Jump to content

Primeira ninhada, ovo rachado mas filhote não sai


Vholiv

Posts Recomendados

É meu primeiro casal de calopsitas. Não tenho conhecimento, e eles estão na primeira ninhada. Eles abandonam o ninho por longos períodos. Imaginei que não vingaria, e que ganhariam experiência para a próxima. mas há uns dois dias havia um ovo com um buraco na frente do bico de um filhote. Estava sujo de sangue e parecia que o buraco iria aumentar. O filhote mexia, o coração batia, mas não tentava sair. Me preocupei, pensando se talvez um dos pais teria furado. Eu pensei em tirar e fazer uma incubadora, mas temia interferir no processo e acabar matando ele. Hoje, fui verificar e havia metade da casca tirada, mas o filhote morreu. O casal tem quatro ovos, e um outro está com uma pequena marca por onde saiu uma gota de sangue. Eu nunca criei calopsitas, e minha intenção era amansar os filhotes e posteriormente amansar os pais, que são ariscos. Foi um tanto imprudente da minha parte não pesquisar mais a fundo antes de deixá-los copular. Por favor, me ajudem com algumas perguntas

O filhote pode ter morrido por não conseguir sair? Ele parecia pronto, deu até pra ver que seria amarelinho

Eu devo deixar para que eles percebam que algo saiu errado e ganhem experiência ou retiro para que não contamine os outros ou coisa parecida?

Eu consigo saber através da "ovoscopia" se os outros ainda tem chance de vingar? Devo incubar ou deixar lá?

Se houver um buraco no outro, devo retirar a casca? Nesse caso, devo/posso criar alimentando na seringa?

 

 

Editado por Vholiv
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá blz?