Jump to content

Morte depois de comer milho


cezarlima

Posts Recomendados

Galera, a calop de um amigo meu morreu com o papo "petrificado" após comer milho, parece que o milho não foi digerido, segundo ele o milho foi dado crú e era milho verde.

Eu sempre dou milho cozido pras minhas calop (2 vezes por semana) e sempre fervo por 5 minutos e espero esfriar para poder servir.

Isso já aconteceu com alguém, agora fiquei com medo de dar milho.

Link para compartilhar
Share on other sites

Aqui em casa só dou milho cozido... mas há quem oferece cru ... 

O que pode ter acontecido é, ele não ter lavado (higienizado) bem o milho para eliminar as bactérias presentes no milho 

Bom... também pode ter acontecido alguma outra coisa que desconheço 

Link para compartilhar
Share on other sites

Verdade amigos.... fiquei com medo pelo ocorrido, mas como sempre ofereço cozido e nunca tive problemas,vou continuar dando, pois as minhas calops adoram.

Há... e só a titulo de informação, nesse caso oque se pode fazer para salvar a ave é dar papinha e massagear o papo levemente para que ela consiga digerir o milho... conversei com um cara que é criador há muitos anos e ele disse que já salvou 2 aves com esse mesmo "problema", no caso tem que dar cerca de 2 a 3ml a cada 3 horas, pois a ave nesse estado não consegue se alimentar. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Provavelmente o que causou a morte dela não foi o milho e sim as condições de alimentação que ela vinha recebendo. O filhote quando alimentado por sonda, corre um risco maior de ter o papo estagnado ou papo azedo, pois se o alimento for oferecido de forma errada (alimento frio, espesso, fibroso) em quantidades maiores do que as recomendadas para a idade deles, propicia uma digestão mais lenta e se o papo permanecer repleto por muito tempo pode ocorrer fermentação do alimento o que causa o papo estagnado e quando vão sobrepondo outros alimentos sobre esse azedo o problema vai se agravando.

Muitas das vezes os donos por inexperiência acabam dando mais papinha do que a recomendada, não esperando o papo esvaziar entre uma alimentação e outra, e esse volume acaba azedando e fermentando dentro do papo causando infecções bacterianas e fungicas que levam o passaro a morte.

O que imagino que aconteceu é que ele deu excesso de papinha que já vinha se acumulando no papo da calopsita dele e o milho foi somente a "gota" que faltava para ele vir a obto. Dessa forma ele acabou associando a comida a morte e achou que foi proveniente disso que ela morreu.

Ela já devia estar apresentando algum sintoma que o papo estava estagnado, mas ele não percebeu e continuou oferecendo alimentos para ela acabando causando o obto.

Os passaros quando vivem na natureza não fervem os alimentos, lavam ou separam por qualidade e vivem muitos e muitos anos. Quem causa a morte deles na maioria das vezes somos os donos que com o excesso de zelo acabamos interferindo na natureza deles.

Meus passaros são criados o mais próximo que posso oferecer da natureza, alimentos são todos crus, somente lavo bem para tirar excesso de sujeira da colheita, de resto não fico modificando eles da forma como estão habituados a comerem, somente assim poderei ter a chance de dar uma sobrevida maior para eles do que se teriam na natureza ou pelo menos igual. Sempre dei milho cru para os meus, nunca passaram mal e também deixo o dia todo no viveiro e nunca azedou, os alimentos não estragam tão fácil assim, uma forma de se comprovar é que se forem comprar ele em qualquer supermercado ou similar, encontrarão eles dispostos fora de geladeiras por dias e dias se voltarem sempre para olhar como estão armazenados.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Posso estar totalmente errada na minha opinião, mas ainda não acredito que ele tenha morrido por causa do milho mesmo sendo adulto, eu ainda acho que ele devia estar doente e ocorreu o obto depois que ele ofereceu o milho e ele associou a fatalidade ao fato de ter oferecido o milho minutos antes. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Acredito tb que ñ tenha sido o milho.

Perdi filhotes uma vez, mais o milho estava azedo, comprei aqueles em bandejas que com certeza já estavam embalados a dias, e meus filhotes eram recém nascidos, os pais comiam e davam aos filhotes, perdi 4 filhotes, e só me sobrou um, pois ainda ñ tinha nascido. Mesmo assim ñ aconteceu nada de grave ao casal, apenas as fezes ficaram com cheiro bem mais forte e com maior volume de água, mais foi só suspender o milho (estragado) que voltou ao normal. 

Por isso acho que essa calopsita estava doente ou o milho estava com algum veneno, ou contaminado com algo. 

Só ele que comeu?

Eu só compro milho fresco ainda com a palha, e só compro na feira e forneço cru, pois os meus ñ gostam cozido.

Editado por Rosii
Link para compartilhar
Share on other sites

Por isso que eu acostumei os meus comer o milho pre cozido . não sei onde passou antes de chegar no mercado  e quanto tempo faz que foi colhido  , então eu afervento  entes de dar a eles  dei sorte  que os meus acostumaram bem com o milho  assim  .  mas não deve ser por cousa do milho que ele morreu a não ser que estava com   veneno na palha e ao tirar ele acabou passando para o milho 

Minha família mora no interior do RGS     e tem plantação de soja e milho  sei o quanto de veneno eles passam até o milho ficar no ponto de colheita eles passam com avião e faz uma fumaça em cima da plantação  de tanto agrotóxico que é solto para matar as pragas e ervas daninha .

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...

Acho que a maior ameaça realmente são os agrotóxicos e também dei o milho crú, cozido mas SEMPRE é preciso LAVAR MUIITO BEM E DEPOIS, NO MÍNIMO PASSAR BASTANTE ÁGUA FERVENTE, e lendo tudo isso, vou começar a ferver o milho, pelo menos uns dois minutos mesmo, porque realmente os agrotóxicos grudam bem nos alimentos.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...