Jump to content

Macho autoritário toma conta do choco


quelvieira

Posts Recomendados

Oi tenho dois casais de calopsitas, eles ficam juntos na gaiola e soltos, uma é pérola com arlequim (acho) e outro macho mais velho é silvestre portador de arlequim, e dois silvestres simples, O mais velho não deixa ninguém chegar perto do ninho, ele que manda na gaiola briga com as fêmeas e não ta acasalando, já tem 2 meses que coloco o choco e ele entra canta bica, mas não deixa ninguém mais chegar perto. O que faço? será que tenho que separar os casais? esse macho já acasalou ano passado e teve duas ninhadas com 1 e a outra com  4 filhotes, cuidou direitinho, só que a companheira dele fugiu. Ele chegou a acasalar com a pérola mas não o bastante pra botar. Quero muito filhotes, mas não sei o que fazer, devo trocar a pérola? Pq a outra companheira era silvestre. Obrigada,IMG_20150606_115357.thumb.jpg.6b82d81812 aguardo respostas.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Obrigada, vou ver se separo eles, da uma dó pq eles são muito amigos, rsrs... mas nao entendo pq nenhum macho demonstrou interesse em acasalar...são todos adultos, já está na hora de começar. O que eu devo fazer pra unir os casais?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 months later...

Comprei mais uma gaiola e mais um choco, mas eles não acasalam de jeito nenhum. A mais nova que tem 6 meses chama o macho para acasalar mas os dois não mostram atitude nenhuma e o meu Luís começa a bicar a bundinha da pobre. O Tuko que já teve duas ninhadas e foi um ótimo pai tbm não demonstra atitude para namorar. A mais velha Teka é filha do Tuko e não demonstrou atitude tbm.  O Tuko toma conta dos dois chocos, sendo que só o Luís pode entrar, não entendo esses comportamentos. Alguém me ajude? quero muito filhotinhos

Link para compartilhar
Share on other sites

Na época de reprodução os casais tem que estar separados. 6 meses é muito precoce. Ela está muitonova. O aconselhável é que ela reproduza com 1 ano e 6 meses! Eles formam casais, vc precisa se atentar a isso. Não é qualquer macho com qualquer femea! As vezes nem a femea que vc escolhe será a que formará casal com o macho! Tenha cuidado com cruzamento entre pai e filhas! Está errado. Acho que a sua vontade de ter filhotes está fazendo com que vc permita qualquer coisa, mas não é assim que funciona. Faça certinho. Separe em uma gaiola UM casal numa gaiola com o ninho. Jo viveiro onde estão os outros, não deixe ninho. É estressante pra eles!

Esse comportamento que vc não entende é pq a colocação do ninho os induz a rreprodução. É normal que nesse período eles fiquem mais agressivos. Mas todos juntos não vai dar certo. Escolha apenas um casal para reprodução e deixe os outros sem ninho, vc verá que o comportamento deles irão melhorar!

Link para compartilhar
Share on other sites

Desculpa perguntar, mas TODOS ficam nessa gaiola da foto?? Sinceramente, qualquer bichinho ficaria muito estressado numa gaiola pequena, ela nao comporta a todos. Se voce já tem um casal formado, compre um viveiro e coloque o casal na gaiola e o restante da turma no viveiroo!! Deixe o casal namorar em paz e fazer tudo no tempo deles!

Meu vizinho queria calopsitas de outras mutações e trocou o casal, adivinha? o macho MORREU de tristeza.. Detalhe: esse macho era pai de uma calopsita minha. Fiquei muito sentida com a atitude estúpida dele, estúpida pelo fato dele saber que não poderia fazer isso! Tudo por pressa e vontade de ganhar dinheiro com calopsitas "coloridas e diferentes".

Claro que de forma alguma estou dizendo que você faria isso, só estou contando as consequencias de atitudes apressadas ou imprudentes, OU SEJA, NÃAO separe o casal já formado! Eles sentem muita falta um do outro! 

O fato de você pedir orientação aqui já é de grande valia, sinal que você se preocupa com o bem estar deles. Então, por favor, me desculpe se fui meio "direta e reta", mas me sinto na obrigação de alertar.

Aprendo todos os dias aqui no forum, sou muito grata por tudo que aprendi e por isso sinto o dever de também compartilhar o que aprendo.

Desejo boa sorte, e que seu casal tenha filhotes lindos e saudáveis :D

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

São dois casais? É isso? Se forem, no período em que estão soltos, deixe-os soltos sem problema misturar. Mas na hora do sol ou de dormir, cada um com seu devido par. Não esqueça de ficar atenta aos casais. Só por essa foto já dá para ver que os casais estão sempre juntos (na foto eles estão em par, correto? Macho e fêmea). Não precisa retirar o ninho pq eles ficam todos juntos fora da gaiola. Dentro é que é o problema. Alguns casais se dão bem de primeira, outros precisam de uma adaptação. Agora que vc organizou e fez corretamente (cada casal em uma gaiola com um ninho), espere a natureza agir. Talvez ele demore um tempo pois tinha uma outra parceira. Agora não tem mais o que fazer além de ter paciência. Agora se vc quiser juntar todos, aí precisará retirar o ninho das gaiolas (todos os ninhos). 

Link para compartilhar
Share on other sites

Seria o mais velho (tuko) com a mais nova (6 meses)? Não pode! Ela não tem maturidade ainda para postura e choco. Tire o ninho desse casal e deixe esse tempo para eles se adaptarem um ao outro! Ele não pode acasalar com a outra por ser pai e filha. Então não force nada, as consequências podem ser tristes pra vc. Calopsitas tem expectativa de vida de 25 anos. Te darão muitos netos se vc tiver paciência e cuidar bem das suas aves! Dê qualidade de vida a elas, que a natureza te retribui uma hora ou outra! Eu estou doida para que os meus sejam papais tb, mas não vou arriscar a vida de nenhum deles! Assim como nós, eles tb tem o tempo certo. O tempo deles!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...