Jump to content

Estou a um fio de desistir de reproduzir minhas calopsitas, alguém me ajude?


LUCAS PHELLYPE

Posts Recomendados

Começo aqui já pedindo desculpas pelo texto que provavelmente vai ser grande, mas, se alguém tiver paciência de ler tudo e puder me dar uma luz eu agradeço demais !

Pois bem, tudo começou em Outubro de 2016 quando eu comecei a criar duas calopsitas, o Homem que me vendeu afirmou que seria um casal e elas tinham apenas dois meses o tempo passou, passou e passou e como eu estava naquela ansiedade de querer procriar logo fiquei preocupado delas nunca cruzarem isso realmente tava me deixando preocupado até que um dia aconteceu elas começaram a cruzar (uma em cima da outra ) Pois bem, fizeram apenas uma vez e passaram umas duas semanas sem fazer nada até que fizeram novamente e  a partir daí começaram a vir os ovinhos só que depois disso as duas, uma do lado da outra começaram a se comportar de maneira como se fossem duas fêmeas ou seja levantando o rabinho pro alto e piando baixinho como se estivesse chamando o macho as duas fazendo isso ao mesmo tempo comecei a estranhar novamente mas coloquei o ninho e tudo foi acontecendo normalmente, só que depois de quase 1 mês os ovos não tinham tirado nada estavam todos secos e tinham nove ovos então constatei que eram duas fêmeas (mas nunca, até hoje nunca fiz sexagem nelas)

A Partir desse momento comprei várias e várias e várias calopsitas com o intuito de reprodução comprei dois machos (um por vez) que coloquei com elas mas elas não aceitavam eles de jeito nenhum, teve uma vez que até se machucaram de tanto se debater na gaiola pois ele queria cruzar e ela fugia dele ( isso aconteceu num momento que eu estava longe e eu não vi elas se debatendo na gaiola ) o dono da loja aceitou trocar o macho e troquei por um mais velho e aconteceu a mesma coisa, não aceitavam de jeito nenhum...mas fiquei um tempo com esse último macho, separei as duas e coloquei ele com uma apenas na gaiola e não acontecia nada, porém quando eu colocava as duas juntas novamente elas imediatamente começavam a cruzar quase que na mesma hora...

 

E Por último troquei essa último macho por outro e fiz a última tentativa  sendo que dessa última vez as duas que criei desde pequenas estavam separadas a um tempo e depois que eu coloquei elas juntas não quiseram mais saber uma da outra, ficam até se beliscando

porém mesmo tendo o macho na gaiola com ela, elas não cruzam

enfim, eu não sei mais o que fazer tentei de tudo pra procriar essas calopsitas e nada...(como podem ler acima tentei muita coisa)

 

Alguém aí tem alguma coisa pra me dizer? alguma dica? devo desistir?

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Vamos lá.

As calopsita quando não querem procriar elas não procriam. Isso está na natureza delas. Pode ser o ambiente, a alimentação, o parceiro. Nuca sabemos. O máximos que podemos fazer é estimular.

Só lembrando que elas não precisão reproduzir para serem saudáveis e felizes.

Outra coisa. Não estou dizendo que é o seu caso, mas já foi relatado em diversas pesquisas comportamento homoxessual entre aves. Mas de novo, é raro.

Dito isso seria ótimo se você fizesse um exame de sexagem nas duas. É barato e tira suas dúvidas.

Mas mesmo considerando que são duas é muito difícil você introduzir uma nova ave. Tente fazer isso aos poucos.

Não adianta comprar um macho e coloca-lo na gaiola com a fêmea imediatamente. É muito provável que não vai dar certo. Sugiro que coloque em gaiolas separadas por um bom tempo. Meses. Deixando os dois juntos apenas quando soltos por supervisão. Só depois mesma gaiola.

De qualquer forma forneça uma boa alimentação, incluindo extruzada.

Poste fotos delas.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

boa tarde.

temos de  levarem consideração também que o tempo em media para se acostumarem com o ambiente ( o macho que vc comprou) é de 2 meses.

ja conteceu comigo de a fêmea botar uns 13 ovos e não nascer nada e de repente nascia todos que botava.

no seu caso acho que a primeira coisa a fazer é ter certeza se são um casal ou duas fêmeas.

pra formar um casal não é tao fácil assim, na maioria das vezes demora.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...

Blz se vc tem elas a bastante tempo e não reproduziram pode sim ser duas fêmeas, vc já observou se algumas delas cantam um fiu fiu mais alto que o normal é ficou andando de asas abertas de um lado pro outro se fizer assim é macho se não são fêmeas é só um comportamento básico de machos pra reprodução, blz e li as enumeras tentativas suas em procriar essas aves, no seu caso eu aconselho vc a colocar todas elas em um só lugar que não seja o lugar onde elas estão a bastante tempo pq esses lugares são o território delas que já estão mto tempo ali entendeu pq se não elas não interessam em acasalar pelo fato de defender o lugar blz, faz assim arrume outro viveiro que elas nunca tiveram lá e solta todas lá ou seja essas duas que vc tem a mais tempo junto com dois machos e observa com um tempo eles vão se interessar uns aos outros e vc pode separar o casal certo entendeu quando eles começarem a fazer carícias uns aos outros e assim que faço no meu plantel deixo elas escolherem seu par, pq nem sempre é do jeito nosso tem que ser o deles blz espero ter ajudado e com essa experiência que te passei eu consigo bons resultados. Abraços boa sorte e muito sucesso. Não desista não foi fácil pra ninguém aqui do clube sempre temos perrengue por mais experiente que somos blz.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...