Jump to content

Trio amoroso ou calopsita curiosa?


Gabrielle Souza

Posts Recomendados

Olá! 

Venho hoje pedir opiniões sobre calopsitas...curiosas até demais.

Tenho um casal que de tempos em tempos tem filhotes. Numa dessas ninhadas eu fiquei com um dos filhotes, a Luna, nome de fêmea, mas ela decidiu virar macho e eu deixei o nome assim mesmo rsrsrs. Acontece que agora ela (Luna) já esta perto de seus 9 meses, quase adulta, e os pais dela (o casal que citei antes), estão com ovinhos no ninho, e a Luna fica lá dentro com a mãe dela, como se na verdade ela (Luna) fosse o pai dos bebes, por que ela fica direto la dentro, mas eu já olhei, ela não choca os ovos, quem choca é a mãe dela, a Luna só fica lá dentro mesmo, de curiosa. O pai dos filhotes cuida muito dos ovos, na maior parte do tempo é ele quem fica no ninho, e quando ele está no ninho a Luna não entra. 

Até cogitei a hipótese da Luna (ela é macho) estar tendo um caso com a mãe dela, mas nunca vi elas cruzando, o pai dela não acha ruim dela ficar no ninho, acho que porque ele não considera uma ameaça já que ela é filho deles, por que caso contrario ele bicaria a Luna quando ela quisesse entrar no ninho, igual quando ele defende o ninho de outras calopsitas que tenho.

Também acho que seja importante eu citar que quando o casal está namorando (cruzando), eu tenho que tirar a Luna do viveiro e colocar ela numa gaiola separada, pois durante a cruza a Luna morde os pezinhos do casal e atrapalha eles dois na hora H, o que faz com que eles não tenham exito na cruza e os ovos não fecundem. Perdi duas ninhadas por causa da Luna que atrapalha o casal, agora quando vejo que eles estão namorando eu tiro ela, e posteriormente os ovos nascem fecundados, normais. Entretanto depois que ocorre a postura dos ovos eu devolvo a Luna junto com os pais dela e das outras calopsitas no viveiro, por que ela sente falta deles, e é ai que ocorre a situação que eu comentei acima e o motivo dessa publicação.

Crio calopsitas a 7 anos mas só recentemente formei casais, e é a primeira vez que vejo uma calopsita com esse comportamento. Será que é normal, tem algum problema eu permitir que ela faça isso? Ou vou ter que separar a Luna dos pais dela, definitivamente?

Link para compartilhar
Share on other sites

Nossa que curioso. Nunca vi nada assim.

Você tem certeza que o Luna é macho?

Bem, eu não acredito que o macho não se importa com o Luna porque é seu filho. Calopsitas não têm esse sentimento materno/paterno quando já estão adultas. Provavelmente o que acontece é que o casal já se acostumou com a presença dele e ele não tenta cruzar com a mãe.

De qualquer forma não estou vendo nenhum problema na sua situação. O Luna não perturba ninguém e nem atrapalha na reprodução pelo visto. Acho que o único inconveniente para você será ter que tira-lo do viveiro quando o casal for acasalar.

Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada pela opinião! 

Todos os sinais indicam que ele é macho rsrs

Foto da Luna abaixo xD

11 horas atrás, Rogério M. disse:

Nossa que curioso. Nunca vi nada assim.

Você tem certeza que o Luna é macho?

Bem, eu não acredito que o macho não se importa com o Luna porque é seu filho. Calopsitas não têm esse sentimento materno/paterno quando já estão adultas. Provavelmente o que acontece é que o casal já se acostumou com a presença dele e ele não tenta cruzar com a mãe.

De qualquer forma não estou vendo nenhum problema na sua situação. O Luna não perturba ninguém e nem atrapalha na reprodução pelo visto. Acho que o único inconveniente para você será ter que tira-lo do viveiro quando o casal for acasalar.

a6c33f91-0bfe-4992-8e7f-43cb79f52fa3.jpg.63b397670bf6957992bb14adb532c151.jpg

a6c33f91-0bfe-4992-8e7f-43cb79f52fa3.jpg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Haha, ela passou pela muda de penas a uns 4 meses, ela era toda cinza, agora ficou com a cara amarela, de fato as bochechas não são tao laranjas mas é genética mesmo, o pai dela não tem bochecha laranja forte. As penas cinzas no rabo estão crescendo agora, antes quando era bebe ela tinha as penas rajadas de amarelo no rabo, mas agora estão crescendo as cinzas por baixo, não deu pra você ver na foto, mas ela inda tem algumas das penas rajadas, a maioria ja caiu. Sem contar que ela ja esta aprendendo a cantar familia Adams, além de outros assovios. 

Essa foto dela abaixo é de uns 3 meses atras.

15faff7f-dfc4-4bdb-92c0-b23f86966eed.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...