Jump to content

Calopsita mansa ficou arisca do nada


Maria Carolina
Ir para a solução Resolvido por Milton Shoiti,

Posts Recomendados

Pessoal, preciso muito da ajuda de vocês. Tenho uma calopsita macho de 2 anos, eu peguei ele com 1 mês, tratei no bico, ele sempre foi uma fofura de tão doce. Ele assobia, canta, fala.... Ele mora num viveiro, porém sozinho... Mas sempre foi assim, só nós dois. Ele vai com todo mundo, um doce..... 

Acontece que de uns meses pra cá, ele ficou muito arisco. Eu assumo que me afastei um pouco, mas acontece que com a correria do dia a dia, não tem como vc dar toda a atenção do mundo, e viver em função disso. tão pouco tenho condições de comprar outra calopsita.

Então assim.... Eu consigo tira-lo da gaiola, ele sobe no meu dedo, deixa eu fazer carinho... ele voa pela casa (optei por não cortar as asas).... tudo certo até que DO NADA, ele endoida. Ele fica arisco, ele não vem quando eu chamo, ele não sobe no dedo, se eu insisto ele me agride. Ele abre as assas em forma de ataque e me bica para machucar e tirar sangue (coisa que ele nunca fez). Ele me ataca, bicando minha mão e voando para longe (mão que minutos antes fez carinho nele). 

comecei a perceber que acontece principalmente quando tento coloca-lo de volta na gaiola. Mas ele sempre viveu assim. um pouco solto, um pouco preso. Mas eu o solto por horas TODOS OS DIAS. Parece que agora, parece que ele se vê no direito de ficar solto e me machuca quando tento "guarda-lo". Coisa que antes, eu fazia numa boa. Eu dizia... "vamos pra gaiola?" ele subia no meu dedo, eu o levava até a gaiola e pronto, sem crise. 

Então, é isso, eu não sei o que fazer para parar com essa agressividade dele. Eu tiro ele da gaiola e é uma luta para coloca-lo de volta.

Espero que vocês me ajudem a sair dessa... 

Toda ajuda será bem vinda, cada pequena dica... kkkk
 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 months later...

Ola @Maria Carolina, aqui em casa temos 2 machos. E eu e minha esposa trabalhamos o dia inteiro. Saímos as 5:30 e voltamos somente as 19:30. Como eles ficam sozinhos o dia inteiro, fiz um esquema para eles entrarem e saírem a hora que eles quiserem da gaiola. Moro em apartamento que tem 2 quartos um é praticamente deles, deixo a janela aberta somente com o vidro fechado para entrar iluminação, e antes de sair abrimos a gaiola. Eles ainda são filhotes com uns 5 a 6 meses. Mas na medida do possível tentamos deixar eles bem à vontade. Para entrarem e sairem a hora que quiser da Gaiola. Deixo comida dentro e fora e água tbm. E quando chegamos do trabalho, sempre vamos la encher o saco deles hahahahaha. 

É bem legal, e bem natural. Tente fazer, ou achar um lugar para deixar ele solto. Ele vai se cansar sozinho, e quando for pra dormir acredito que ele vai numa boa? Igual os meus. 

Depois mando a foto do esquema que fiz com a gaiola para eles entrarem e sairem. 

Link para compartilhar
Share on other sites

@Rogério M.

Sim... resolvi meu problema com amor e paciência.

Peguei umas dicas na internet sobre amansar calopsita arisca, e fui reconquistando a confiança do Errow pouco e pouco.
Em 15 dias ele já estava bem mais tranquilo.... e agora, ja está normal como antes. 
Não me bica mais para machucar e nem me avança. ja voltou a ser o amorzinho que ele sempre foi!!!

Obrigada a todos pelas dicas. 

Bjooo

 

 

 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...