de filhote mais fraco


Marialuiza

Posts Recomendados

Oi pessoal, sou "mãe" de primeira viagem, e o casal de calopsitas que tenho deu 2 filhotes. 

Infelizmente semana passada a mãe ficou bem doente (não sabemos pq) e morreu. Agora só o pai está alimentando os filhotes. Notamos que tem um que é mais fraquinho e menor, justamente esse o pai arrancou as penas da cabeça e pescoço. E quando fui ver o papo estava vazio de ambos. Tento dar comida ao menor e ele não aceita, não deixa, já o grande deixa. 

Me ajudem pois não sei o que faço :( será que separo do pai os dois ou deixo o pai alimentando (se é que ele vai alimentar) Os filhotes tem aproximadamente um mês. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Isso vai da natureza do pai, já tive situação semelhante em que a mãe veio a óbito e o viúvo acabou alimentando até certo período depois parou. Acho que você deve por enquanto deixar com o pai ficando de olho se começar a judiar é melhor você criar na papa, ajuda ele a alimentar e insista com o menor no começo é dificil mesmo. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Em 24/10/2017 at 16:56, Milton Shoiti disse:

Isso vai da natureza do pai, já tive situação semelhante em que a mãe veio a óbito e o viúvo acabou alimentando até certo período depois parou. Acho que você deve por enquanto deixar com o pai ficando de olho se começar a judiar é melhor você criar na papa, ajuda ele a alimentar e insista com o menor no começo é dificil mesmo. 

 

23 horas atrás, Rogério M. disse:

Se o pai não esta alimentando vê deve intervir sim. Insista na papa. Eles acostumam depois de um tempo.

Poste fotos para vermos como são os filhotes.

Muito obrigada! Ontem tirei o pai e o filhote menor para ver se ele dava de comer, mas o filhote engasgou com a comida do pai e acabou morrendo :/ tentamos fazer massagem no papo e na garganta dele, mas não  adiantou. Agora mais que nunca tenho receio em dar papinha para eles e acabarem engasgando. 

O pai agora está tirando as penas do maior, ele estava todo penado e foi do mesmo lugar (pescoço e cabeça) E ele continua dando comida ao filhote.

IMG_20171025_180204390.jpg

IMG_20171021_111702184(1).jpg

IMG_20171025_180141904.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Que situação complicada...

A única recomendação que tenho para de dar é que você tente já incentivar os filhotes a comerem sozinhos para dependerem menos no pai.

Procure oferecer alimentos macios tipo couve e milho. Aqui em casa foi sucesso quando era filhote.

Farinhada também ajuda bastante para eles aprenderem a comer.

Enquanto isso só observa se o pai vai continuar alimentando. Se ele parar você vai ter que intervir. Não tem jeito. Senão morrem de fome.

Vai dar tudo certo. Boa sorte!!!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...