Jump to content

Filhote macho ou femea? é possivel saber pela genetica dos pais?


Posts Recomendados

Tenho um casal, fêmea Lutino e macho clear arlequim canela.

Nasceram 3 filhotes, mas 2 morreram. O que sobreviveu é um lutino igual a mãe.

Esse lutino pode ser tanto macho como fêmea?

Vou fazer a sexagem, mas gostaria da opinião de quem conheça

de genética.

Assim que chegar em casa eu posto a fotos deles.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Carlos, não existe essa junção de Calopsita Clear Arlequim Canela , Clear é uma subclassificação da mutação Arlequim, onde a ave tem o corpo limpo, sem nenhuma marcação, por isso ela não pode ter canela também. 

Eu acredito que seu macho seja um Ino cb adulto e não um Clear cb. Por ser adulto o vermelho dos olhos escureceram e você não conseguiu identificar.

Os outros filhotes que nasceram tinham a pálpebra rosada igual deste filhote lutino? Caso sim, mais certeza que seu macho é um Ino cb. 

O fato do canela no corpo, geralmente lutinos após a muda, ganham essa tonalidade. Existem sim Lutino cb canela, mas o canela fica evidente em outras partes do corpo, onde não parece que seja o seu caso e ave já nasce com o canela e não ganham o tom após mudas. 

O sexo do filhote só com sexagem, qualquer lutino.

 

Espero ter ajudado, abraço.

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 12/01/2018 at 00:58, Guilherme Carli disse:

Carlos, não existe essa junção de Calopsita Clear Arlequim Canela , Clear é uma subclassificação da mutação Arlequim, onde a ave tem o corpo limpo, sem nenhuma marcação, por isso ela não pode ter canela também. 

Eu acredito que seu macho seja um Ino cb adulto e não um Clear cb. Por ser adulto o vermelho dos olhos escureceram e você não conseguiu identificar.

Os outros filhotes que nasceram tinham a pálpebra rosada igual deste filhote lutino? Caso sim, mais certeza que seu macho é um Ino cb. 

O fato do canela no corpo, geralmente lutinos após a muda, ganham essa tonalidade. Existem sim Lutino cb canela, mas o canela fica evidente em outras partes do corpo, onde não parece que seja o seu caso e ave já nasce com o canela e não ganham o tom após mudas. 

O sexo do filhote só com sexagem, qualquer lutino.

 

Espero ter ajudado, abraço.

Muito obrigado pelas respostas. Sobre os olhos dos demais filhotes não me recordo, mas vou ficar atento na próxima ninhada.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Boa tarde galera,

Fiz a sexagem e esse filhote é um machinho.

Só uma outra duvida: Nesse caso se eu ficar com esse filhote e adquirir uma fêmea 'albina' é possível ter filhotes 'albinos'?

Suponhamos nesse caso que o pai seja um INO cara branca.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...