Jump to content

Limpeza


Emiliana

Posts Recomendados

Boa noite!

Sou do interior de Minas Gerais e sempre fui apaixonada por animais. Sempre tive cachorros, já tive uma maritaca também (há muito tempo atrás). Quando me casei, me mudei para um prédio onde são proibidos cachorros e gatos, então me aventurei no mundo das aves, já que na casa da minha mãe tenho 3 cães e não me acostumo de ficar sem um pet.

No final de novembro de 2017 comprei uma calopsita, linda, lutino.

Dei o nome de pombinha e acreditava ser fêmea, já que era muito dengosa e não cantava.

Depois do carnaval ela veio a falecer. Eu não estava em casa, meu marido que presenciou a morte.

Ele disse que a encontrou toda quietinhas, com o aspecto de doente e logo percebeu uma gosma no biquinho. Não demorou muito a morrer. 

Não estava em casa e só fiquei sabendo do acontecido quando cheguei de volta.

Depois de passada a tristeza, sim, choramos muito, apesar do pouco tempo estávamos muito acostumados com ela. Procurei saber o que ela poderia ter tido e li sobre clamídia.

Certa vez, acredito que no final de janeiro vi um dos olhinhos meio avermelhado, como se faltasse penas. Observei e no outro dia já apresentou melhoras, mas achei que pudesse ser algum ferimento causado pela própria unha dela. E uma outra vez acordei de manhã e ela estava no fundo da gaiola dormindo (nunca ficava assim), mas logo animou e voltou a ser a ave que era.

Depois de ler, vi que as fezes eram aguadas (pra mim era urina).

Esses sintomas, exceto as fezes, ocorreram uma vez cada um. Todo o tempo ela era agitada, presente e muito interativa.

Infelizmente moro em uma cidade onde não existe veterinários para aves e pra falar a verdade não deu tempo de tentar ajudar minha pombinha.

Pretendo comprar uma outra ave, mas gostaria de saber o que fazer para higienizar o ambiente para que se for mesmo clamídia, o meu novo pássaro não venha a sofrer com a doença.

Pretendo utilizar a mesma gaiola pois está nova.

Na minha cobertura tem um ninho de rolinha. Devo retirá-lo? A minha calopsita pode ter pego clamídia deles? 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Sinto muito sua perda. É interessante você adquirir Calopsitas de criadores confiáveis e fazer exames preventivos. Muitas Calopsitas já vem doentes. Difícilmente vai comprar uma que vive em meio de outros pássaros ou mesmo em bando de calopsitas sem ter algum problema. Por isso é importante saber a procedência. Cruzamentos entre consanguíneos também geram problemas. Utilizar a mesma gaiola, vai ter que fazer boa desinfecção por dias. Até mesmo do local onde ela ficava, dos potes que comia, do bebedouro e dos brinquedos. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Limpe por completo a gaiola com água sanitária e água morna, desinfetar os brinquedos, comedouro e bebedores com água morna, desinfetante e deixe no sol a gaiola por um dia, limpe também com água sanitária o local em que estava a ave, parede, móvel e etc. Logo após isso estará apto a receber um novo integrante. Como minha região também não possui médico veterinário ao receber a ave já dou um vermifugo preventivo para deixá-lá livre de parasitas e nos primeiros10 dias banho ela com um borrifador com água e vinagre de maçã sem álcool  (5 gotas em 100 ml de água) sem encharcar a ave e deixo por 30 minutos no sol do inicio da manhã e no ambiente coloco um inseticida que não seja prejudicial nos cantos da parede, isso para a prevenção de ácaros e sarna. Espero ter ajudado, abraço! 

Editado por jader.carneiro
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...