Jump to content

Morte misteriosa de filhotes! :(


Andressa Neves

Posts Recomendados

Olá pessoal! Meus Quitos Vanilla e Trovão me fizeram vovó de 3 lindos filhotes albinos Face Amarela, mas infelizmente com quase 20 dias de vida morreu um por um, de forma misteriosa. Morreram de papinho cheio, não foram rejeitados, morreram com uma diferença de dois dias de um pro outro.  Não estava muito calor, a gaiola sempre limpa com água fresca, comida trocada todos os dias, milho, couve, pão e pedras de cálcio. A mãezinha deles sempre muito dedicada, deve ter sido uma bactéria, não sei. 

E agora meu casalzinho Arlequim dominante estão com dois filhotinhos de aproximadamente 10 dias, com o mesmo tratamento, mas o filhote mais velho não me parece bem, está esticado, respiração difícil, não sei se passa dessa noite. É a primeira criação dela, será essa a razão?  Ela tem cuidado tão bem deles nesses 10 dias! Há 3 dias atrás estava fazendo muito calor, então eu coloquei uma banheirinha pra eles se refrescarem, e a minha Tuquinha (Arlequim dominante cinza, mãezinha deles) tomou um banho mega refrescante e se molhou inteirinhaaa! Depois de um tempo ainda molhada entrou no ninho. Será que isso adoeceu o filhote? 

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu acredito que foi fungos no ninho podendo ter agravado para a famosa 

A clamidiose é uma doença bacteriana que afeta todas as aves, porém muito mais os psitacídeos dentre eles a Calopsita seja pelo seu sistema de criação sem muito rigor sanitário ou pela a aglomeração de aves nos pseudocriadores.

Sinceramente é muito triste uma pessoa entrar chorando para atendimento de emergência e você ver que é uma calopsita já agonizando por clamidiose. Os sintomas de clamidiose são muitas vezes inespecíficos, como: perda de peso, perda de apetite, a ave fica encorujada, etc. Mas comecem a prestar a atenção em alguns deles como conjuntivite ou vermelhidão em um dos olhos e raramente nos dois; espirros com ou sem secreção e principalmente as fezes mais ´´aguadas´´.



Leia mais: http://www.niaas.com.br/news/clamidiose%20em%20calopsitas%3A%20uma%20doen%C3%A7a%20temida%20por%20todos/

para vê oque tem escrito embaixo desse negoço preto pressione o botão direto do mause no inicio do testo e va até o final.

Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada pelo texto, no primeiro casal realmente pode ter sido isso porque fiquei com medo de limpar o ninho. Já agora com o meu casalzinho arlequim, eu desconfio que a mãe tenha pisoteado o filhote porque o outro parece muito bem (morreu ontem a noite mesmo) :(

Será que pode ter acontecido isso? peguei Tuquinha filhotinha de tudo, foi rejeitada pelos pais que a jogaram do ninho. Então tenho certeza absoluta de que esses são seus primeiros filhotes, um deles inclusive morreu dentro do ovo poucos dias antes do nascimento. Queria saber se a inexperiência do pássaro contribui para essas mortes prematuras. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Clamídia e micoplasma são exemplos de doenças altamente transmissívei que matam filhotes. Os pais pdem apresentar sintomas se baixar imunidade.

O ideal seria parar a reprodução , fazer exame de fezes no São Camilo Biotecnologia (recomendo, é caro, mas muito confiável) . Tratar as doenças dos pais. Trocar gaiolas após tratamento (microorganismos podem ficar alojados na gaiola).

E aí tentar de novo.....

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...