Jump to content

Primeira ninhada, ovo rachado mas filhote não sai


Vholiv

Posts Recomendados

É meu primeiro casal de calopsitas. Não tenho conhecimento, e eles estão na primeira ninhada. Eles abandonam o ninho por longos períodos. Imaginei que não vingaria, e que ganhariam experiência para a próxima. mas há uns dois dias havia um ovo com um buraco na frente do bico de um filhote. Estava sujo de sangue e parecia que o buraco iria aumentar. O filhote mexia, o coração batia, mas não tentava sair. Me preocupei, pensando se talvez um dos pais teria furado. Eu pensei em tirar e fazer uma incubadora, mas temia interferir no processo e acabar matando ele. Hoje, fui verificar e havia metade da casca tirada, mas o filhote morreu. O casal tem quatro ovos, e um outro está com uma pequena marca por onde saiu uma gota de sangue. Eu nunca criei calopsitas, e minha intenção era amansar os filhotes e posteriormente amansar os pais, que são ariscos. Foi um tanto imprudente da minha parte não pesquisar mais a fundo antes de deixá-los copular. Por favor, me ajudem com algumas perguntas

O filhote pode ter morrido por não conseguir sair? Ele parecia pronto, deu até pra ver que seria amarelinho

Eu devo deixar para que eles percebam que algo saiu errado e ganhem experiência ou retiro para que não contamine os outros ou coisa parecida?

Eu consigo saber através da "ovoscopia" se os outros ainda tem chance de vingar? Devo incubar ou deixar lá?

Se houver um buraco no outro, devo retirar a casca? Nesse caso, devo/posso criar alimentando na seringa?

 

 

Editado por Vholiv
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá blz? 

se vc consta que o filhote realmente esta morto é bom tirar sim, lembre de quando for manusear os ovos e nao ter nenhum tipo de cheiro em suas mãos. a primeira ninhada na maioria  das vezes ou nao depende muito de muita coisa, alimentação,ambiente onde o casal fica, idade dos pais etc. faça ovoscopia e veja se estao galados e como ja nasceu um o outro esta perto coloque cada ovo bem perto do ouvido se ele estiver para nascer vai ter uns estralinhos do filhote dentro do ovo. vc pode ajuda tirando um pouco da casca mais como disse que é sua primeira vez nem sei se é bomrecisa ter muito cuidado para nao ferir o filhote pois a pele fica grudada na casca etc. observa e ver como vai ser daqui pra frente. boa sorte nos atualize se eu nao souber o pessoa vai. vlw

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

18 minutos atrás, John Ferreira disse:

Olá blz? 

se vc consta que o filhote realmente esta morto é bom tirar sim, lembre de quando for manusear os ovos e nao ter nenhum tipo de cheiro em suas mãos. a primeira ninhada na maioria  das vezes ou nao depende muito de muita coisa, alimentação,ambiente onde o casal fica, idade dos pais etc. faça ovoscopia e veja se estao galados e como ja nasceu um o outro esta perto coloque cada ovo bem perto do ouvido se ele estiver para nascer vai ter uns estralinhos do filhote dentro do ovo. vc pode ajuda tirando um pouco da casca mais como disse que é sua primeira vez nem sei se é bomrecisa ter muito cuidado para nao ferir o filhote pois a pele fica grudada na casca etc. observa e ver como vai ser daqui pra frente. boa sorte nos atualize se eu nao souber o pessoa vai. vlw

Muito obrigado!

Editado por Vholiv
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Bom dia @Vholiv,  como estão as coisas?  Acho que pela atitude do seu casal ou estão estressados ou são muito nos abaixo de 18 meses de idade,  estão furando os ovos antes do prazo e assim matando os filhotes,  há pela ovos cópia sim você consegue ver se tem mais algum vivo,  e se tiver mais algum furado,  apenas veja pela ovos cópia se está vivo e faça uma chocadeira xaseira retirando todos os ovos inclusive o furado,  eles provavelmente iram furar o resto,  Eu não arriscaria:(

Nunca ajude o filhote a nascer antes do prazo será fatal,  dificilmente ira sobreviver

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...