Jump to content

Preciso de ajuda - maritaca


felipept

Posts Recomendados

Ola, então eu resgatei uma maritaca filhote de uma casa onde ia ser derrubada e o dono do terreno não quis ficar com ela, ele não sabia o que fazer então me ofereci para ficar com ela já que eu gosto muito de aves, tenho uma Calopsita e Canario Belga, só que ela parece estar com a perna fraca pois ela não consegue ficar de pé, já pesquisei e não encontrei nada relacionado com esse problema na Maritaca, somente relacionados a Canario, Pintinho e Codorna. Venho aqui no grupo pedir ajuda de alguém que já tenha passado por isso o que você fez ou se possível tiver algum vídeo ou procedimentos que possa ser feito por mim.

PS: O que devo fazer quando ela crescer ? Continuo com ela ou a liberto ? (É claro se eu liberta-la sera somente se ela estiver com as pernas normais.)

PS²: Estou alimentando ela de 2 em 2 hrs está certo? 

PS³: Ela está comigo tem 2 dias contando com hoje.

Maritaca.jpg

Editado por felipept
Erro de digitação
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, felipept disse:

Ola, então eu resgatei uma maritaca filhote de uma casa onde ia ser derrubada e o dono do terreno não quis ficar com ela, ele não sabia o que fazer então me ofereci para ficar com ela já que eu gosto muito de aves, tenho uma Calopsita e Canario Belga, só que ela parece estar com a perna fraca pois ela não consegue ficar de pé, já pesquisei e não encontrei nada relacionado com esse problema na Maritaca, somente relacionados a Canario, Pintinho e Codorna. Venho aqui no grupo pedir ajuda de alguém que já tenha passado por isso o que você fez ou se possível tiver algum vídeo ou procedimentos que possa ser feito por mim.

PS: O que devo fazer quando ela crescer ? Continuo com ela ou a liberto ? (É claro se eu liberta-la sera somente se ela estiver com as pernas normais.)

PS²: Estou alimentando ela de 2 em 2 hrs está certo? 

PS³: Ela está comigo tem 2 dias contando com hoje.

Maritaca.jpg

Não tinha como transferir o ninho pra outro local? Os pais não estavam por perto? O certo era mudar o ninho de lugar e observar se os pais iam criar. 

A nao ser que os pais tenham-na expulsado por está fraca ou deficiente ou mesmo abandonado o ninho. 
Problemas nas patas podem ser má nutrição ou genética mesmo. Só indo num veterinário pra saber de imediato. 
Se ela crescer saudável, treine o voo dela em casa mesmo e a liberte. São animais silvestres e sabem se virar muito bem.

Enquanto a alimentacao, como nao da pra precisar o tempo de vida, acho que a melhor forma é observar o papo se está cheio ou nao e quanto tempo demora pra esvaziar. Eu acho que deve ter uma semana por aí, chutando.

Completando: Existem papinhas próprias pra aves de bico torto do porte das maritacas. Procure que é fácil e é o mais adequado a se fazer. 

Editado por Nascimento
ad
Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, Nascimento disse:

Não tinha como transferir o ninho pra outro local? Os pais não estavam por perto? O certo era mudar o ninho de lugar e observar se os pais iam criar. 

A nao ser que os pais tenham-na expulsado por está fraca ou deficiente ou mesmo abandonado o ninho. 
Problemas nas patas podem ser má nutrição ou genética mesmo. Só indo num veterinário pra saber de imediato. 
Se ela crescer saudável, treine o voo dela em casa mesmo e a liberte. São animais silvestres e sabem se virar muito bem.

Enquanto a alimentacao, como nao da pra precisar o tempo de vida, acho que a melhor forma é observar o papo se está cheio ou nao e quanto tempo demora pra esvaziar. Eu acho que deve ter uma semana por aí, chutando.

Completando: Existem papinhas próprias pra aves de bico torto do porte das maritacas. Procure que é fácil e é o mais adequado a se fazer. 

Sobre os pais ele não me informou, e nas pesquisas que fiz dizia que esse problema pode ser por genética como também pelo ninho ser em um lugar liso.

Link para compartilhar
Share on other sites

Procure o Ibama ou a polícia florestal de sua região eles vão poder dar melhor assistência a ela por se tratar de uma ave silvestre onde eles tem mais experiência no assunto é veterinários preparados para essa situação por lidarem diariamente com situações assim. Blz e boa sorte.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...
Em 26/04/2020 at 08:41, Thaís de Oliveira Nunes disse:

Tenho uma maritaca macho tem 6 anos e ele ultimamente tá todo arrepiado e piando filhote. Oq pode ser?

Se possível leve em um veterinário.

Qual a alimentação dele? 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 8 months later...
  • 4 weeks later...

Preciso de ajuda urgente,  achei uma maritaca adulta no chão, ela deve ter batido a cabeça muito forte e acho q meu cachorro deve ter machucado ela tbm, a cabeça dela encima esta sem penas, e ela esta muito fraca ,não consigo manusear pois ela tenta morder, consigui fazer ela entrar numa caixa de transporte de cachorro,  a minha cidade é pequena e não há veterinários silvestres e nem assistência,  agora é de noite e coloquei agua e comida. O que eu posso fazer ? Estou perdida. Acho q deveria dar comida na seringa mais tenho medo de ela me bicar.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Sobre a perna, tem como corrigir isso enquanto eles são filhotes!

é normal alguns filhotes nasceram com as pernas abertas... existe a “algema de correção “. 
Essas algemas é mais comum vc encontrar de pequenos pássaros, por isso existe formas de fazer essa algema de correção das pernas com fita isolante e fita crepe, nisso tem alguns vídeos que pode te ensinar a fazer da forma certA!

neste vídeo acho que seria a melhor forma pq não machucaria a ave

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...