Jump to content

Alimentação no choco


kinhanick
Ir para a solução Resolvido por kinhanick,

Posts Recomendados

29om dia amigos, estou com um casal que esta chocando ovinhos e é sua primeira ninhada, a cada tres dias forneço ovo cozido e amassado com fuba e mucilon de arros e aveia, eles amam, porem gostaria de saber se apos os filhotes nascerem, eu posso continuar oferecendo assim mesmo, ou terei que comprar a papinha e misturar com o ovo, tambem ofereço outros alimentos, como sementes, ração extrusada, e folhas verdes.

Essa é a minha primeira vez, não vejo a hora dos meus bebes nascerem, faltam +ou- 2 semanas pois primeiro ovo ela colocou dia  29/06....

muito obrigada pela atenção.....

Link para compartilhar
Share on other sites

O problema de oferecer esses tipos de alimentos é que são pobres em vitaminas e não atendem as necessidades nutricionais do passaro. O fuba enche somente o estomago e o mucilon não foi feito para passaros e sim para bebês que possuem um peso totalmente diferente de um bebê de calopsitas ou até mesmo de uma adulta. Tem que ser fornecido alimentos próprios para eles, pois terão em sua composição tudo que necessitam para um crescimento saudável. Para os pais ofereça uma farinhada de sua escolha e para os filhotes compre uma papinha própria para calopsitas, existem várias opções de marcas e preços a venda no mercado que atenderão todas as necessidades nutricionais deles. Se optar a dar ovo cozido, espere os filhotes crescerem e estar se alimentando sozinho, pois esse pode vir a azedar no papo do filhote e causar papo estagnado.

Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada Célia, então essa receita de ovo com fuba e mucilon eu peguei aqui no antigo forum, e eles gostam muito, quando coloco farinhada industrializada eles não gostam ( geralmente coloco num potinho separado só a farinhada), mas sera que quando os filhotes nascerem  e eu continuar fazendo esse procedimento e os pais alimentares seus filhotes podera causar mal a eles? Poque eu vi aqui no forum algumas pessoas dizendo que quando nasce o filhote é necessario colocar ovo todo dia?...Obrigadinha....

Link para compartilhar
Share on other sites

Não vejo nenhum problema, muito pelo contrário, se as calopsitas aceitaram bem eu não alteraria, conheço muitos criadores que utilizam Mucilon / Farinha Láctea nas farinhadas caseiras, o fubá não acrescenta muita coisa, mas mal também não faz, e o ovo na minha opinião é indispensável na alimentação dos filhotes, rico em gorduras, nutrientes, e principalmente proteínas, in-natura é muito melhor que qualquer farinhada industrial, aqui em casa quando tenho filhotes, seja qual for a espécie, não deixo faltar o ovo nenhum dia.

Você só deve tomar cuidado com a higiene, a farinhada deve ser preparada fresca todos os dias, sendo oferecida no início da manhã e recolhida ao final da tarde, pois o ovo estraga, e não deve ser deixado de um dia para o outro.

 

 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Não existe o certo ou o errado, aqui no forum cada um trata o seu passaro da melhor forma que acha estar tratando. Eu particularmente não dou ovo cozido para elas, pois esses azedam e estragam podendo ficar contaminados e transmitir doenças para elas. Alguns dizem que dão e ficam esperando um tempinho ela comer e depois tiram, mas eu como disse particularmente não tenho tempo de ficar pageando elas comerem para saber o tempo correto de tirar. Outros dizem que deixam somente algumas horinhas o milho e retiram para não estragar, eu já costumo deixar o dia inteiro, pois o milho não estraga tão fácil assim, mesmo em dias muito quente e como sou amante de cozinhar conheço um pouco os alimentos e sei que nem deixando fora da geladeira ele não estragará. 

Existe uma variedade muito grande de alimentos prontos para serem oferecidos aos passaros, acessíveis a todos os tipos de bolso, uns mais caros, outros mais baratos, então não vejo necessidade de utilizar o produto dessa forma, a menos que a pessoa viva num local de difícil acesso, como já vi vários casos aqui no forum que é muito valida essas idéias de utilização dos alimentos.

A questão da farinhada não é que eles não gostam, eles comem pouco mesmo. O problema é que as pessoas costumam colocar uns dois dias na semana e esperam que eles estejam a disposição para comer a hora que colocaram o que nem sempre acontece e depois acham que eles não gostam. Eu costumo deixar a farinhada os 7 dias da semana disponível para eles, pois de vez em quando eles vão lá e dão uma bicadinha, é tão pouco que somente irá repor as vitaminas sem causar excesso conforme se imagina. A pedra de cálcio é a mesma coisa deixo permanentemente na gaiola e eles comem de vez em quando.

Quando o passaro tem o alimento em abundância ele não come em excesso, pois está disponível o tempo todo, por isso é fundamental as sementes a disposição deles, pois essas são pobres de nutrientes, mas saciam rápido o passaro, e acabam fazendo com que eles comam mais elas porque gostam e menos os outros alimentos que tem muitos nutrientes.

Lembrando que todas essas indicações que eu estou falando não são feitas por minha conta, todas foram indicadas pelo veterinário que é especializado em aves e que acompanha eles a muitos anos. 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Correto, o que eu disse foi que se é isso o que está funcionando pra ele eu não alteraria, pois não há nada de errado com o manejo, e não vejo necessidade de modificar.

Eu pessoalmente já tentei farinhadas industrializadas, pela praticidade e economia, mas a aceitação foi baixa, por serem secas elas não agradam muito, e por isso muitas pessoas têm que adicionar ovo, água, óleos e etc para que os pássaros "engulam" o produto.

Em compensação o ovo eles devoram com vontade, e já prontamente alimentam os filhotes, além do que é um alimento mais natural e livre de conservantes ou corantes artificiais, e supre bem as necessidades proteicas, que são elevadíssimas durante a fase reprodutiva.

Emfim, na minha opinião o que vale mesmo é aquilo que melhor se adéqua às necessidades de cada um (incluindo os pássaros).

 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Legal essas informações, gotei muito, e concordo tambem, aqui tambem costumo deixar o milho o dia inteiro e o osso de siba sempre na gaiola.....muito obrigada Célia, espero logo logo, postar informações sobre o nascimento dos meus bebes.....obrigadinha.....

 

Não vejo nenhum problema, muito pelo contrário, se as calopsitas aceitaram bem eu não alteraria, conheço muitos criadores que utilizam Mucilon / Farinha Láctea nas farinhadas caseiras, o fubá não acrescenta muita coisa, mas mal também não faz, e o ovo na minha opinião é indispensável na alimentação dos filhotes, rico em gorduras, nutrientes, e principalmente proteínas, in-natura é muito melhor que qualquer farinhada industrial, aqui em casa quando tenho filhotes, seja qual for a espécie, não deixo faltar o ovo nenhum dia.

Você só deve tomar cuidado com a higiene, a farinhada deve ser preparada fresca todos os dias, sendo oferecida no início da manhã e recolhida ao final da tarde, pois o ovo estraga, e não deve ser deixado de um dia para o outro.

 

 

Obrigada Ricardo, vou continuar então oferecendo eles gostam muito e são bem fortes e saudaveis, no caso ao nascer os filhotes vc sugere que eu ofereça a farinhada como eu faço ou o ovo puro....obrigada...

Link para compartilhar
Share on other sites

Tive sucesso aqui na criação depois que forneci o ovo cozido todo dia. Aqui sempre nasciam de 6 filhotes e sempre os pais ñ davam conta de alimentar. Comecei então a fornecer essa mistura de ovo cozido com farinhada  e um pouquinho apenas do pó da papinha. Aqui foi ótimo. Ajudou muito o casal.

Fazia essa mistura cedo e deixava por umas 4 hs, e a tarde fazia outra, onde deixava até no fim da tarde, onde o casal lotava bem o papo dos filhotes.

Isso eu fazia todos os dias.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

@kinhanick, a farinhada que você faz está bacana, depois que os filhotes nascerem eu ofereceria todos os dias, se quiser pode substituir o fubá por uma papinha pra filhotes, como a Rossi disse, pois ela é mais rica nutricionalmente, além de conter pre e probióticos que auxiliam na boa digestão, veja se eles aceitam bem a mudança.

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Obrigada amigos, vou continuar oferecendo dessa forma mesmo, e vou fazer isso mesmo ricardo, quando os bebes nascerem vou substituir o fuba pela papinha para filhotes, agradeço muito a compreensãp de vcs de responderem e fiquei mais segura com respeito a alimentação..muito obrigada mesmo a todos vcs......

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...