Jump to content

Dúvida em um filhote misterioso!


Felipe Diniz

Posts Recomendados

Olá amigos.

Estou com uma grande dúvida em um casal que recentemente tiveram 5 filhotes. O casal eh:

Macho - Silvestre

Fêmea - Lutino Pérola. 

 

Não sabia do que o macho portava ate nascerem os filhotes que foram:

2 lutino pérola 

1 canela

1 Silvestre 

1 pérola  (acredito ser perola devido as pintas saindo nos canhões )

 

Se obtive esses filhotes  teoricamente o macho seria :

 

XLP XC

e a fêmea 

 

XLP Y

 

Com essas combinações nasceram tudo certo, porem o filhote mais novo parece muito ser pérola. Irei deixas as fotos aqui dos filhotes e do pérola que estou na dúvida. Se realmente este filhote for pérola,  alguem poderia me explicar pq nasceu  esse pérola? 

A única  chance de pérola  que  consigo imaginar  eh lutino pérolas e nao só pérolas .

Ps: a mãe e os filhotes sao realmente lutino pérolas. 

Abaixo as duas primeiras fotos eh a dúvida do filhote mais novo. E a última  é de uns dias atrás de todos os filhotes.

IMG-20171201-WA0119.jpg

20171201_213149.jpg

20171201_213114.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Parece mesmo um pérola. Mas se nasceu um filhote Lutino Pérola e um canela, aquela genotipagem que você escreveu está certa. E se está certa, não tem como nascer um pérola que não seja lutino. Tanto macho como fêmea seriam lutino pérola.

 

Então o que acho: seu macho não é um silvestre, mas sim um pérola que já perdeu o perolado :) existe essa possibilidade? Ou você está certo que ele é um silvestre? Pois se ele for um pérola, explicaria esse filhote pérola. Pois ficaria XPL XPC.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, AdautoP disse:

Parece mesmo um pérola. Mas se nasceu um filhote Lutino Pérola e um canela, aquela genotipagem que você escreveu está certa. E se está certa, não tem como nascer um pérola que não seja lutino. Tanto macho como fêmea seriam lutino pérola.

 

Então o que acho: seu macho não é um silvestre, mas sim um pérola que já perdeu o perolado :) existe essa possibilidade? Ou você está certo que ele é um silvestre? Pois se ele for um pérola, explicaria esse filhote pérola. Pois ficaria XPL XPC.

Eu errei aí. Desconsidera. Pode mandar fotos dos pais? Pois em condições normais o casal descrito por você não pode ter um filhote pérola, é o casal descrito por mim não pode ter um filhote silvestre. Manda fotos dos pais.

Link para compartilhar
Share on other sites

O pai sendo silvestre ele seria portador de Pérola.

Logo ele portando Pérola e a fêmea sendo Lutino Pérola, pode sim ocorrer o fato de vir filhotes Pérolas, ambos os sexos. 

 

Lembramos se a mãe somente Lutino Pérola, não tendo Canela também, os Canelas que nascer sempre serão fêmeas.

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Guilherme Carli disse:

O pai sendo silvestre ele seria portador de Pérola.

Logo ele portando Pérola e a fêmea sendo Lutino Pérola, pode sim ocorrer o fato de vir filhotes Pérolas, ambos os sexos. 

 

Lembramos se a mãe somente Lutino Pérola, não tendo Canela também, os Canelas que nascer sempre serão fêmeas.

Amigo veja bem...os pares de cromossomos nao se separao... pra nascer filhote pérola o pai obrigatóriamente tem que ter um par ce cromossomo XP. Mas o macho nao tem esse par. Porque nasceram lutinos pérolas  (XLP) e nasceu canela XC. Logo temos certeza que os pares de cromossomos do pai eh XLP XC.

Então não  nasce pérolas comum! 

 

1 hora atrás, AdautoP disse:

Eu errei aí. Desconsidera. Pode mandar fotos dos pais? Pois em condições normais o casal descrito por você não pode ter um filhote pérola, é o casal descrito por mim não pode ter um filhote silvestre. Manda fotos dos pais.

Exatamente amigo... pelas combinações que fiz os 4 filhotes bateram certinho... porem não existe chance de sair pérola e saiu...

 

segue fotos dos pais

 

PS: A mãe eh Lutino pérola e os filhotes tbm nasceram lutino pérola

479fa90e-1ea5-4367-80b8-a281838e64a1.jpg

562fe86a-114f-457a-8619-4bf7f8b4d54d.jpg

2978b0cd-bfb8-4a93-906e-09865a611191.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

46 minutos atrás, Felipe Diniz disse:

Amigo veja bem...os pares de cromossomos nao se separao... pra nascer filhote pérola o pai obrigatóriamente tem que ter um par ce cromossomo XP. Mas o macho nao tem esse par. Porque nasceram lutinos pérolas  (XLP) e nasceu canela XC. Logo temos certeza que os pares de cromossomos do pai eh XLP XC.

Então não  nasce pérolas comum! 

 

Exatamente amigo... pelas combinações que fiz os 4 filhotes bateram certinho... porem não existe chance de sair pérola e saiu...

 

segue fotos dos pais

 

PS: A mãe eh Lutino pérola e os filhotes tbm nasceram lutino pérola

479fa90e-1ea5-4367-80b8-a281838e64a1.jpg

562fe86a-114f-457a-8619-4bf7f8b4d54d.jpg

2978b0cd-bfb8-4a93-906e-09865a611191.jpg

Vamos lá. O problema está em que em situações normais realmente é impossível que nasça tanto um canela como um pérola desse casal. Ai eu supus que o maxo fosse pérola, isso explicaria o canela e o pérola, mas aí seria impossível nascer um silvestre do casal. Entramos então em um caso de anomalia. Conversei com a @Iasmim Vieira e ela me explicou sobre o processo de Crossing-Over (põe no Google aí que é algo básico da genética), onde durante esse processo alelos podem ser perdidos, e é o que ela acha que aconteceu com o seu filhote.

 

Digamos que o seu macho doou o cromossomo XPL, e durante o crossing over a informação do L foi perdida. Isso resultou no filhote pérola. Isso explicaria o filhote pérola. Esse filhote necessitaria de sexagem pra saber o sexo.

P.S: Seu macho parece portar arlequim.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Agora, AdautoP disse:

Vamos lá. O problema está em que em situações normais realmente é impossível que nasça tanto um canela como um pérola desse casal. Ai eu supus que o maxo fosse pérola, isso explicaria o canela e o pérola, mas aí seria impossível nascer um silvestre do casal. Entramos então em um caso de anomalia. Conversei com a @Iasmim Vieira e ela me explicou sobre o processo de Crossing-Over (põe no Google aí que é algo básico da genética), onde durante esse processo alelos podem ser perdidos, e é o que ela acha que aconteceu com o seu filhote.

 

Digamos que o seu macho doou o cromossomo XPL, e durante o crossing over a informação do L foi perdida. Isso resultou no filhote pérola. Isso explicaria o filhote pérola. Esse filhote necessitaria de sexagem pra saber o sexo.

P.S: Seu macho parece portar arlequim.

Canela não seria impossível nesta situação... pq um par de cromo seria XC com o Y da mãe teríamos um filhote fêmea canela sem problemas como tivemos.
Agora sobre o processo de crossing over ai eu concordo com vc q ele perdeu a mutação L do "XLP" e nasceu o pérola. Mas ai vem a questão existe a possibilidade de perder em somente um ovo ? Pois 2 nasceram "XLP" e um "XC"

 

Sim o macho tbm porta arlequim.... Mt boa a genética desse danadinho...

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Felipe Diniz disse:

Canela não seria impossível nesta situação... pq um par de cromo seria XC com o Y da mãe teríamos um filhote fêmea canela sem problemas como tivemos.
Agora sobre o processo de crossing over ai eu concordo com vc q ele perdeu a mutação L do "XLP" e nasceu o pérola. Mas ai vem a questão existe a possibilidade de perder em somente um ovo ? Pois 2 nasceram "XLP" e um "XC"

 

Sim o macho tbm porta arlequim.... Mt boa a genética desse danadinho...

Sim sim, o canela é totalmente normal. Eu escrevi assim querendo dizer que era impossível que os dois viessem ao mesmo tempo desses pais, mas vi que ficou confuso e coloquei pra editar. Mas pelo visto não editou KKK

Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutos atrás, AdautoP disse:

Sim sim, o canela é totalmente normal. Eu escrevi assim querendo dizer que era impossível que os dois viessem ao mesmo tempo desses pais, mas vi que ficou confuso e coloquei pra editar. Mas pelo visto não editou KKK

Entendi... rsrsrs

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 anos depois...

Amigo boa tarde, o que aconteceu foi o seguinte como seu macho é XLP XC e a femea é XLP Y

A unica possibilidade: 

no momento da fecundação ocorreu um crossing-over: troca de pares entre os cromossomos XLP e o XC,  e o gene perola se uniu ao gene canela. portanto

o filhote macho recebeu XCP do pai e XLP da mãe , ficando com o genotipo XCPXLP, sendo assim de fenotipo pérola de fundo cinza portador de canela e ino,

outra coisa é 100% CERTEZA que esse perola é macho, se fosse fêmea seria perola canela de genótipo XCPY.

 

  

 

Editado por mazin25
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...