Jump to content

Meu macho não deixa a femea entrar no ninho


Liana Toneto

Posts Recomendados

Boa noite! 

Hoje aconteceu algo muito estranho! Ate me fez chorar, na verdade to chorando ainda.

Tenho um casal de calopsita e eles estão com 4 ovinhos e essa semana da o tempo para que os filhotes nasçam. 

Até hoje tudo normal. O casal é carinhoso um com o outro, eles acasalaram, colocou os 4 ovos, eles revezam para chocar, ele é super atencioso, fica olhando ela em hora e hora pra ver se ta tudo bem... enfim, hoje quando cheguei a femea estava chocando e o macho do lado de fora. Depois eles trocaram, o macho foi chocar e a femea ficou do lado de fora. 

Ela sempre quando sai vai voando ou andando até onde eu estou. Peguei ela como de costume, dei carinho e ela me viu tomando água e quis tomar banho no copo. Coloquei entao agua nova no potinho de banho e enquanto ela tomava banho ele saiu do ninho e foi tomar banho também. 

Achei estranho ele ter deixado o ninho sozinho mas ok. Logo eles irão voltar. Se secaram e os dois voltaram juntos em direção a gaiola andando. 

Quando o macho chegou perto do ninho, ele olhou dentro e voltou super nervoso, de uma maneira que eu nunca vi e começou a machucar a femea. Eu fui tirar a femea de la para protege-la e ele veio pra cima de mim também e agarrou no meu pé que até sangrou muito.

A femea ficou super asustada e nao queria mais voltar pra gaiola. E o macho nao entrou no ninho também. Ele ficou do lado de fora vigiando mas nao deixava a femea se aproximar. 

Eu tirei ele da gaiola e levei pro meu quarto para acalma-lo. Ele ficou la comigo mansinho como se nada tivesse acontecido. Deixei ele la e fui ver a femea.

A femea estava tremendo de medo ainda e nao entrou no ninho. Quando eu pegava ela e colocava perto do ninho ela voava de volta pro meu ombro. 

Abri o ninho mostrei pra ela os ovinhos e a coloquei no ninho pela parte se cima e nao fechei. Ela umas 3 vezes voou de volta pro meu ombro com medo ate que eu fechei só um pouquinho o ninho e ela resolveu cuidar dos ovos. Deitou sobre eles e eu terminei de fechar o ninho. 

Fiquei com o macho durante 2 horas longe dela e com as luzes todas apagada eu coloquei ele na gaiola com a intensão dele dormir e esquecer o que tinha acontecido. Mas quando eu o coloquei de volta ele fez um barulhinho de leve e foi o suficiente pra femea sair do ninho e sair voando pela casa com medo. 

Peguei ela de volta e ai ele começou a fazer a mesma coisa de querer machuca-la e não deixar ela no ninho. 

Tirei o macho novamente e fiz a mesma coisa com a femea pra ela voltar a cuidar dos ovos. 

Agora ela está no ninho e ele eu levei pro quarto. 

Por que ele agiu assim? Não consegui entender o comportamento dele. 

E o que eu devo fazer daqui pra frente? Deixar o macho longe dela? 

Ela vai conseguir chocar os ovos sozinha? 

Ele vai querer bater nela sempre agora? 

Ai eu to muito triste com tudo isso principalmente porque nao sei o que fazer!!!

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi liana tudo bem? Isso tudo aconteceu depois que anoiteceu? Aves em geral psitacídeos são diurnos e precisam ter bem determinado hora de sono durante a noite é principalmente nesse período de reprodução.... Caso contrário eles entram em stress. Então amanhã durante o dia tente aproximar eles novamente e faca ovoscopia pra saber se realmente estão galados os ovos e evite de mecher neles principalmente a noite, ofereça uma boa quantidade de alimentos (quantidade e variedade) durante o dia pra distrair um enquanto o outro choca! Boa sorte e nos atualize!

Link para compartilhar
Share on other sites

Ei Leandro! Boa noite!

Obrigada por me responder. Vi seu comentário ontem mesmo e me acalmou, mas esperei a experiência de hoje para passar com mais informações.

O ocorrido de ontem foi a noite mesmo! Vou evitar ficar com eles a noite!!

Hoje pela manhã a femea saiu do ninho e eu deixei o macho sair do quarto. Ele se aproximou dela e a machucou novamente. Eu a tirei do lado dele, mas deixei próxima. Eles têm um parquinho que ficam brincando, os dois ficaram la um tempinho até ele finalmente ver o ninho e ir rapidamente para perto dos ovos. Ficou chocando durante horas. 

No cair da tarde, umas 18:30 mais ou menos, quando a femea foi andando em direção ao ninho ele saiu de dentro e começou com o mesmo comportamento de ontem.

Eu o tirei de novo e o coloquei no quarto. Eles ficam piando um para o outro quando os afasto, mas se eu deixo perto ele a machuca. 

Não sei se o que estou fazendo está correto. Ele está em outro comodo bem longe do ninho. E ela ficou sozinha. Não sei se ela ta bem também, pois eu tenho que  ficar perto dela e conversar pra ela entrar no ninho e cuidar dos ovos. Depois disso ela entra e fica, mas fica meio que com medo no início. Não sei. Antes, ela nunca foi agressiva comigo, mas não me deixava encostar a mão no ninho. Mas agora me deixou abrir o ninho e pegar os ovinhos pra fazer a ovoscopia sem questionar, achei estranho.

Em relação aos ovos, dos quatro, três  eu vi as veinhas e bem escuro e um eu vi como se fosse uma gema, esse ovo ta meio amarelo. Mas não tive corragem de tira-lo do ninho. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Esse amarelo não está galado mas pode deixar ele no ninho não tem problema... Os outros estão galados..... As vezes precisamos nos adaptar a eles.... Não tenho muito como indicar algo.... Mas se está funcionando assim muito bom!!! Quando estão para nascer?

Link para compartilhar
Share on other sites

Sim entendi sobre os ovos. 

Tomara que o macho volte a ser carinhoso com femea depois disso tudo 

Os filhotes podem nascer a partir de hoje, quem sabe mais tarde não terei uma surpresa 

Vou falar aqui quando nascerem 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 anos depois...

Boa noite,se alguém puder me ajudar estou com problema,tenho duas calopsitas no domingo ela botou um ovo e a outra ta batendo nela não deixa ela fica no ninho sempre achei que as duas era fêmea mais to achando que é macho a outra,e ta muito agressiva com a que botou não sei o que faço to perdida el hoje é o 2 dia ela só botou um ovo por enquanto to com medo de tirar ela e atrapalhar a postura mais também não sei se tiro ele na verdade nem sei se é ele mesmo se puderem me ajudar agradeço

Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Bartolomeu disse:

Boa noite,se alguém puder me ajudar estou com problema,tenho duas calopsitas no domingo ela botou um ovo e a outra ta batendo nela não deixa ela fica no ninho sempre achei que as duas era fêmea mais to achando que é macho a outra,e ta muito agressiva com a que botou não sei o que faço to perdida el hoje é o 2 dia ela só botou um ovo por enquanto to com medo de tirar ela e atrapalhar a postura mais também não sei se tiro ele na verdade nem sei se é ele mesmo se puderem me ajudar agradeço

Se são duas fêmeas não tem nem porque ter um ninho ai, não vai nascer filhotes. Você viu se eles acasalaram? Se são um casal? Às vezes são duas fêmeas brigando por um ninho. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...