Jump to content

Arrancando as penas


vividuarte

Posts Recomendados

Boa tarde. 

A minha calopsita (fêmea) arranca as penas há mais de dois anos. Tudo que o veterinário falou para fazer, eu fiz. Calmante (mais de um tipo), spray amargo (não recomendo porque pode causar irritação na pele), colar para ela não conseguir arrancar as penas (nunca faça isso, foi a pior coisa que fizemos). O viveiro tem brinquedos, ela voa pela casa toda, não corto as penas, dou atenção, carinho, enfim, faço tudo por todos eles. Ela tem uma filhote (um ano de idade) e ela tenta arrancar as penas da filhote e do macho mas ela arranca muito as penas dela, chegou ao ponto que ela sente muito frio. Vou postar a foto aqui. Eu não sei mais o que fazer. 

Ela não tem nenhuma doença, já fiz o parasitológico e deu negativo. Realmente acho que é stress mas não sei o que desencadeou esse comportamento. 

Eu estou muito triste porque não sei mais como ajudá-la. Atualmente ela está mais estressada ainda porque está chocando os ovos. Eu não quero deixar o ninho e os ovos mas se eu jogo fora os ovos, ela continua colocando até ela visualizar a quantidade que ela sente que é suficiente. Já teve um período que ela colocou 12 ovos, vou comprar ovos falsos mas o fato é que ela vai continuar chocando e continuar estressada. Estou numa situação difícil. 

Agradeço sugestões. 

Bom fim de semana

IMG_1059.JPG

IMG_1058.JPG

Link para compartilhar
Share on other sites

Más mesmo que você retire o ninho ela continua botando onde ela bota retire o ninho mesmo se ela botar no fundo da gaiola.......retire e descarte os ovos na hora pra logo ela parar são varios fatores que causa a automutilação alimentação fraca piolhos acaros ambiente onde ela fica barulho etc........postura em essesso acho que seria o seu caso então vamos por parte se os ovos estiverem galados e estiverem perto de tirar os filhotes deixe que ela acabe o choco e alimente os filhotes até 20 dias dai você retira o ninho e trata deles na papa nada de por ovos de plastico com certeza o poblema dela e postura uma em cima da outra se esses ovos não tiverem galados já retira esse ninho e joga esses ovos fora e deixe ela sem ninho por um bom tempo.......pra ver se ela para de se automutilar e se ela insistir em botar no fundo da gaiola já tira o ovo que logo ela para se tiverem galados e ela botar mais de um e quiser por na chocadeira pra choca e você tratar na papa más e isso ai eu no caso não colocaria mais ninho se resolvesse o poblema pra ela não voltar a automutilar blz......

Link para compartilhar
Share on other sites

22 minutos atrás, Apolo e lailo disse:

Más mesmo que você retire o ninho ela continua botando onde ela bota retire o ninho mesmo se ela botar no fundo da gaiola.......retire e descarte os ovos na hora pra logo ela parar são varios fatores que causa a automutilação alimentação fraca piolhos acaros ambiente onde ela fica barulho etc........postura em essesso acho que seria o seu caso então vamos por parte se os ovos estiverem galados e estiverem perto de tirar os filhotes deixe que ela acabe o choco e alimente os filhotes até 20 dias dai você retira o ninho e trata deles na papa nada de por ovos de plastico com certeza o poblema dela e postura uma em cima da outra se esses ovos não tiverem galados já retira esse ninho e joga esses ovos fora e deixe ela sem ninho por um bom tempo.......pra ver se ela para de se automutilar e se ela insistir em botar no fundo da gaiola já tira o ovo que logo ela para se tiverem galados e ela botar mais de um e quiser por na chocadeira pra choca e você tratar na papa más e isso ai eu no caso não colocaria mais ninho se resolvesse o poblema pra ela não voltar a automutilar blz......

Ela posta os ovos no fundo da gaiola, no chão, o ninho não é o motivo dela postar ovos. Tem dois ovos galados e com a filhote comecei a dar papinha com 10 dias de vida porque ela começou a arrancar a pena da filhote assim que começou a nascer então tive que separar. Ela arrancava as penas antes de postar os ovos, ela começou a arrancar as penas sem relação para isso, ela nem tinha a filhote ainda e já arrancava as penas. Eu não sei explicar o motivo, não tem ácaro, sempre mantenho tudo limpo, limpo diariamente, se fosse isso, as outras calopsitas também arrancariam as penas, não tenho outros animais que possam transmitir algum parasita. Fui na loja agora e ia comprar o anizem mas estava muito caro, vou ver na internet. Sei que esses calmantes naturais não ajudam muito mas vou dar chá de camomila com o hidrovit dentro (diminuir o cheiro do hidrovit). 

Muito obrigada

Abraços

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Aqui em casa o poblema que eu tinha com uma femêa era a mania dela comer fezes a causa disso era falta de algum nutriente que ela sentia falta no organismo e buscava nas fezes antes eu enchia a gaiola com grit mineral osso de siba mix de semente ração extrusada más a ração elas comiam pouco porque as sementes são as preferidas delas más não atendem as nescessidades nutricionais da ave então bani tudo deixando só a ração extrusada e couve brocolis couve flor elas atingiram todas as espectativas peso normal plumagem ficaram super saudaveis a femêa que comia fezes parou de comer e na ração extrusada tem tudo que a ave precisa calcio etc.......

images (11).jpg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Apolo e lailo disse:

Aqui em casa o poblema que eu tinha com uma femêa era a mania dela comer fezes a causa disso era falta de algum nutriente que ela sentia falta no organismo e buscava nas fezes antes eu enchia a gaiola com grit mineral osso de siba mix de semente ração extrusada más a ração elas comiam pouco porque as sementes são as preferidas delas más não atendem as nescessidades nutricionais da ave então bani tudo deixando só a ração extrusada e couve brocolis couve flor elas atingiram todas as espectativas peso normal plumagem ficaram super saudaveis a femêa que comia fezes parou de comer e na ração extrusada tem tudo que a ave precisa calcio etc.......

images (11).jpg

Eu dou ração extrusada mas confesso que dou sementes mas tento comprar a mais saudável possível, não estou fazendo propaganda mas compro a 16 grãos integrais e ração extrusada (calopsita frutas) sendo ambas da nutrópica, coloca a farinhada de vez em quando. Dou maça, cenoura, de vez em quando dou couve, ovo cozido, enfim, tendo complementar a alimentação deles. Eu não vejo a hora de completar os dias para ver se vai nascer o filhote, eles não chocam durante a noite. Eu não lembro o número de dias para o filhote sair do ovo, alguém sabe? Se alguém tiver experiência com aves estressadas, aceito todo conselho. Não sei mais o que fazer.

Muito obrigada

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 5 anos depois...
  • 4 weeks later...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...