Jump to content

Relato sobre cuidados com ovos e filhotes.


Barão Vermelho

Recommended Posts

Temos um casal de calopsitas e a fêmea pôs ovos pela 1a vez. Foram 4 ovinhos que ela botou depois que pusemos um ninho na gaiola. Depois que vimos que havia ovos não mexemos mais no ninho e eles ficavam muito tempo lá dentro em revezamento, um chocava enquanto o outro saia pra comer. Passado o tempo de chocagem, o 1o filhotinho nasceu e soubemos porque ouvimos os piadinhos dentro do ninho e depois de dois dias nasceu o 2o e mais dois dias, o 3o (o 4o ovo não vingou). Não chegamos nem perto do ninho depois que os filhotes nasceram e só observamos de longe como os pais se comportavam. Os pais se revezavam no ninho para manter os filhotes aquecidos. Depois de uns 20 dias, os filhotes começaram a sair do ninho e dar alguns passos fora e voltavam. Um dia os pais não alimentaram muito e nós compramos papinha e demos mas logo os pais voltaram a alimentá-los. Hoje os filhotes têm mais de um mês (em torno de 45 dias) e estão super bem e muito saudáveis. Alimentam-se sozinhos com algum complemento ainda dado pelos pais e aceitam quando pegamos na mão.

Resumo: Não mexemos no ninho nenhum dia (não limpamos nem nada) e só tentamos um contacto com os filhotes quando eles já estavam com o corpo coberto com penas e estavam saindo do ninho sozinhos. Creio que com essa atitude os pais não se sentiram invadidos e continuaram o processo de criação dos filhotes. 

Alimentação: Misturamos alpiste, painço e uma mistura de grãos com ração extrusada (demos da Nutrópica mas há varias marcas disponíveis). Isso foi de acordo com recomendação de uma veterinária especializada no tratamento de aves.

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

Poisê tem que fazer a limpeza no ninho trocar a maravalha depois de 6 dias de nascido vai tirando as sujas substituindo elas a casos de dar até bichos no ninho e depois virar berne nos filhotes blz...

Mecher as vezes não faz mal também...

Link to comment
Share on other sites

Nós observamos o tempo todo se não havia algo anormal dentro do ninho mas não pusemos a mão nos filhotes nem dentro do ninho, conforme recomendação da veterinária, que é especializada em aves silvestres. 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...