Jump to content

Descobrir sexo dos filhotes?


Posts Recomendados

Olá pessoal!

Então, sou novo aqui e novo na criação tanto de pássaros quanto calopsitas. Há 5 dias ganhei meu filhote, e então comecei a ler muita coisa neste fórum... Mas confesso que ainda tenho um pouco de dificuldade em entender algumas coisas...

Vamos lá então: 

O pai do Bart é um cinza Silvestre,  e a mãe é amarelinha (Não consegui definir ainda entre lutino, lutino arlequim ou lutino canela). Eles tiveram a primeira cria, um filhote cinza Silvestre com umas manchinhas amarelas na cauda e uma das penas das asas amarela. A segunda ninhada foram três filhotes, o Bart  (da foto), outro da cor do Bart  e um cinza Silvestre com umas manchas amarelas na cauda. 

Li no fórum que o Silvestre será dominante. E se entendi bem, se está saindo filhote amarelo é porque o macho é da cor Silvestre, mas tem gene lutino  (ou qualquer outra coisa).  Além disso acho também que se for olha o cruzamento genético, todos os filhotes que saírem amarelinhos serão machos e os cinza serão fêmea. Gostaria de saber se estou certo em algo, até onde estou certo (se tiver) e onde estou errado. Tem a possibilidade de saber o sexo dos filhotes fazendo cruzamento genético e analisando as crias?? 

Muito obrigado!!

P.s.: Esses são os pais que me refiro e o Bart.

 

20180202_002844.jpg

20180202_004647.jpg

 

Editado por Joseph
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom, como não obtive resposta, vou apenas falar oque descobri. 

Fui a casa dos pais dele e descobri que o filhote (irmão do Bart) é na verdade canela, e não cinza, como falei. 

Como a mãe é lutino pérola, concluí que o pai é cinza Silvestre/lutino/canela (se é que isso é possível). Portanto não sei se de forma correta, concluí que Bart é macho (por ser lutino pérola). Obrigado. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia Joseph, algumas das suas conclusões estão certas sim. Olhando a foto da pra dizer q o pai do Bart é silvestre e a mãe é lutino pérola (não consigo ver se ela é canela tmbm, mas parece q não). Como nasceram filhotes canela, silvestres e lutino desse casal, podemos afirmar q o macho é portador de lutino e canela. Os filhotes canela serão fêmeas (caso a mãe realmente não tenha canela). Os filhotes lutinos poderão ser femeas ou macho pois a mãe tmbm é lutino. E os filhotes silvestres não tenho muita certeza, mas diria q são machos.

O Bart pela foto parece ser apenas lutino, e infelizmente não dá pra afirmar o sexo de acordo com a mutação dos pais, pode ser tanto fêmea quanto macho.

Link para compartilhar
Share on other sites

16 minutos atrás, GabrielEger disse:

Bom dia Joseph, algumas das suas conclusões estão certas sim. Olhando a foto da pra dizer q o pai do Bart é silvestre e a mãe é lutino pérola (não consigo ver se ela é canela tmbm, mas parece q não). Como nasceram filhotes canela, silvestres e lutino desse casal, podemos afirmar q o macho é portador de lutino e canela. Os filhotes canela serão fêmeas (caso a mãe realmente não tenha canela). Os filhotes lutinos poderão ser femeas ou macho pois a mãe tmbm é lutino. E os filhotes silvestres não tenho muita certeza, mas diria q são machos.

O Bart pela foto parece ser apenas lutino, e infelizmente não dá pra afirmar o sexo de acordo com a mutação dos pais, pode ser tanto fêmea quanto macho.

Obrigado pela informação, acho que consigo identificar um perolado na cauda e costas. Quando chegar em casa eu mando uma foto dele. De qualquer forma, muitíssimo obrigado. Achava que com essas mutações era possível identificar o sexo. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia!

Algumas afirmações estão erradas. 

A mãe é lutina pérola e o pai um silvestre portador de lutino/canela e talvez pérola pois não vi o pérola no filhote (Bart). Desse casal podem nascer fêmeas e machos lutinos, se o macho portar pérola podem nascer fêmeas e machos lutinos pérolas também e, como o pai porta canela, fêmeas lutinas canela. Além disso, podem nascer silvestres machos e fêmeas e fêmeas canela e se o pai portar pérola, fêmeas e machos pérolas e fêmeas pérola canela etc.

Finalizando, todos os filhotes canelas serão fêmeas, silvestres de ambos os sexos, lutinos de ambos os sexos (tirando o caso do lutino canela) e pérolas de ambos os sexos caso o pai realmente porte.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

10 minutos atrás, Iasmim Vieira disse:

Bom dia!

Algumas afirmações estão erradas. 

A mãe é lutina pérola e o pai um silvestre portador de lutino/canela e talvez pérola pois não vi o pérola no filhote (Bart). Desse casal podem nascer fêmeas e machos lutinos, se o macho portar pérola podem nascer fêmeas e machos lutinos pérolas também e, como o pai porta canela, fêmeas lutinas canela. Além disso, podem nascer silvestres machos e fêmeas e fêmeas canela e se o pai portar pérola, fêmeas e machos pérolas e fêmeas pérola canela etc.

Finalizando, todos os filhotes canelas serão fêmeas, silvestres de ambos os sexos, lutinos de ambos os sexos (tirando o caso do lutino canela) e pérolas de ambos os sexos caso o pai realmente porte.

 

4 horas atrás, GabrielEger disse:

Bom dia Joseph, algumas das suas conclusões estão certas sim. Olhando a foto da pra dizer q o pai do Bart é silvestre e a mãe é lutino pérola (não consigo ver se ela é canela tmbm, mas parece q não). Como nasceram filhotes canela, silvestres e lutino desse casal, podemos afirmar q o macho é portador de lutino e canela. Os filhotes canela serão fêmeas (caso a mãe realmente não tenha canela). Os filhotes lutinos poderão ser femeas ou macho pois a mãe tmbm é lutino. E os filhotes silvestres não tenho muita certeza, mas diria q são machos.

O Bart pela foto parece ser apenas lutino, e infelizmente não dá pra afirmar o sexo de acordo com a mutação dos pais, pode ser tanto fêmea quanto macho.

Entendi. Muito obrigado pelo esclarecimento. Deixo uma foto e conto com a ajuda de vocês. Ele é pérola ou é só impressão minha?

20180205_121813.jpg

Editado por Joseph
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, GabrielEger disse:

Imagina @Joseph, é um prazer ajudar ;)

Qualquer dúvida é só falar, farei o possível pra ajudar:D

Dê uma olhadinha nele e me fale oque acha (sobre ser pérola). Achei que ele se desenvolveu muito em uma semana, era bem atrasadinho em relação aos irmãos. Já está super empenujado (o pai dele arrancava as penas dele) e super esperto também, fiquei muito surpreso como ele desenvolveu rápido.

Link para compartilhar
Share on other sites

Não consegui ver pérola nele, embora ele seja bem amarelinho, mas acredito q seja só lutino mesmo. Pelo comportamento rapidinho vc descobre se é fêmea ou macho. Ou se preferir faz um exame de DNA pelo são Camilo q daí vc já tem certeza absoluta.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

30 minutos atrás, GabrielEger disse:

Não consegui ver pérola nele, embora ele seja bem amarelinho, mas acredito q seja só lutino mesmo. Pelo comportamento rapidinho vc descobre se é fêmea ou macho. Ou se preferir faz um exame de DNA pelo são Camilo q daí vc já tem certeza absoluta.

 

Vou realizar, acho que não aguentarei a ansiedade para saber o sexo... Agora só tenho que pegar maldade para cortar as assas dele, que ficaram muito feias kkkk estava assistindo uns vídeos e acho que da próxima ficara otimo!

Link para compartilhar
Share on other sites

Kkkkk a ansiedade é gigante, já passei por isso kkk.

Cuidado quando cortar as asas pra não cortar muito e acabar sangrando.

Quando abrimos a asa deles tem uma fileira de penas menores, se vc seguir essa fileira na hora de cortar não terá problemas. É bom sempre lembrar, melhor ficar um pouco maior do q acabar cortando muito e machucando eles.

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, GabrielEger disse:

Kkkkk a ansiedade é gigante, já passei por isso kkk.

Cuidado quando cortar as asas pra não cortar muito e acabar sangrando.

Quando abrimos a asa deles tem uma fileira de penas menores, se vc seguir essa fileira na hora de cortar não terá problemas. É bom sempre lembrar, melhor ficar um pouco maior do q acabar cortando muito e machucando eles.

Não querendo incomodar, mas já incomodando  (desculpa pelo monte de pergunta). Quando ele ficano meus ombros ele  coça bastante, falta pena pra nascer ainda, parece que ele só está organizando as penas, mas fico preocupado pq o ninho dele deu infestação de piolho, não vem nenhum bicho em mim. Essa coceira é comum? 

Link para compartilhar
Share on other sites

Como teve infestação de piolhos, seria bom vc levar ele no veterinário pra ele examinar e receitar algum tratamento. Piolhos podem prejudicar muito a saúde deles coitado.

Mas é comum eles ficarem se coçando, principalmente quando estão nascendo penas novas, pois ficam tirando os restos dos canhões das penas novas.

Mas o melhor é ir ao veterinário mesmo pra garantir a saúde dele.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Em 06/02/2018 at 00:00, GabrielEger disse:

Como teve infestação de piolhos, seria bom vc levar ele no veterinário pra ele examinar e receitar algum tratamento. Piolhos podem prejudicar muito a saúde deles coitado.

Mas é comum eles ficarem se coçando, principalmente quando estão nascendo penas novas, pois ficam tirando os restos dos canhões das penas novas.

Mas o melhor é ir ao veterinário mesmo pra garantir a saúde dele.

Gabriel, levei ao veterinário, segundo o mesmo não tá com infestação não, ele fica arrancando as casquinhas das penas novas, por isso fica se coçando, tá só arrumando as penas. 

Ele realmente nao manifestou nada pérola nas asas. Apenas umas pintinhas na cauda, não sei se pode ser considerado pérola por isso...

20180208_130155.jpg

20180208_130143.jpg

20180208_130149.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...