Jump to content

Calopsita com fezes grudentas


Yluiza

Posts Recomendados

Olá. Sou nova aqui. Ganhei uma calopsita do meu pai há mais ou menos 1 mês e meio. O nome dele é Kikito. Quando ele chegou ele tava vivendo há um tempo (não sei quanto) em uma gaiola não apropriada pra ele, tendo contato direto com as fezes. Mas não tava aparentando estar doentinho não. A única coisa estranha que eu notei é que ele bebia muita água e as fezes por vezes ficavam meio moles ou aguadas. E notei que quando ele não bebia água elas ficavam consistentes. Logo comecei com o complexo vitaminico da Avitrin. Após ele continuou bebendo muita água, contatei o rapaz que passou ele pro meu pai, mas ele disse que não havia razões para me preocupar, já que minha calopsita tava bem ativa e até falou que eu poderia dar pra ele um remédio contra vermes.

Não dei o remédio nem nada, mas desde ontem percebi que ele ta menos ativo, se antes dormia no poleiro, agora dorme no chãozinho da gaiola. Fiquei preocupada e como minha outra calopsita que está comigo há 8 meses já foi veio pra mim com coccidiose, mas se recuperou bem, ontem coloquei da vasilhinha de água dele o Avitrin Sulfa.

(O veterinário que eu levei minha outra calopsita, a Nina, disse que mesmo se ela melhorasse depois de alguns meses eu podia reforçar a dose como prevenção e assim ao longo de toda vida dela.)

Por esse motivo coloquei o remédio pro Kikito, pensei que mesmo que não fosse a coccidiose, já previniria caso acontecesse. O que aconteceu é que ele diminuiu o consumo de água de ontem pra hoje. As fezes não estão águadas, mas continuam grudentas, com aspecto meio babento. Ele continua um pouco tristinho, faz que vai cantar mas logo para, e só fica bem quietinho. Fica mais na parte de baixo da gaiola do que no poleiro. 

Pessoal eu sei o quanto é perigoso medicar sem orientação de um Veterinário, se eu não tivesse desesperada eu nunca faria isso. Mas é que justo agora estou sem dinheiro, e Veterinário especializado em aves na minha cidade é muito caro, não tenho como pagar no momento. 

E desde o inicio tive tanto cuidado, comprei uma nova gaiola pra ele e tentei deixar ele separado da minha outra calopsita. Ficam juntos só quando soltos, mas estão em gaiolas diferentes.

Será que eu fiz muito mal de medicar ele? O que eu posso fazer pra ajudá-lo? Será que a mudança de comportamento é devido aqui ser muito quente e ter esfriado muito rápido do nada? To muito preocupada, por favor me ajudem!

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 months later...

Bom dia!. Já se passaram dias e vi somente agora. Não sei se vou te ajudar, o problema é que muitas doenças acometem as calopsitas, pode ser viral ou por bactérias. Dificilmente detectamos sem exames específicos e ficar medicando no chute sem saber qual a doença pode piorar a situação. Aves são muito delicadas e diarréia, consumo de muita água pode ser causa de várias doenças. No momento da doença é imprescindível o acompanhamento de um profissional especializado, infelizmente não tem o quê fazer. Sobre custos, procure na sua cidade  ou nas proximidades, faculdades que possuem curso de veterinária, muitas atendem com valor acessível ou gratuíto. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...